TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicio Fisico

Trabalho Escolar: Exercicio Fisico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  1.255 Palavras (6 Páginas)  •  3.816 Visualizações

Página 1 de 6

º Saúde

Todos nós sabemos como é importante praticar exercício físico regularmente, que pode prevenir muitas doenças e também para ajudar a controlar o peso. Um corpo em forma torna-se mais saudável não só a nível físico - circulatório, respiratório, muscular, e outros - como também com um cuidado importante na hora de começar uma atividade física é avaliar a condição de saúde e os objetivos de cada pessoa. Facilidades do mundo moderno, stress, alimentação inadequada, falta de tempo e disposição. Todos esses fatores aliados a muitos outros induzem a um elevado grau de sedentarismo e ao desinteresse pela prática de exercícios físicos, o que compromete nossa saúde e bem-estar. Manter o organismo saudável hoje prepará-lo para enfrentar a terceira idade com qualidade de vida e prevenir doenças está sempre entre os anseios de todos. É nessa hora que entra em cena a atividade física.

° Atividade Física

As atividades físicas equivalem a todas as atividades que incluem movimentos corporais e gasto de energia. As pessoas que não fazem nenhum tipo de atividade física são chamadas de sedentárias.

Quando a pessoa não faz nenhum tipo de atividade física e tem uma alimentação ruim, acaba desenvolvendo alguns problemas de saúde, e um deles pode ser a obesidade.

Atividade física em geral regular controlada por profissionais da Educação Física, está associada diretamente a melhorias da saúde e condições físicas dos praticantes.

Fazer atividade física é muito importante para a saúde das crianças e dos adultos, pois ela melhora a flexibilidade, a força muscular, fortalece os ossos e as articulações e desenvolve habilidades psicomotoras.

° Exercício Físico

O exercício físico consiste no gasto da nossa energia para a movimentação do corpo ao realizar algum exercício, seja ele em grupo ou individual. Já foram comprovados vários benefícios relacionados ao hábito de praticar qualquer exercício físico. Nos dias atuais, há muitas pessoas que costumam fazer exercícios pelo bem estar, pela vaidade de ter um corpo bonito, pelo bem à saúde ou, até mesmo, para conquistar campeonatos esportivos.

Os benefícios são, basicamente, fortalecimentos de ossos e articulações, enrijecimento dos músculos, maior flexibilidade, ajuda a perder as gorduras do corpo, diminuição do colesterol e aumenta o colesterol bom, melhora o diabetes, auxilia na prevenção de inúmeras, ajuda no desenvolvimento das habilidades psicomotoras, regulação das substâncias do sistema nervoso, diminuição do estresse, melhora no fluxo de sangue ao cérebro, redução da ansiedade, enfim, além de prevenir todos esses problemas, também ajuda na recuperação de depressão e autoestima, que são muito comuns na sociedade.

º Aptidão física

Aptidão física é a capacidade de realizar as atividades cotidianas com tranquilidade e menor esforço. Existem duas abordagens, uma é a aptidão física relacionada à saúde e a outra é a relacionada a desempenho esportiva.

A primeira refere-se à condição física nas capacidades que estão intimamente relacionadas com a saúde, e a qualidade de vida das pessoas, sendo a flexibilidade, a resistência aeróbica, a força e composição corporal.

A flexibilidade aliada aos níveis de força está relacionada à incidência de dores, desvios posturais e lesões musculoesqueléticas, principalmente na região lombar, a resistência aeróbica está ligada à saúde cardiorrespiratória e a composição corporal determina níveis de sobrepeso e obesidade, bem como subnutrição.

E a segunda refere-se à aptidão para o desempenho em atividades esportivas que associam, além das capacidades acima citadas, a agilidade, velocidade, equilíbrio postural e coordenação motora.

A prática de exercícios físicos regulares têm seu benefício amplamente divulgado, principalmente na sua relação com a saúde, com a diminuição da incidência das doenças crônico-degenerativas, incluindo as cardiovasculares.

° Bem-estar

Assim como a alimentação, os exercícios também influenciam o seu bem-estar. Quando praticados regularmente, melhoram o humor e aumentam o pique para tudo. A atividade física traz uma sensação de plenitude que ajuda no controle do estresse e da ansiedade. Isso sem falar nos benefícios que os exercícios trazem para o seu sono, além de ajudar a controlar os níveis de glicemia no sangue e prevenir uma série de doenças, entre elas, as cardiovasculares.

É importante lembrar que quando falamos em atividade física, isso não significa necessariamente malhação ou exercícios intensos. Todo e qualquer movimento com o corpo, como lavar roupa, varrer a casa, passear com o cachorro e subir escadas, colabora para o gasto calórico. E tanto um quanto o outro podem ser praticados por pessoas de todas as idades, desde que autorizadas pelo seu médico.

º Qualidade de vida

A qualidade de vida envolve abordagens multifatoriais, mas, no âmbito da atividade física, ela está diretamente ligada com a saúde, combate ao estresse e com a habilidade de executar atividades do dia a dia e horas de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com