TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicios Estatistica

Dissertações: Exercicios Estatistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  994 Palavras (4 Páginas)  •  1.611 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE DE ESTATÍSTICA

1°- O QUE É AMOSTRA?QUAL SUA RELAÇÃO COM POPULAÇÃO?

Amostra consiste em uma maneira de não estudar o conjunto como o todo, mas uma parte dele, sem que ocorra perda da características essências da população.A população representa o agrupamento total de dados que descreve um determinado fenômeno de interesse individual,onde costumam-se extrai a amostra que deve ser representativa da população

2°- O QUE SIGNIFICA TEORIA DA AMOSTRAGEM?

Amostragem é todo o processo de recolha de uma parte, geralmente pequena, dos elementos que constituem um dado conjunto.Costuma ter o objetivo principal de permitir a síntese de informações acerca de um conjunto maior de dados, o universo ou população, por meio de uma parte, geralmente denominada amostra.As vantagens da amostragem consistiriam, geralmente, na redução de custos e tempos do estudo.

3°- QUAL A DIFERENÇA ENTRE AMOSTRAS COM E SEM REPOSIÇÃO?

A amostra Com Reposição de população finitas ocorre quando o item que foi selecionado volta a fazer parte da população.Com isso, percebe-se que cada vez que se analisa a população as chances de selecionar um item já selecionado anteriormente aumentam.Exemplo : lance de um dado onde o mesmo número já sorteado poderá ser sorteado novamente.

A amostra Sem Reposição de população finitas ocorre quando o item que foi selecionado não volta a fazer parte da população.Com isso, pode-se perceber que , cada vez que se analisa a população, os itens não estudados vão sendo reduzidos.Como exemplo há : o sorteio das dezenas de um bingo,que ao serem sorteadas não voltam para a urna.

4°- QUANTOS PLANOS DE AMOSTRAGEM PROBABILÍSTICA EXISTEM? E QUAIS SÃO?

Quanto a amostragem probabilística, existem diversos critérios para sua seleção. Dentre existem os mais usuais:

A Amostragem Aleatória Simples; A Amostragem Sistemática; A Amostragem Estratificada e a Amostragem por Conglomerados

5°- QUAL A DIFERENÇA ENTRE AMOSTRAGEM PROBABILÍSTICA E AMOSTRAGEM NÃO PORBABILÍSTICA?

Na Amostragem Probabilística é permitido determinar o número de variabilidade da amostra numa dada amostragem aleatória . Com a variabilidade estimada e modelada, é possível calcular o erro inferencial ; logo, as amostragens são as mais recomendas.

A Amostragem Não Probabilística consiste em amostragem subjetiva , em que a variabilidade dos resultados da amostra não pode ser obtida com precisão, impedindo a mensuração do erro da inferência que é indesejado.

6°- COM RELAÇÃO À AMOSTRAGEM SEM REPOSIÇÃO, SE SÃO RETIRADAS SUCESSIVAMENTE 20 BOLAS DE UMA URNA QUE CONTÉM 200, ESTA É UMA AMOSTRAGEM COM QUE TIPO DE POPULAÇÃO? E AO SE LANÇAR UMA MOEDA 15 VEZES E AO SE CONTAR O TOTAL DE COROAS QUE APARECEM NA JOGADA NA JOGADA?

De população finitas

7°- O QUE REPRESENTAM AMOSTRAS ALEATÓRIAS?

Consiste em uma das principais maneiras de extrair uma amostra de qualquer população.Sendo representativa, deve objetivar o cumprimento da exigência básica de que cada elemento da população tenha as mesmas chances de ser escolhido para fazer parte da amostra .Sua aplicação é bastante simples: os elementos que comporão a amostra serão sorteados do universo de forma aleatória, como seu próprio nome revela.

8°- DENTRO DO PLANO DE AMOSTRAGEM PROBABILÍSTICA, O QUE SIGNIFICA AMOSTRAGEM SISTEMÁTICA?

A Amostragem sistemática, como o próprio nome revela, consiste em uma escolha sistemática( empregando um mesmo procedimento) dos elementos do universo.Se os elementos da lista não se apresentarem em ordem , a amostragem sistemática pode acontecer de uma forma realmente aleatória como na amostragem aleatória.

9°- O QUE SIGNIFICA AMOSTRA ALEATÓRIA EM RELAÇÃO À POPULAÇÃO DISCRETA?

Na população Discreta, encontra-se o tipo básico de amostragem aleatória, em que todos os elementos da população devem ter a mesma chance de fazer parte da amostra.

10°- O QUE SIGNIFICA AMOSTRA ALEATÓRIA EM RELAÇÃO À POPULAÇÃO CONTÍNUA?

Em uma população contínua, a amostragem aleatória requer que a probabilidades de intervalos de valores que sejam incluídos na amostra sejam iguais às percentagens da população.

11°- É LANÇADA UMA MOEDA 20 VEZES E APARECE “COROA” 10 VEZES, NÃO SE SABE SE AMOEDA É EQUILIBRADA.RESPONDA:

(A) QUAL A PROPORÇÃO POPULACIONAL?

(B) QUAL A PROPORÇÃO AMOSTRAL?

(C) O QUE SE PODE DIZER DO NÚMERO ESPERADO DE “COROAS”?

12°- NUMA GRANDE COMUNIDADE, DESEJA-SE FAZER UMA PESQUISA DA PORCENTAGEM DE PESSOAS QUE CONTRAÍRAM UMA DOENÇA MUITO CONTAGIOSA. NESTA SITUAÇÃO,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com