TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exemplos De Treinamentos

Dissertações: Exemplos De Treinamentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2013  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

PETROBRAS

Petróleo Brasileiro S.A. ou simplesmente Petrobras é uma empresa de capital aberto, cujo acionista majoritário é o Governo do Brasil. É, portanto, uma empresa estatal de economia mista. Instituída em 3 de outubro de 1953 e sediada no Rio de Janeiro, opera hoje em 28 países, no segmento de energia, prioritariamente nas áreas de exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo e seus derivados.

Possui um faturamento de aproximadamente 281,3 bilhões e um quadro de funcionários de 82 mil pessoas, além daqueles em que se terceiriza o serviço.

Com todo esse porte, optou por dar valor a aprendizagem continua e o compartilhamento de conhecimento, criando a Universidade Petrobras.

A Universidade Petrobras é o órgão da Petrobras para treinamento e desenvolvimento de pessoal. Nela, algumas categorias de profissionais de nível médio e superior recém-admitidos, passam até quinze meses antes de começarem efetivamente a trabalhar. Ali, eles recebem treinamento técnico e conhecimentos organizacionais, contextuais e vivenciais sobre a Petrobras e a Indústria do Petróleo. Segundo CHIAVENATO, o treinamento fora do local de trabalho nem sempre é tão direcionado ao trabalho, sendo este usado para suplementar o treinamento em serviço. Assim, a maior vantagem que o treinamento fora do local de trabalho traz é que o treinando dedica uma atenção maior ao treinamento, enquanto no outro treinamento isso não é possível porque o empregado está envolvido nas tarefas da produção.

Há também um modalidade de Educação Continuada, onde são oferecidos cursos de curta e média duração aos empregados de toda a Companhia. Além disso a UP desenvolve parcerias com instituições educacionais do Brasil e do exterior e promove aulas presenciais ou educação a distância, por meio do Campus Virtual, da TV digital e do Canal TV Universitária.

A Petrobras investe tanto em treinamento também, pelo fato de seus funcionários serem admitidos somente através de concurso público, ou seja, a empresa não escolhe seus funcionários, são eles que escolhem a Petrobras. Isso dificulta porque a empresa acaba tendo que lidar com diferentes tipos de pessoas. Para fazer com que eles entendam melhor onde irão trabalhar e para se moldarem as exigências de seus cargos, que o treinamento inicial é tão extenso, é um tempo que se perde, porém é necessário para capacitar seus profissionais.

Porém a Petrobras não é só feita por aqueles que ficam nas plataformas e nos escritórios, há os funcionários de Postos de gasolina. Mas como treinar esses funcionários? Como atingir lugares tão distantes? Como valorizar o treinamento para os frentistas? Se há dificuldade de leva-los até a universidade, então a universidade terá que ir até eles. Foi criado então a Unidade Móvel de Treinamento, um ônibus montado como uma sala de aula. Essa capacitação tem o objetivo principal de fazer com que os frentistas e os outros colaboradores estejam mais qualificados tanto na parte de atendimento aos clientes como no conhecimento técnico dos produtos, como óleos lubrificantes oferecidos pelos postos. O ônibus tem capacidade para receber 16 pessoas a cada treinamento, que tem duração de quatro horas. Hoje circulam 8 unidades móveis rodando todo o país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com