TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios e relatórios Campo Grande

Seminário: Exercícios e relatórios Campo Grande. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  Seminário  •  1.449 Palavras (6 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 6

Exercícios e Relatórios

Campo Grande

Abril 2014

1) A ótica preventiva da política ambiental dos anos 80 cedeu lugar à outra, integradora,que passou a combinar os aspectos econômicos e sociais com os ambientais. O principal documento que representou esses esforços foi:

a) Mecanismo de Desenvolvimento Limpo.

b) Agenda 21.

c) Relatório Bruntland (Relatório Nosso Futuro Comum)

d) Lei de Crimes Ambientais.

Relatório com os objetivos da Agenda 21 brasileira, do Relatório Nosso Futuro Comum e Lei de Crimes ambientais (Art. 225 Constituição Federal).

O objetivo da Agenda 21 é o de promover o Desenvolvimento Sustentável. Isto significa que devemos melhorar a qualidade de vida do futuro, adotando iniciativas sociais, econômicas e ambientais que nos levem a um planejamento justo, com vistas a atender às necessidades humanas enquanto se planeja cuidadosamente os diferentes usos dos recursos naturais, possibilitando assim, o mesmo direito às gerações futuras.

A Agenda 21 Brasileira tem por objetivo instituir um modelo de desenvolvimento sustentável a partir da avaliação das potencialidades e vulnerabilidades de nosso país, determinando estratégias e linhas de ação cooperadas ou partilhadas entre a sociedade civil, e o setor público.

Mais do que um documento, a Agenda 21 Brasileira pretende contribuir para a construção e a implementação de um novo paradigma de desenvolvimento para o país. Esse desafio, todavia, só pode ser alcançado em etapas. A primeira está em curso e diz respeito ao processo de elaboração da Agenda 21; adotou metodologia participativa, onde a parceria entre governo, setor produtivo e sociedade civil é a palavra-chave. A segunda etapa deverá colocar em prática as ações e recomendações emanadas do processo de elaboração, mediante o estabelecimento de políticas públicas compatíveis com o desenvolvimento sustentável. O exercício dos conceitos pactuados entre todos os atores é, portanto, o indicador necessário para garantir a sustentabilidade dos resultados.

2) A Avaliação ambiental de locais e organizações conforme a norma NBR ISO14015:2003 é definida como um processo de:

a) auditoria ambiental de segunda parte

b) identificação das questões ambientais.

c) diagnose ambiental direcionado à identificação de passivos ambientais.

d) perícia ambiental para definição de danos ao meio ambiente.

Relatório com as definições de auditoria ambiental e perícia ambiental segundo as normas da série ISO 14000.

De acordo com a Norma ISO 14010

Auditoria Ambiental é o processo de verificação sistemática e documentada de forma a obter informação e avaliar se determinadas atividades, acontecimentos, condições, sistemas de gestão ambientais, ou informação sobre estes assuntos, estão em conformidade com os critérios de auditoria e comunicação dos resultados deste processo ao cliente.

Auditoria é um processo documentado, independente e sistemático para obter evidência e avaliá-la objetivamente por forma a determinar o cumprimento dos critérios de auditoria (estes podem ser os requisitos para a ISO 9001 ou 14001)

Pode ser utilizada para conduzir auditorias a um SGA e SGQ em simultâneo ou separadamente

Para os efeitos desta Norma, aplicam-se as definições constantes nas NBR ISO 14010 e NBR ISO14001, além das seguintes.Nota - Os termos e definições no campo de gestão ambiental são dados na ISO 14050.

De Acordo com a Norma ISO 14011

A auditoria do sistema de gestão ambiental é o processo sistemático e documentado de verificação, executado para obter e avaliar, de forma objetiva, evidências de auditoria para determinar se o sistema de gestão ambiental de uma organização está em conformidade com os critérios de auditoria do sistema de gestão ambiental, e para comunicar os resultados deste processo ao cliente.

Objetivo e Âmbito.

O objetivo da auditoria deve ser definido pelo cliente, mas será o auditor, em conjunto com o cliente, a definir o âmbito da auditoria (extensão e limites da auditoria).

Perícia Ambiental Segundo a norma ISO 14000.

A auditoria e perícia ambiental são ferramentas importantes para um sistema de gestão ambiental. Ela baseia-se num processo sistemático e documentado para verificação, executado para obter e avaliar, de forma objetiva, evidências que determinem se o sistema de gestão ambiental de uma organização está em conformidade com os critérios de auditoria de um SGA – Sistema de Gestão Ambiental estabelecido pela organização, e para comunicar os resultados deste processo de administração.

Os procedimentos para auditoria podem ser ocasionais, são relacionadas às atividades ambientais de uma empresa, sendo consideradas como instrumento de aprimoramento de seu desempenho ambiental e ações relativas à perícia. São instrumentos voluntários de gestão ambiental que permitem verificar a compatibilidade da atividade empresarial com a melhoria constante dos padrões ambientais e com atendimento as normas.

Uma organização segundo as normas devem estabelecer e manter os procedimentos para identificar aspectos ambientais (produtos e serviços) de suas atividades a fim de determinar aqueles que possam ter impacto de elaboração para as normas ISO 14000.

Para entidades internacionais como a INTOSAI, a auditoria e perícia ambiental requer critério totalizador, compreensivo, holístico e com enfoque governamental. Tem como objetivo detectar problemas em áreas ou atividades como fontes de poluição e medidas de controle e prevenção, uso racional de recursos, análise de sítios contaminados, controle sanitário do ambiente, saúde ocupacional e outros.

Portanto, a auditoria e perícia ambiental nada mais é que um processo de auditoria convencional, mais que também possui objetivos, escopo e critérios de avaliação, o quesito ambiental. Ela busca identificar e justificar as medidas apropriadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com