TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Explique que compromete-se a dizer que o Brasil é um país que acredita em mitos monolingues?

Seminário: Explique que compromete-se a dizer que o Brasil é um país que acredita em mitos monolingues?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  Seminário  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 2

1- Explique o que compromete dizer que o Brasil é um país que acredita no mito do monolinguismo?

No cenário sociolinguístico brasileiro, vemos que no Brasil Colônia era proibido se falar outra língua que não fosse o português, se queria nesta época que a única língua a ser falada fosse o português, principalmente para se apagar as minorias, como diz o texto, os indígenas, os imigrantes, enfim os pobres.

Hoje, segundo os estudiosos do assunto, existem, alguns contextos bilíngues de minorias, como comunidades indígenas em quase todo o território, principalmente, na região norte e centro-oeste, comunidades imigrantes (alemãs, italianas, japonesas, polonesas, ucranianas, etc.) na região sudeste e sul, que mantém ou não sua língua de origem, comunidades de brasileiros descendentes de imigrantes e de brasileiros não descendentes de imigrantes em regiões de fronteiras, em sua grande maioria, com países hispano-falantes, e também das comunidades de surdos.

Esta visão é artificial, porém extremamente eficaz para a imagem de estado ideal natural longe do “perigo” de qualquer condição temporariamente anormal proveniente de situações de bilinguismo ou multilinguismo.

2. Comente sobre as divisões linguísticas existentes no Brasil?

Como dito acima, as divisões são variadas, pois temos muitas comunidades no país:

Contextos Indígenas: hoje existem poucos índios no Brasil, mas seus aspectos sociolinguísticos, sociohistóricos e socioculturais, são ricos e diversos.

Contextos de Imigração: o contingente imigratório europeu é grande composto por portugueses, espanhóis, italianos, alemães, japoneses, do leste europeu e outros contingentes menores.

Contextos de Fronteira: vemos os países fronteiriços, são hispano-falantes, tais como uruguaios, paraguaios, argentinos, entre outros.

Comunidade de Surdos: estima-se que existam quinze milhões de pessoas, com algum tipo de perda auditiva. Desses, trezentos e cinquenta mil são totalmente surdos. A população de surdos é, portanto, quantitativamente grande. No entanto, como acontece nos outros contextos focalizados, também aí há um apagamento, uma minimização de sua importância, que promove sua invisibilidade.

Contextos Bidialetais/ “Rurbanos”: constituem a maioria da população dentro e fora

da escola, são mencionados por que sua variedade linguística é diferente do português visto como padrão. Bidialetal são comunidades “rurbanas” composta por populações de origem rural que vive na cidade e que falam alguma variedade estigmatizada de português.

3. Relate a realidade indígena brasileira, de acordo com Cavalcanti (1999).

Nos Parâmetros Curriculares é mencionado o ensino bilíngue, mas entre aparecer no documento e ser efetivamente parte da escola existe uma distância grande e essa distância passa pelos cursos de formação de professores assim como passa pelas decisões de politicas linguísticas e educacionais. ”A escolarização bilíngue ou bidialetal não fazem, portanto ainda parte da vida educacional brasileira”.

- Qual a diferença entre ser bilíngue ouvinte com relação a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com