TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FAMILIA E DIREITOS

Monografias: FAMILIA E DIREITOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 3

Família e direito

Podemos observar que o modelo de família vem sofrendo muitas mudanças, onde o homem exercia o seu poder soberano sobre a esposa e os filhos, perdeu a força, fazendo assim com que a sociedade lide com diversos formados de família. No inicio do século XX era frequente as mulheres serem analfabetas, em 1934 a mulher teve o direito de voto e foi somente em 1943 que e mulher deve o direito de trabalhar fora de casa.

Com o decorrer dos anos as mudanças foram surgindo, mulheres conquistando seu espaço e seus direitos com isso se considerando relativamente capazes, com o surgimento da pílula anticoncepcional passou a escolher se queria ou não engravidar conquistando sua liberdade sexual, e as mudanças em relação ao trabalho tendo suas próprias escolhas.

Foi assim que os filhos começaram a conversar com seus pais, pois antes viviam em estrutura de família hierarquizadas onde não podiam dar suas opiniões viviam em um regime regrado onde o poder absoluto se enquadrava no pai.

A partir dai as mudanças nas estruturas familiares não parou mais, com a invasão da tecnologia as mulheres foram dividindo o mercado de trabalho com os homem adquirindo valores perdido no passado e com isto foi buscar a aprender cada vez, mas a família em si foi se formulando, já não havendo nem, mas tempo para a convivência com os próprios filhos, tendo que colocar os mesmo em creches muitas vezes avós participavam de cuidar da e educar.

A instituição de família tem passado por várias modificações decorrentes de mudanças havidas no seu contexto sócio-cultural e por ser uma instituição flexível, ela tem se adaptado as mais diversas formas de influências, tanto sócias e culturais como psicológicas e biológicas, em diferentes épocas e lugares. Ao considerarmos a evolução família no tempo, devemos considerar aspectos, tais como: demografia, vida privada, papéis familiares, reações estado-família, lugar, parentescos, transmissão de bens, ciclo vital da família e rituais de passagem. (Hintiz, 2001 P9).

Segundo a revista Veja, 2004 “Antigamente o desenho de uma família era simples pai, mãe e filhos”, assim chamado de família nuclear.

Mas no decorrer dos tempos foi surgindo às famílias monoparentais, formadas por mães e filhos ou pais e filhos, principalmente mães e filhos, devido o aumento de divórcios e as produções independentes, temos também as famílias reconstruídas formadas por madrasta e padrasto, este por sua vez tem um papel muito delicado nesta estrutura familiar, pois geralmente são vistos como intruso, e o que dificulta a convivência como os filhos do (a) companheiro (a), em alguns casos os dois trazem filhos de seu antigo relacionamento e existe a possibilidade de filhos serem gerados dessa nova união tendo essa família seus próprios filhos.

Outra configuração de famílias e a união consensuais onde o casal prefere não formalizar sua união, casais de adolescentes onde normalmente a decisão e tomada por, mas pessoas, casais sem filhos por opção onde os mesmo dão prioridade a satisfação pessoal, famílias unipessoais onde cada um vive em seu espaço obtendo sua independência, e uma família bastante polêmica onde levam embates morais e jurídicos até hoje os casais homossexual que encontram dificuldade até mesmo na criação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com