TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Extração Do Paracetamos

Artigo: Extração Do Paracetamos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  1.072 Palavras (5 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

INSTITUTO DE QUÍMICA E BIOTECNOLOGIA

CURSO: QUÍMICA TECNOLÓGICA E INDUSTRIAL

DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA I

PROFESSOR: Prof. Dr. Antônio Euzébio Goulart Santana

PRÁTICA I: EXTRAÇÃO DO PARACETAMOL PRESENTE NO TYLENOL®

Aluno: Cristina Thuylya Patriota Valença

Maceió-AL, setembro de 2014.

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO............................................................................................................3

2-OBJETIVO...................................................................................................................5

3-MATERIAIS.................................................................................................................6

4-METODOLOGIA........................................................................................................7

5-RESULTADOS E DISCUSSÃO ................................................................................8

5-CONCLUSÃO..............................................................................................................9

REFERÊNCIAS.............................................................................................................10

1-INTRODUÇÃO

Durante a Idade Média e o Renascimento, na Europa, os medicamentos conhecidos e usados eram fundamentalmente compostos por ervas e especiarias; no Brasil os índios estavam em estágio semelhante, uma vez que também faziam o uso de ervas para curar seus doentes; no oriente, não era diferente, e os chás, muito populares desde a antiguidade até hoje, eram também usados para os tratamentos.

Com a exploração europeia, e a descoberta do Novo Mundo, muitas substâncias com efeitos foram conhecidas e incorporadas pelas diferentes culturas; e graças a essas junções de conhecimento, foi possível haver desenvolvimento para chegarmos aos medicamentos que usamos hoje.

Em 1886, Cahn & Hepp descobriram o que seria a base para o paracetamol. A descoberta se deu por causa de um erro cometido por uma farmácia durante manipulação de um remédio; o remédio obtido foi a acetanilida, um derivado da anilina, usada como corante na indústria. Este remédio acidentalmente descoberto foi então chamado anti-febrina, pois tinha ação antipirética, ou seja, contra febre.

A anti-febrina, no entanto, era tóxica, tal como o ácido salicílico, que era campeão de vendas na época. Iniciou-se então uma busca pela obtenção de derivados menos tóxicos de tais medicamentos.

A acetanilida passou por diversos estágios até que a partir dela chegou-se ao paracetamol. Primeiro, o para-aminofenol (ainda muito tóxico); depois deste, a fenacetina (acetofenetidina), que foi introduzida em 1887 no mercado, sendo extremamente usada em misturas analgésicas antes de ter sido motivo de nefro toxicidade, provocada por superdosagens.

Felix Hoffman era um químico, e seu pai era um dos pacientes que faziam tratamento com o ácido salicílico e que sofriam com a acidez excessiva do remédio. Ele então começou a pesquisar algum derivado da molécula que não fosse tão ácido quanto o usado na época; ele então descobriu em 1898 que o ácido acetilsalicílico, um éster acetílico do ácido salicílico que era mais bem tolerado pelo organismo e que tinha efeito melhor que o anterior. Estava então descoberta a aspirina.

Em 1893, Von Mering descobriu o acetaminofeno (paracetamol), derivado da acetanilida e da fenacetina, que possuía propriedades tanto analgésicas quanto antipiréticas. Na década de 50, o paracetamol foi introduzido no mercado.

Fig. Estrutura do paracetamol

Atualmente, é possível encontrar o paracetamol em doses de 500mg e 750mg, um dos comprimidos mais conhecidos que trazem tal substância é o Tylenol®. Aqui, busca-se fazer a extração e quantificação do paracetamol a partir do referido medicamento. A metodologia utilizada foi a extração ácido-base descontínua e, posteriormente, análise espectrográfica.

A extração é uma técnica para purificação e separação de sólidos. Baseia-se no fato de que a solubilidade dos sólidos varia em função do solvente. Compostos orgânicos, por exemplo, são, em geral, mais solúveis em solventes também orgânicos e pouco solúveis em água.

Na extração descontínua utiliza-se um funil de separação, onde ambos os solventes são adicionados. Com a agitação do funil de separação, o soluto passa a fase na qual está o solvente com maior afinidade. A separação é feita, então, sendo que a fase mais densa é recolhida antes. A extração líquido-líquido descontínua é indicada por existir uma grande diferença de solubilidade do soluto nos dois solventes.

Já a espectrometria, foi utilizada com a finalidade de identificar as diferentes moléculas que compunham a substância em análise, no caso, o paracetamol

2-OBJETIVOS

Objetiva-se, a partir do experimento, efetuar a separação do paracetamol presente no comprimido Tylenol® a partir de extração ácido-base descontínua, em funil de separação, e análise cromatográfica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com