TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios IHM

Casos: Exercícios IHM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  1.420 Visualizações

Página 1 de 2

1) O que é IHM?

É o canal de comunicação entre o homem e o computador, através do qual interagem, visando atingir um objetivo comum. É o conjunto de comandos de controle do usuário + respostas do computador, constituídos por sinais (gráficos, acústicos e tácteis).

2) Explique a diferença entre uma IHM e um Sinótico.

IHM: constitui em equipamentos menores e mais compactos, onde não é necessário grandes espaços para sua ocupação.

Sinótico: Necessita de um espaço maior para sua instalação e ocupação, levando em conta também a modernização de redes entre outras partes.

3) Defina receitas para um sistema de supervisão.

Monitorar variáveis do processo em tempo real (temperatura, pressão, nível, dentre outras), diagnosticar falhas ou condições indevidas através de alarme e eventos, ajustar parâmetros de processos (set-point) e enviar comandos para o sistema.

4) Quais os principais benefícios da IHM.

Economia na afiação, Redução de mão de obra, Eliminação física do painel sinótico, Aumento da capacidade de comando e controle, Maior flexibilidade frente a alterações necessárias no campo, Operação amigável, Fácil programação e manutenção.

5) Quais são as aplicações e utilizações de uma IHM.

Visualização de alarmes, Visualização de dados de equipamentos de uma linha de produção, Visualização de dados do processo, Alteração de parâmetros do processo, Operação em modo manual de componentes da máquina, Alteração de configurações de equipamentos.

6) Explique o que é uma interface gráfica de usuário.

Neste tipo de visualização, faz-se uso extensivo de informações por cores e textos, podendo também dispor de elementos animados graficamente.

7) Explique como a IHM monitora os alarmes e eventos do processo.

As IHM´s podem liberar a CPU do PLC da monitoração de situações de anomalias do processo, através da geração de alarmes, isso ocorre pela constante monitoração de tags suscetíveis a falhas por parte da IHM que podem, inclusive, ter a vantagem de, em IHM que podem, inclusive, ter a vantagem de, em ocorrências, sugerir ao operador providências que devem ser tomadas diante do defeito ocorrido.

A IHM pode simplesmente alertar o operador sobre a troca de situação do processo, por meio da geração de sinais de eventos que são obtidos pela monitoração das variáveis pertinentes.

8) O que significa operação remota utilizando-se uma IHM.

Quando implementada em rede industrial, a IHM pode ser apresentar a vantagem de poder estar localizada em um ponto distante do processo. Neste caso, diz-se que ela tem operação remota. É principalmente por meio do protocolo TCP/IP que tais recursos de comunicação estão implementados.

9) Na sua opinião o controle do processo é feito pela IHM. Explique?

A IHM emite sinal para a CPU, onde é processado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com