TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios De Fu Neurobiológicos Da Educaçãondament

Trabalho Universitário: Exercícios De Fu Neurobiológicos Da Educaçãondament. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  946 Palavras (4 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 4

FUNDAMENTOS BIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO – PROF. MARINÊS

EXERCÍCIOS

QUESTÃO 1: Assinale a afirmativa INCORRETA:

(A) Neurônios são células especializadas. São feitos para receber certas conexões específicas, executar funções apropriadas e passar suas decisões de um evento particular a outros neurônios que estão relacionados com aquele evento.

(B) A especificidade dos neurônios reside no fato de que eles desencadeiam informações sobre o estado interno do organismo e seu ambiente externo, avaliam esta informação e coordenam atividades apropriadas à situações e necessidades.

(C) As principais funções das células da glia são cercar os neurônios, e mantê-los no seu lugar, fornecer nutrientes e oxigênio, isolar um neurônio do outro, destruir patógenos e remover neurônios mortos. Mantêm a homeostase, formam mielina e participam na transmissão de sinais no sistema nervoso.

(D) Transmissão de um sinal codificado se dá de um dado estímulo ao longo da membrana do neurônio, a partir do ponto em que ele foi estimulado. Nesse processo, não ocorrem eventos elétricos na propagação de um sinal dentro do neurônio apenas processos químicos.

(E) Tocando intimamente com o dendrito de outra célula o axônio libera substâncias químicas chamadas NEUROTRANSMISSORES, os quais se unem a receptores químicos na membrana do neurônio seguinte.

QUESTÃO 2: Leia atentamente as afirmativas abaixo e as identifique como VERDADEIRAS ou FALSAS:

I. Todo ser vivo dotado de um sistema nervoso é capaz de modificar seu comportamento em função de experiências passadas. Tal processo é chamado de aprendizagem.

II. Sinapse é a estrutura dos neurônios pela qual ocorrem os processos de comunicação entre os mesmos, ou seja, onde ocorre a passagem da transmissão neural (transmissão sináptica).

III. Em uma sinapse os neurônios se tocam fisicamente entre si, não existindo entre eles nenhuma fenda, dando continuidade propagação do sinal.

IV. O número e a qualidade das sinapses em um neurônio podem variar, entre outros fatores pela experiência e pela aprendizagem.

V. Numa abordagem biológica do funcionamento do cérebro, fica evidente a evolução do sistema nervoso dos seres mais simples até a formação das estruturas complexas do homem.

(A) V,V,F,F,V

(B) F,V,F,V,F

(C) V,V,V,V,V

(D) F,F,F,V,F

(E) V,V,F,V,V

QUESTÃO 3 : Acerca da plasticidade cerebral é INCORRETO afirmar que:

(A) É a denominação das capacidades adaptativas do SNC – sua habilidade para modificar sua organização estrutural própria e funcionamento.

(B) É esta propriedade do sistema nervoso que permite o desenvolvimento de alterações estruturais em resposta à experiência e como adaptação a condições mutantes e a estímulos repetidos.

(C) A cada nova experiência do indivíduo, redes de neurônios são arranjadas, outras tantas sinapses são reforçadas e múltiplas possibilidades de respostas ao ambiente tornam-se possíveis.

(D) É uma organização responsável pelas modificações que são observadas no sistema nervoso do indivíduo. Por esse meio o indivíduo pode aprender e reaprender atividades.

(E) Esse processo dispara um mecanismo pelo qual o cérebro se remodela, para aprender a sentir-se melhor ou pode ser induzido a isso ou estimulado. Esse processo é rápido e sistémico.

QUESTÃO 4: Leia atentamente as questões abaixo:

I. Acontecimentos com maior carga emocional são relembrados com mais nitidez porque certos neuroquímicos são estimulados, garantindo sua memorização.

II. Memória não é apenas recordar, mas sim, a capacidade de planejamento, abstração, julgamento crítico e atenção.

III. Se o estudante não aprende o conteúdo, é porque não encontrou nenhuma referência nos arquivos já formados para abrigar a nova informação e com isso a aprendizagem não ocorre.

IV. O recordar aulas anteriores e o dispor de diversos recursos pedagógicos são importantes para formar ganchos facilitando a aprendizagem. Se o assunto estudado estiver ligado a um som, a uma linguagem e a um cheiro, três áreas diferentes do cérebro tentarão recuperar esta memória.

V. Temos duas memórias: Uma ligada a emoção e outra à razão. Um impulsiona a outra, complementando-se. Nessa interação o sistema limbidico está presente, por isso falta de libidinação gera problemas de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com