TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios Físicos E Frequência Cardíaca

Pesquisas Acadêmicas: Exercícios Físicos E Frequência Cardíaca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/1/2014  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O trabalho presente tem como objetivo falar sobre exercícios físicos e frequência cardíaca. Sua importância e como são aplicados no dia-a-dia para uma vida saudável.

Os exercícios físicos são muito importantes e tem inúmeras vantagens para o nosso corpo, mas assim como ele, o cálculo da frequência cardíaca é indispensável.

Veremos durante o trabalho o conceito e os benefícios dos mesmos.

Desenvolvimento

O que entendemos por “exercício físico”? Exercício físico é qualquer atividade física que mantém ou aumenta a aptidão física em geral e tem como objetivo alcançar a saúde e também a recreação.

Para termos uma noção da importância dos exercícios físicos, apenas 30 minutos de caminhada diária é o suficiente para poder evitar o aumento de peso em pessoas sedentárias. E o melhor: qualquer esforço, além disso, é eficiente no emagrecimento e redução dos índices de gordura corporal. Quando falamos de exercícios físicos, é corretíssimo aplicar a frase “quanto mais, melhor”. Mas nada é tão fácil, para obter todos os benefícios que os exercícios físicos proporcionam é necessário ter muita força de vontade, dedicação e paciência, principalmente no início da prática. O hábito é importante, e a melhor maneira de consegui-lo é ir progredindo em passos pequenos.

Quanto à frequência cardíaca (ou ritmo cardíaco), podemos dizer que é o número de batimentos cardíacos por unidade de tempo, geralmente expressos em batimento por minuto. A frequência cardíaca é um importante indicador para controlar a intensidade do exercício, porque a monitoração da mesma durante o treino ajuda a melhorar o condicionamento físico.

Mas como podemos medir a frequência cardíaca? Pode-se colocar o dedo indicador e médio no pulso esquerdo e contar o número de batimentos cardíacos durante 15 segundos e então multiplicar o resultado por 4 para saber quantos batimentos cardíacos há por minuto. No entanto, a forma mais segura de verificar a frequência cardíaca é utilizar um pequeno aparelho chamado “frequencímetro” ou um monitor de frequência cardíaca.

A idade, o excesso de peso e a vida sedentária são fatores que influenciam os resultados da avaliação e que acabam sendo determinantes na adequação do tipo, da intensidade e duração dos exercícios para não sobrecarregar o sistema circulatório.

Frequência cardíaca normal: A frequência cardíaca normal varia conforme a idade e o tipo de atividade que o indivíduo faz diariamente, mas pode ser verificada realizando o seguinte cálculo matemático: 220 menos a idade (para homens) e 226 menos a idade (para mulheres). Um adulto jovem pode ter uma frequência cardíaca normal de 90 e um atleta pode ter uma frequência cardíaca normal de 55bpm, e isto também está relacionado ao condicionamento físico que o indivíduo possui. O importante é saber que a frequência cardíaca normal de um indivíduo, pode ser diferente de outro e isto pode não representar nenhum problema de saúde.

Frequência cardíaca máxima: A frequência cardíaca máxima é a quantidade máxima de batimentos cardíacos que o indivíduo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com