TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como a Sociologia das Organizações pode ser útil para um profissional da área em que você está estudando

Seminário: Como a Sociologia das Organizações pode ser útil para um profissional da área em que você está estudando. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  Seminário  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 3

1. A sociologia surgiu quando aqueles que se viram envolvidos numa série de transformações ocasionadas pelas "duas grandes" revoluções que tiveram lugar em solo europeu buscaram compreender as condições de sua emergência e suas conseqüências.

Por que o contexto sócio-histórico do final do século XVIII e início do XIX, marcado pela influência das Revoluções Francesa e Industrial, foi decisivo para o surgimento da Sociologia como Ciência?

A Revolução Francesa tinha como lema “liberdade e igualdade” para todos. O desenvolvimento da industria, a migração do povo para as cidades formando grandes centros. Os problemas começaram a surgir, como falta de estrutura fisica, em todos os aspectos. Uma desastrosa administração de quem tinha o poder, só pensava em aumentar os seus lucros, e deixaram o material HUMANO de lado.

Foi quando a Sociologia teve a sua força de impulsão, para estudar o por-quê dos problemas e apresentar algumas respostas e soluções.

2. Leia o texto a seguir:

Para empreender uma campanha publicitária, para se lançar um produto ou um candidato político, para se abrir uma loja ou construir um prédio, os profissionais especializados, o administrador, o engenheiro, o agrônomo, o comerciante, procuram dados sobre o comportamento da população. Praticamente todos os passos importantes na comercialização de um produto, desde sua criação até sua campanha publicitária e sua distribuição, repousam em pesquisas de opinião e comportamento. Procura-se saber quem compra determinado produto, os hábitos desse comprador, sua faixa salarial, quanto do orçamento doméstico ele está disposto a dedicar a esse bem, e assim por diante.

De qualquer maneira, não se “atira no escuro”. A sociedade tem características que precisam ser conhecidas para que aqueles que nela atuam tenham sucesso. Não existe, portanto, nenhum setor da vida onde os conhecimentos sociológicos não sejam de ampla utilidade. E essa certeza perpassa hoje toda a linguagem dos meios de comunicação e toda a atuação profissional das pessoas. E por isso também que a Sociologia faz parte dos programas universitários que preparam os mais diversos profissionais, de dentistas a engenheiros, e por isso também o sociólogo hoje tem entrada nas mais diversas companhias e instituições para estudar deste as características internas das empresas até o ambiente externo em que elas estão inseridas.

(Adaptação de: COSTA, Maria Cristina Castilho. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. 1. ed. São Paulo: Moderna, 1987, p. 12).

Agora responda:

a) Como a Sociologia das Organizações pode ser útil para um profissional da área em que você está estudando?

Devido ao contador necessitar de constante relacionamento com quem interessar os seus serviços, buscando informações profissionais. È importante que o mesmo conheça a maneira de trabalhar dessas pessoas. Usando um pouco da sociologia, que com certeza o ajudara no seu relacionamento, ele podera fazer isso contando com a boa vontade das mesmas.

Apresente um caso/situação como exemplo.

Todos os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com