TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Extinção Dos Animais

Trabalho Universitário: Extinção Dos Animais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

A exploração inadequada dos recursos naturais, sem um plano de manejo adequado, tem causado a extinção de centenas de espécies da fauna brasileira.

Extinção no Brasil

O Brasil possui uma lista com 627 espécies ameaçadas de extinção, de acordo com pesquisa realizada em 2008 pelo Ministério do Meio Ambiente. A lista anterior, divulgada em 1989, tinha 218 animais. Essas espécies estão descritas no chamado Livro Vermelho. É alarmante notar que mesmo na categoria criticamente ameaçada, a quantidade de espécies ainda é enorme. São 130 espécies de invertebrados terrestres, 16 anfíbios, 20 répteis, 160 aves, 69 mamíferos, 78 invertebrados aquáticos e 154 peixes. E esta é a grande novidade da lista: agora os peixes estão incluídos.

Por que ocorre a extinção?

A extinção é um evento natural e semelhante ao surgimento de novas espécies. O surgimento de uma espécie acontece através do fenômeno da especiação, quando há longo período de isolamento geográfico seguido de diferenciação genética. Já o desaparecimento natural ocorre por meio de catástrofes da natureza e da competição com indivíduos mais eficientes para prosseguir com a evolução da vida na Terra.

Porém, o surgimento e a extinção natural acontecem de forma extremamente lenta, em milhões de anos, como aconteceu com os dinossauros. O que vemos hoje, é a interferência direta do homem sobre a natureza, movida pelos seus próprios interesses.

As ações humanas são o principal agente do processo de extinção das demais formas de vida no planeta: desmatamento, poluição, expansão demográfica e das cidades em ritmo acelerado. No Brasil, a onça-pintada está muito perto da extinção. Ela precisa de vasto território para sobreviver, e ele está sendo tomado pelas cidades, monocultura e pecuária.

Confira a lista de animais em extinção:

Fonte:IBAMA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com