TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experimento De Quimica

Exames: Experimento De Quimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  955 Palavras (4 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo

Nesse experimento nos fizemos a separação entre as substancias (areia, ferro, cloreto de sódio), utilizando três Becker, um funil e um filtro de papel.

Onde inicialmente enchemos os Becker um com 20 ml de e o outro com 10ml de água destilada e colocamos os mesmos para esquentar. Enquanto aguardávamos os mesmos esquentar pegamos o papel de filtro e colocamos no funil e em seguida molhamos o mesmo para que ele se fixasse na borda do funil.

Após a água ferver pegamos a agulha e mechemos bem o o Becker para que as partículas de areia ferro e cloreto de sódio desprendesse da parede do Becker, após executarmos essa tarefa colocamos as substancias no funil junto com a água quente e abaixo desse funil colocamos outro Becker para captar a água e o cloreto de sódio que dessia do funil e após toda a água descer colocamos esse Becker no fogo para que a água se evaporasse e restasse apenas o cloreto de sódio.

E as outras substancias ficaram no papel de filtro esse que deixamos por dois dias secando para só ai efetuar a separação do ferro e da areia com a ajuda de um imã e após pegar todos os pesos de cada componentes efetuamos os cálculos e descobrimos o quanto de cada substancia existia nessa mistura.

Objetivo

Estudar a separação de misturas. Utilizar diferentes métodos de separação de misturas. Identificar a fase da mistura. Verificar as possíveis mudanças de fases durante o processo. Verificar as perdas dos componentes durante a separação.

Introdução

Salvo raras exceções, pode – se dizer que as substancias encontradas na natureza ou mesmo aquelas produzidas pelo homem, sempre estão misturados com outras, ainda que em pequenas proporções. Logo,a obtenção de substancias com maior grau de pureza requer a interferência de meio tecnológicos, seja a partir de processos de extração,seja por processos de síntese industriais e laboratoriais. Dependendo do tipo de mistura, e possível escolher um método adequado para separação dos seus componentes individuais.

Os processos utilizados na separação dos componentes de uma mistura na alteram a natureza química das substancias constituintes das misturas, isto é, não alteram as espécies químicas (átomos, moléculas ou íons)que compõem a mistura. Dependendo do estado físico (solido, liquido ou gasoso), do tamanho (granulometria), do grau de interação (mistura homogenia ou heterogenia), de algum tipo especial de propriedade (magnetismo, por exemplo) , pode – se escolher o método mais adequado para separar os componentes da mistura.

Para misturas homogenias liquidas, em que os componentes apresentam diferentes pontos de ebulição, um método bastante apropriado é a destilação fracionada. O processo consiste em montar um sistema no qual a mistura seja aquecida ate que se atinja o ponto de ebulição de um dos líquidos. Esse passara para forma vapor separando – se da mistura original e o vapor será condensado e recolhido em outro recipiente. Enquanto esse liquido estiver em ebulição, a temperatura continua a aumentar ate atingir o ponto de ebulição do próximo liquido; esse passara para a forma de vapor , separando – se da mistura original e o vapor será condensado e recolhido em outro recipiente. O aquecimento continuara e sucessivamente, os demais liquido serão separados,seguindo a sua ordem crescente de temperatura de ebulição.

Para misturas heterogenias (polifasicas) existem vários procedimentos que podem separar cada uma das substancias componentes; alguns exemplos são: filtração, decantação, imantação, dissolução fracionada, sublimação.,centrifugação, entre outras.

Na filtração, uma mistura heterogenia de um solido disperso num liquido ou em um gás (solido/liquido ou solido/gás) é submetida a um filtro com porosidade adequada e somente uma das fases é capaz de passar através dos pontos do filtro. O componente solido ficara retido no filtro enquanto o liquido ou o gás o atravessa. Em laboratório, um método simples de realizar a filtração é utilizando um funil com o papel de filtro adequado.

Na separação magnética (utilizando imã),pelo menos um dos componentes deve ser atraído pelo imã.Assim, facilmente se separa a limalha de ferro dos outros componentes que não são atraídos pelo imã (areis, por exemplo).

Na dissolução fracionada, utiliza – se um solvente que é capaz de dissolver apenas uma das espécies. Por filtração,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com