TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios de fisioterapeutas

Tese: Exercícios de fisioterapeutas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  Tese  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

Este artigo foi elaborado c/ a finalidade de contribuir pela meta analise de estudos sobre tratamento de dor crônica através da acupuntura, a validade ou não deste método terapêutico visto que uma grande quantidade de estudos randomizados e controlados (RCTs) tem sido publicados porém a maioria são de baixa qualidade metodológica e portanto cientificamente questionáveis. Os investigadores comentam que apesar da acupuntura ser conhecida por efeitos fisiológicos relevantes p/ analgesia aguda, alegados efeitos que persistem no tratamento das dores crônicas não são biologicamente aceitos, tornando a acupuntura uma terapia altamente controversa mesmo sendo o tratamento de eleição por aproximadamente 3 milhões de Americanos todo ano.

Todas as revisões anteriores de acupuntura p/ dor crônica utilizaram dados sumários dos pacientes, uma abordagem de precisão estatística reduzida quando comparada c/ dados individuais dos pacientes. Algumas revisões sistematicas incluíram RCTs de baixa qualidade metodológica chegando então a conclusão alguma devido a fraqueza ou inconsistência dos dados.

Não houve problemas na formulação desta meta analise uma vez estabelecido que fossem escolhidos somente trabalhos c/ grande total de amostra, sem evidencia de parcialidade que pudessem afetar as conclusões e de alta qualidade c/ dados individuais dos pacientes p/ meta analise, sendo superiores aos dados sumários dos pacientes pois permitem diferentes formas de resultados a serem combinados e utilização de técnicas estatisticas de melhor precisão.

METODOLOGIA

Foram pesquisados MEDLINE, The Cochrane Collaboration e a lista das citações das revisões sistemáticas, sem discriminação de língua. Foram identificados 82 RCTs e somente 31 escolhidos, originados dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Espanha , Suécia.

Separadamente dois revisores aplicaram métodos de inclusão dos RCTs que deveriam ter no minimo:

1- Comparação entre acupuntura e falsa acupuntura-controle

2- Trabalhos c/ 1 entre 4 indicações:

a- Cervicalgia ou lombalgia inespecífica

b- Ombralgia

c- Cefaleia crônica

d- Osteoartrite (mínimo de 04 semanas de dor musculoesquelética do episodio atual.

Os principais investigadores dos artigos foram contactados e solicitados a fornecer os dados primários de seus RCTs que foram verificados e reaplicados, revisores asseguraram estudos duplo cego p/ RCTs c/ falsa acupuntura-controle. A analise de sensibilidade incluiu somente RCTs c/ baixo risco de parcialidade e de baixo risco de falha no duplo cego.

Falsa acupuntura= agulhas superficialmente inseridas na pele

Agulhas retrateis ao tocar a pele

Não acupuntura =desativação por estimulação elétrica

Detuned laser

Exercícios por fisioterapeutas

29 forneceram dados primários c/ total de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com