TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exemplos De Trabalho De Contabilidade Avançada E Contabilidade Internacional

Trabalho Universitário: Exemplos De Trabalho De Contabilidade Avançada E Contabilidade Internacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  1.995 Palavras (8 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 8

ANHANGUERA EDUCACIONAL S/A

FACULDADE ANHANGUERA DE VALINHOS

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Prof. Emilio

Contabilidade Avançada

Ana Carolina Carneiro Stabile RA: 1065122616

Daniele Boa RA: 1053002386

Gisele Regina Rosa RA: 1029838776

Irismar Rodrigues da Silva RA: 0993029

Patrícia Aparecida Nunes RA: 1065129463

dayany Moreira ra 2340405876

Valinhos

2013

ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA

Contabilidade Avançada

Professor: Emilio

Aluno Ana Carolina Carneiro Stabile Registro Acadêmico 1065122616

Aluno Daniele Boa Registro Acadêmico 1053002386

Aluno Gisele Regina Rosa Registro Acadêmico 1029838776

Aluno Irismar Rodrigues da Silva Registro Acadêmico 0993029

Aluno Patrícia Aparecida Nunes Registro Acadêmico 1065129463

Atividade Pratica Supervisonada apresentada a Disciplina de Contabilidade Avançada, da Faculdade Anhanguera, sob Orientação do Professor Emilio, para obtenção de crédito.

Valinhos

2013

“Aceita o conselho dos outros,

mas nunca desistas da

tua própria opinião.”.

William Shakespeare

Sumario

1.Introdução VI

2.Desenvolvimento VII

3.Desafio IX

4.Conclusão XIV

5.BIBLIOGRAFIA XV

1. Introdução

A contabilidade avançada surgiu para que possamos adequar as normas brasileiras de contabilidade com as normas internacionais de contabilidade. Para que esse processo desse certo o comitê de pronunciamentos contábeis criaram os pronunciamentos técnicos conhecidos como CPC.

Neste trabalho iremos abordar Investimos de Coligadas e Controladas (IAS 28) e o o CPC 15 – Combinação de negócios correlacionados as normas internacionais de contabilidade IFRS 3.

Investimento significa a aplicação de capital em meios de produção, visando o aumento da capacidade produtiva. O investimento produtivo se realiza quando a taxa de lucro sobre o capital supera ou é pelo menos igual à taxa de juros ou que os lucros sejam maiores ou iguais ao capital investido.

Coligadas é uma entidade em que o investidor possui participações significativas sobre o empreendimento em conjunto (joint venture), esta união não pode ocorrer em capital de risco, fundos mútuos ou investimentos ou por uma entidade similar.

Uma sociedade é controlada por outra quando esta diretamente ou através de outras controladas tem os direitos de sócio que lhe assegurem de modo permanente, preponderância nas deliberações sociais e o poder de eleger a maioria dos administradores.

O CPC 15 permite que a incorporação, fusão ou cisão podem ser efetuadas em sociedades de tipos iguais ou diferentes, e deverão ser deliberadas na forma prevista para alteração dos respectivos estatutos ou contratos sociais.

De acordo com a Lei 9.249/95 foi criado o Juros de capital próprio, que nada mais é do que a dedução dos juros pagos ou creditados a sócios, a titulo de remuneração de capital próprio, calculados sobre as contas do patrimônio liquido.

2. Desenvolvimento

2.1. Coligadas

Consideram-se coligadas as sociedades que, em suas relações de capital, são controladas, filiadas, ou de simples participação. De acordo com a Lei § 1º artigo 243 “são coligadas as sociedades quando uma participa com alguma influência do capital da outra sem controlá-la”. A lei não estabelece um percentual mínimo, mas ela presume que toda participação acima de 20% é significativa o suficiente para ser considerada uma coligada, mas mesmo percentuais menores de participação podem levar uma empresa a ser considerada coligada a outra, ou seja, que tenha o direito de participar nas decisões das políticas da empresa, como financeira, de investimentos, entre outras, sem controlá-la.

Já uma sociedade controlada por outra quando esta, diretamente ou através de outras controladas, tem os direitos de sócio que lhe assegurem, de modo permanente, preponderância nas deliberações sociais e o poder de eleger a maioria dos administradores. Em outras palavras, a lei não diz que a empresa precisa ser dona de mais de 50% das ações com direito a voto para ser controladora da outra empresa: basta que ela seja a empresa que detenha o poder de eleger a maioria dos diretores da empresa e tomar as principais decisões na vida da empresa.

No balanço patrimonial da Companhia, os investimentos em Coligadas e Controladas e em outras sociedades que façam parte de um mesmo grupo ou estejam sob controle comum serão avaliados pelo método da “Equivalência Patrimonial”, de acordo com as Normas previstas no art. 248 da Lei nº 6.404/76.

O investimento em coligada e em controlada é inicialmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com