TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experimento Em Laboratório

Tese: Experimento Em Laboratório. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  Tese  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução O Princípio de Le Chatelier diz que quando é causada algum tipo de perturbação num sistema em equilíbrio, este se deslocará no sentido que tende a anular essa perturbação, procurando retornar ao estado de equilíbrio.

Por exemplo, se aumentarmos a concentração dos reagentes de uma reação reversível, o equilíbrio se deslocará no sentido direto, isto é, da formação dos produtos e de consumo dos reagentes. O contrário também é verdadeiro, se aumentarmos a concentração dos produtos, o equilíbrio químico será deslocado no sentido inverso, de consumo dos produtos e formação dos reagentes.

Mas, além da concentração existem outros fatores que podem alterar o equilíbrio iônico de uma reação química. Dois deles são o número de coordenação do cátion metálico (quantidade de ânions que cercam o cátion no arranjo cristalino) e o grau de hidratação (quantidade de moléculas de água que existem no arranjo cristalino do sal).

Medida do PH pode ser determinado usando um medidor de pH (também conhecido como pH metro) que consiste em um eletrodo acoplado a um potenciômetro. O medidor de pH é um mil ivoltímetro com uma escala que converte o valor de potencial do eletrodo em unidades de pH. Este tipo de elétrodo é conhecido como eletrodo de vidro, que na verdade, é um eletrodo .O pH pode ser determinado indiretamente pela adição de um indicador de pH na solução em análise.

Toda reação reversível tende para um estado de equilibro. Atingido o equilíbrio, as velocidades das reações diretas e inversas permanecem iguais, em consequência, a reação química fica como se estivesse parada e as quantidades de reagentes e produtos não se alteram. No entanto é muito importante aprender como seria possível perturbar um equilíbrio, aumentando a velocidade de uma das reações. Assim se conseguirmos aumentar a velocidade da reação direta, iremos aumentar o rendimento da reação, o que é muito importante do ponto de vista econômico, principalmente para as reações industriais. Esse truque é denominado deslocamento de equilíbrio. Assim pode-se dizer que: “Deslocamento do equilíbrio é toda e qualquer alteração de velocidade da reação direta ou inversa, provocando modificações nas concentrações das substâncias e levando o sistema a um novo estado de equilíbrio”.

1° experimento

Material

- Capsula de porcelana

- Bico de bunsen

-tripé, Tela de amianto

-Pissete

-Cloreto de cobalto ll .

- sulfato de cobre

-Espátula

Coloca o cloreto de cobalto na porcelana e aquecendo fico com coloração Rosa , após coloca agua ficou com coloração Azul .

Cor inicial Azul claro colocando na porcelana e aquecendo fico com coloração acinzentada após colocar agua fico azul claro de novo .

Objetivo:

1-determina a cor das soluções por aquecimento.

2-determina o ph das concentrações de OH+ e O H- .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com