TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FABIANA RIBEIRO

Trabalho Universitário: FABIANA RIBEIRO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2013  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 2

Errar é humano, mas pode matar.

O senso comum nos lembra através desse dito popular que o ser humano está sujeito a falhas e erros, mas em se tratando de trânsito os números chegam a patamares que assustam. O fator humano tem sido o maior causador de acidentes nos últimos tempos.

O erro humano corresponde a mais de 90% dos acidentes registrados em todo o mundo se destacando entre as principais determinantes o excesso de velocidade, dirigir sob o efeito do álcool, o desrespeito a distância mínima em relação ao veículo dianteiro, o desrespeito a sinalização e dirigir sob o efeito de drogas.

O veículo a motor como qualquer outra máquina, exige que o condutor esteja qualificado tecnicamente e mentalmente para operá-lo.

Conforme estudos recentes mostram, para que uma pessoa responda adequadamente a um determinado estímulo, é necessário que esteja alerta, estado esse que pode ser afetado por muitos fatores, retardando assim o tempo de reação.

Tais fatores vão desde aspectos físicos como a idade e deficiências, até temporários como o uso de drogas e medicamentos.

Segundo números do DETRAN do Estado do Pará, 61% dos acidentes de trânsito envolvem condutores que haviam consumido bebida alcóolica.

De acordo com levantamento do Seguro DPVAT que indeniza vítimas de trânsito, entre 2008 e 2012,11. 358 crianças morreram ou tiveram sequelas graves em acidentes nas rodovias brasileiras. Esse período coincide com as últimas inovações nas regras de trânsito que trouxeram maior rigor no trato a situações com condutores alcoolizados ou com abuso de velocidade.

Nesses quatro anos, pelo contrário do esperado, os índices aumentaram demonstrando que leis e penas mais duras não são a única solução para a atual situação do trânsito brasileiro.

O Código de Trânsito Brasileiro prevê em seu artigo 74 o direito à educação no trânsito e a criação de escolas com esse fim, porém isso não tem acontecido.

Necessário se faz uma atuação diferenciada buscando implantar políticas de conscientização para prevenção de tais episódios.

O fato é que vidas estão sendo ceifadas e independente de onde provêm as falhas, o fator humano sempre estará presente, razão pela qual é de suma importância um maior empenho no esforço em salvar vidas.

Referências bibliográficas

Cresce o núnero de acidentes de trânsito envolvendo crianças no Brasil.Documento eletrônico disponível em http:∕∕pt.unesp.saopaulo.com.br

Índices de acidentes.Documento eletrônico disponível em http:∕∕pt.detran.ac.gov

Elemento humano na direção.Documento eletrônico disponível em http:∕∕bauru.unesp.br

Acidente de trânsito.Documento disponível em http:∕∕bauru.unesp.br

Lei 9.503 de 23 de Setembro de 1997

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com