TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experimento Fisica

Dissertações: Experimento Fisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 2

OBJETIVO

* Todo movimento em duas dimensões pode ser decomposto em dois movimentos unidimensionais ortogonais, o movimento horizontal e o vertical. Este experimento foi realizado com o intuito de observar e analisar o movimento em duas dimensões segundo as leis de Newton e observar os movimentos que são independentes (horizontal e vertical).Analisar os movimentos horizontal e vertical, calcular a sua aceleração e construir gráficos de velocidade em função do tempo.

MATERIAIS

* Régua milimetrada 30 cm;

* Rampa de Lançamento;

* Tripé Universal;

* Esfera Metálica;

* Carbono;

* Folha branca A4.

TEORIA

O movimento em duas dimensões é caracterizado por seus movimentos horizontais e verticais serem independentes um do outro. O movimento horizontal é caracterizado por ter a resultante das forças igual a zero, enquanto no movimento vertical a força atuante é a peso onde as resultantes são diferentes de zero.

DESENVOLVIMENTO

Foi colocada em uma rampa de lançamento, uma esfera de metal, a fim de se calcular a distância e a velocidade obtida pela esfera de acordo com a altura da rampa, cada componente do grupo fez este procedimento apenas duas vezes, na primeira vez com a rampa localizada a uma altura de 0,32 m e por ultimo a uma altura de 0,42 m.

Tabela

Altura da rampa 0,32 m 0,42 m

1 0,20 m 0,23 m

2 0,22 m 0,25 m

3 0,21 m 0,23 m

4 0,22 m 0,24 m

5 0,22 m 0,25 m

Conclusão

Ao realizar o experimento pode-se observar que o quanto mais alto a rampa, maior é a distância obtida pela esfera de metal em relação ao ponto de lançamento da mesma, foi possível observar também que, quanto mais alto a rampa maior é a aceleração da esfera de metal, isso ocorre devido a força da gravidade que age na esfera no momento em que a mesma desloca-se na posição vertical.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com