TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FATO SOCIAL

Trabalho Escolar: FATO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/8/2014  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 2

Inicialmente, Émile Durkheim tenta definir o que são fatos sociais, afirmando que estes são fenômenos acionários e representativos que ocorrem na sociedade, interiormente, excluindo necessidades biológicas, e que apresentam algum caráter de interesse social. Estes fatos sociais são de domínio próprio da sociologia e possuem três características: a exterioridade, a coercitividade e a objetividade.

Os fatos sociais estão exteriores a nós, de modo que, encontramos um determinado dever ou uma determinada condição já existente antes mesmo de nascermos. O papel de mãe, por exemplo, já é algo definido pela sociedade. O autor cita ainda que as maneiras de agir, pensar e sentir (em relação a aquilo que nos é externo), também, independe da consciência individual. É notável, também, a objetividade nos fatos sociais, ou seja, aquilo que é observável através de comportamentos.

A coercitividade também é frequente nos fatos sociais. Quando violamos a lei, por exemplo, estamos expostos a receber uma repressão por isso, de forma direta, quando este ato é impedido antes que ele ocorra, ou então quando ainda está a tempo de repará-lo, ou quando se deixa de praticar o ato pensando nas consequências que irá sofrer. E, até mesmo, quando não infringimos a lei, mas deixamos de seguir o que é comum a nossa cultura, também estaremos condenados a essa coerção de forma indireta.

Além dos fatos sociais, existem outros tipos de fatos, como é o caso da corrente social, que possui, assim como o fato social, a objetividade, a exterioridade e a coercitividade, os diferindo pela maneira que essas características se atenuam, de forma mais leve nas correntes.

Os fatos sociais são fenômenos que ocorrem com frequência na sociedade, porém não devem ser confundidos com hábitos, essa generalidade dita se aplica pela não individualidade ao estudar esses fatos, o autor define bem esta generalidade, “o fato exprime um certo estado de alma coletiva”.

E por fim, Durkheim revela que fatos sociais são “maneiras de fazer” represarias que o sujeito irá sofrer, de forma que, esta coerção seja exterior a ele, e também são ”maneiras de ser” próprias de uma sociedade praticadas pelos indivíduos em geral que nela habitam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com