TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios De Alongamento

Exames: Exercícios De Alongamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 3

Por que Fazer Alongamentos

Os alongamentos na medida em que relaxam a mente e "regulam" o corpo, deveriam constituir-se parte da vida diária. A prática regular acarretará:

Redução de tensões musculares e sensação de um corpo mais relaxado.

Benefícios para a coordenação, já que os movimentos tornam-se mais soltos e fáceis.

Aumento do âmbito de movimentação.

Prevenção de lesões tais como distensões musculares ( um músculo forte e previamente alongado resiste melhor a tensões do que um músculo forte não alongado).

Facilidade nas atividades de desgaste na medida em que prepara o corpo para atividade; fazer alongamentos nessa situações é como sinalizar para os músculos que estão prestes a ser utilizados.

Desenvolvimento da consciência corporal. Conforme você alonga as várias partes do seu corpo, você as focaliza e entra em contato com as mesmas. Você aprende a conhecer-se.

Auxílio na liberação dos movimentos bloqueados por tensões emocionais, de modo que isto aconteça de forma espontânea.

Ativamento da circulação.

Alongamento é o exercício para preparar e melhorar a flexibilidade muscular, ou seja, os músculos aumentam seu comprimento e como consequência a sua flexibilidade. Esse é o principal efeito do alongamento, pois assim será maior o movimento possível para uma determinada articulação.

É recomendado fazer o alongamento antes dos exercícios, por proporcionar maior agilidade e melhor condicionamento físico, ele também ajuda a impedir lesões musculares. Para se fazer o alongamento não é preciso habilidades atléticas. Para quem tem algum problema específico, basta apenas diminuir a intensidade do alongamento para não forçar as articulações e os músculos.

Os alongamentos não são feitos apenas antes e depois dos exercícios, pois eles servem também para relaxar o corpo e a mente, e quando feitos de maneiras adequadas ele ainda traz os seguintes benefícios para o corpo:

reduzem as lesões;

relaxam o corpo;

ativam a circulação;

deixam o corpo mais solto e leve;

corrige a postura;

aumenta a agilidade mesmo com idade avançada;

benefícios para a coordenação;

Esses exercícios podem ser usados também para melhorar a respiração, e ainda facilita a oxigenação sanguínea, o que aumenta o raciocínio de estudantes. Quando se vai fazer um alongamento à respiração é fundamental, lenta e profunda e também se deve respeitar os limites para não forçar e causar lesões.

O alongamento não é só importante antes dos exercícios físicos, é também importante depois, pois ajuda a descansar e também é mais bem aproveitado, pois a musculatura do corpo já está bem aquecida.

Os movimentos de alongamento devem ser feitos até sentir uma tensão no músculo, a partir deste momento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com