TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exportação E Importaçãoda China

Dissertações: Exportação E Importaçãoda China. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  1.544 Palavras (7 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 7

Exportação e importação da china e produtos exportados para Brasil

A china foi o principal país de destino dos exportações brasileiras de soja, minério de ferro, óleo de soja e produtos siderúrgicos.

O Brasil superou em 27,19% o total exportado para china de soja contra 17,96% da Holanda e 10,17% da Alemanha. Com o minério de ferro foi de 19,5% de exportação que superou o Japão 13,73% e a Alemanha 11,43%, quanto ao Óleo de soja a china ficou em 3º lugar com 15,97% do total exportado superado pelo Irã 28,99% e a Índia 20,47%.

A soja e o óleo de soja são itens que fazem parte dos hábitos alimentares dos chineses, uma vez são utilizados, respectivamente na fabricação do ¨tofu¨, ¨shoyu¨ e do óleo de cozinha.

A entrada da china na OMC gerou mudanças significativas no mercado internacional de soja, uma vez que possibilitou um maior acesso ao mercado chinês e limitou os subsídios do governo chinês aos produtos domésticos. O crescimento da exportação brasileira ocorreu devido a estratégia das transnacionais que atuam no mercado de grãos e da produtividade da soja brasileira e da proibição dos transgênicos no Brasil, o que provocou um deslocamento de parcelas da soja americana no mercado internacional.

A estratégia das transnacionais é baseada na idéia de eficiência global, que consiste em utilizar as regiões economicamente mais produtivas para suprir as regiões mais populosas, como a China. Com esse procedimento, as transnacionais procuram também diversificar as suas cadeias de oferta. Elas atuam em ambas as regiões. Segundo as suas próprias previsões, as regiões mais populosas apresentam perspectivas de crescimento da renda.

Em relação ao minério de ferro a demanda da China por matérias-primas como o minério de ferro decorre do do fato de o seu modelo de crescimento econômico ser baseado no uso intensivo de tecnologia moderna e no baixo custo da mão-de-obra especializada. A questão do suprimento de minério de ferro para a China é muito importante, pois esse produto é usado na fabricação de aço, o qual possui intensa procura no país.

Ocorre, porém, que o minério produzido pelas minas chinesas contém apenas 30% de teor de ferro, o que confere uma vantagem comparativa ao produto brasileiro no mercado chinês. A Cia. Vale do Rio Doce é a segunda no "ranking" de empresas com o mais baixo custo por tonelada (a primeira empresa é a Rio Tinto). Por outro lado, a qualidade do teor do minério de ferro brasileiro coloca a Cia. Vale do Rio Doce em primeiro lugar no "ranking" de empresa com o menor custo por unidade de ferro.

Temos também os produtos siderúrgicos que com o crescimento da economia da china requer um enorme consumo de produtos derivados do aço, cuja demanda em 2001 alcançou 160 milhões de toneladas métricas. Por isso, a maioria das siderúrgicas estrangeiras dirigiu-se para o mercado da China, o maior comprador mundial, com importações de 25 milhões de toneladas métricas do produto. Os EUA são o segundo maior importador, com 23 milhões de toneladas métricas.

As siderúrgicas brasileiras são competitivas nesse mercado, como por exemplo: a Companhia Siderúrgica de Tubarão - CST), a Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais -Usiminas e a Companhia Siderúrgica Nacional - CSN.

A CST é líder mundial no mercado de placas de aço, registrando um dos mais baixos custos de produção de aço do mundo. A Usiminas produz aço semimanufaturado por um custo que é a metade do custo das aciarias norte-americanas. E o custo do produto acabado da CSN é 40% mais baixo que o das similares norte-americanas.

Dentre as causas da competitividade internacional do aço brasileiro destacam-se: a) o elevado teor de ferro do minério de ferro brasileiro; b) o carvão de alta qualidade importado da China sob o regime de drawback; e c) os acordos de assistência técnica firmados com as maiores siderúrgicas mundiais, como a japonesa Nippon Steel Corporation.

A redução de barreiras tarifárias decorrente da entrada da China na OMC é outro fator importante que explica também a venda de produtos siderúrgicos brasileiros para o mercado chinês.

Principais firmas que exportaram para a China em 2002, em ordem alfabética

ADM Exportadora e Importadora AS

Bunge Alimentos AS

Cargill Agrícola SA

Cia. Vale do Rio Doce

Minerações Brasileiras Reunidas AS

Samarco Mineração AS

A Companhia Vale do Rio Doce é a maior produtora mundial de minério de ferro. Lidera o mercado transoceânico do produto com vendas de 164 milhões de toneladas, o equivalente a 29,4% do mercado global.

A Bunge Alimentos S/A pertence ao grupo Bunge, que é o maior exportador mundial de soja para a China.

A Cargill Agrícola S/A e ADM Exportadora e Importadora S/A são, respectivamente, subsidiárias dos grupos Cargill e Archer Daniels Midland, dois principais concorrentes da Bunge no mercado mundial de soja e óleo de soja.

A china também é uma grande importadora de produtos eletroeletrônicos e de carvão.

Principais firmas que importaram da China, em 2002, em ordem alfabética.

Companhia Siderúrgica de Tubarão

Companhia Siderúrgica Paulista - Cosipa

Motorola Industrial Ltda

Nokia do Brasil Tecnologia Ltda

Philips da Amazônia Indústria Eletrônica Ltda

Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S/A - Usiminas

Obs.: a primeira, segunda e sexta empresas compraram basicamente o carvão; a terceira, quarta e quinta importaram prioritariamente materiais eletroeletrônicos.

Com a sua entrada na OMC, a China conseguiu conquistar o mercado brasileiro de alguns produtos importados, o que é examinado a seguir.

a) material eletroeletrônico

Alguns eletrônicos tradicionalmente importados pelo Brasil de outros países

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com