TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercício De Controle E Automação

Trabalho Escolar: Exercício De Controle E Automação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  1.034 Palavras (5 Páginas)  •  1.535 Visualizações

Página 1 de 5

Exercício de controle e automação

1- Explique como funciona os medidores de pressão tipo Bourdon em C, espiral e helicoidal?

R: consiste em um tubo de seção oval, que poderá estar disposto em forma de C, espiral ou helicoidal, tem uma de suas extremidade fechada, estando a outra aberta à pressão a ser medida.com a pressão agindo em seu interior, o tubo tende a tomar uma seção circular resultando um movimento em sua extremidade fechada.Esse movimento através de engrenagens é transmitido a um ponteiro que irá indicar uma medida de pressão em uma escala graduada.

2- Explique como funciona o medidor de pressão baseado na capacitância elétrica?

R: Funciona a partir da comparação entre duas pressões, isto é, de forma diferencial.Assim a pressão referência é a atmosférica, e a pressão exercida na célula possui um diafragma fixo que serve como referência para as variações entre as placas paralelas da capacitância.

3- Explique como funciona o medidor de pressão baseado nos condutores elétricos distendidor(strain gage)?

R: Este instrumento tem o funcionamento de seu transdutor baseado na variação de comprimentos e diâmetro, e, portanto, na variação da resistência, que ocorre quando um fio de resistência sofre uma deformação elástica proveniente de uma tensão mecânica gerada por uma pressão. A resistência elétrica obtida é introduzida em uma ponte de Wheatstone, onde sua variação é aproveitada para a obtenção de sinal proporcional à pressão que se quer medir.

4- Explique como funciona o medidor de Temperatura baseado no principal bimetálico?

R: São os sensores usados nos termômetros bimetálicos para medir temperaturas entre -40 e 500°C. Quando dois metais com coeficientes de dilatação diferentes são soldados um ao outro e fixados em uma das extremidades, um aumento de temperatura fará com que um metal se delate mais que o outro, provocando um deslocamento na extremidade livre. Este deslocamento é a aproveitado para a medição de temperatura. De forma a ampliar o deslocamento produzido pela variação de temperatura a ser medida, foram desenvolvidos elementos bimetálicos espirais e helicoidais, como caso dos manômetros.

5- No que consiste um termopar?

R: Os termopares se baseiam na propriedade de que dois metais dissimilares unidos em uma junção, chamadas e juntas quentes, geram uma força eletromotriz, de alguns milivolts,na outra extremidade submetisa a uma temperatura diferente da primeira junção.

6- Qual o nome da junção do termopar que vai ao processo?

R: junta quente

7- Qual o nome da junção do termopar que vai ao instrumento?

R:

8- Cite 4 tipos de termopares básicos e suas ligações?

R: Tipo T[cobre(+),Cosntantan (-)], Tipo J[Ferro(+),Cosntantan(-)], Tipo K[Chromel(+), Alumel(-)]e Tipo E[Chromel(+),Cosntantan(-)]

9- Defina qual é o tipo de termopar que é utilizado em baixas temperaturas?

R: Os básicos (Tipo T, Tipo J, Tipo K)

10- Cite 3 Tipos de Temopares nobres e suas ligas?

R: Tipo R[Planina90% Rhodio10%(+) e Platina(-)]TipoS[Planina87% Rhodio13%(+) e Platina(-)] e Tipo B[Planina70% Rhodio30%(+) e Platina94% Rhodio6% (-)]

11- Defina o que são cabos de extensão?

R: É outros termopares, cuja função além de conduzir o sinal gerado pelo sensor, é a de compensar os gradientes de temperatura existentes entre a junção de referência (cabeçote) do sensor e os bornes do instrumento, gerando um sinal proporcional de tensão a este gradiente. O uso de cabos de cobres comuns interligado o termopar ao instrumento, sujeitos a temperaturas diferentes entre suas extremidades provocam erros na indicação final de temperatura, pois o cabo de cobre não compensa o diferencial de temperatura. Este erro pode ser maior ou menor, dependendo do gradiente de temperatura existente.

12- O que ocorre quando invertemos os fios ou cabos dos termopares nos instrumentos?

R:

13- O que Ocorre quando invertemos os fios ou cabos doa termopares nos instrumentos e no cabeçote?

R:

14- Qual o principio de funcionamento das termoresistência?

R: E baseado na variação de resistência elétrica que ocorre devido à variação da temperatura que o material metálico é submetido, causando um acréscimo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com