TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FAZENDA CASO

Monografias: FAZENDA CASO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/7/2014  •  1.348 Palavras (6 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 6

A FAZENDA SÃO PEDRO

A Fazenda São Pedro é uma tradicional fazenda do interior paulista e está localizada no município de Sertãozinho na região de Ribeirão Preto. A fazenda tem 800 alqueires paulistas (1.936 hectares) de extensão territorial. Um tamanho acima da média das propriedades da região.

Trata-se de uma fazenda tradicional que pertence à família Azevedo desde as primeiras décadas do século XX. Já passou por um período de destacada prosperidade nos tempos do café e, hoje, é uma propriedade modelo na região e em todo país pela sua alta produtividade em várias culturas. Além do gado de cor- te e leite que ocupa quase 30% do espaço físico da fazenda, são plantadas culturas rotativas como soja, amendoim, milho, arroz etc. Entretanto, esta fazenda é exceção na região por não ter optado pela (mono) cultura da cana, como fez a maciça maioria das propriedades à sua volta. Seus proprietários escolheram como principal cultura a laranja, que já teve seu período de alta prosperidade no Brasil. Período este que, segundo especialistas, não deverá voltar. O alto investimento em tecnologia realizado pelos grandes concorrentes internacionais do Brasil (principalmente os EUA) e a criação de um oligopólio na compra do fruto para a transformação em suco não permitirão um aumento no valor da caixa colhida da laranja (unidade de medida para a venda desta cultura). O valor que está sendo praticado hoje pelo mercado traz uma margem extremamente pequena e, por ve- zes, inviabilizadora para os seus médios e pequenos produtores. Com isto, a grande maioria que plantava laranja na região de Ribeirão Preto, planta hoje cana de açúcar para vender às usinas de álcool.

Para compensar o baixo preço pago pelas empresas produtoras de suco, os proprietários da Fazenda São Pedro resolveram investir em um novo negócio: a venda no varejo de suco de laranja pronto para beber, ao invés de partirem para a cana de açúcar. Esta decisão não foi fácil de ser tomada, pois vender sucos prontos para beber significou para a Fazenda São Pedro uma integração vertical, ou seja, de produtora de laranja passou a ser também fábrica de suco.

A Fazenda São Pedro foi herdada nos anos 60, após o falecimento do sr. Fernando Azevedo, por Oswaldo Azevedo, seu filho. Fernando transformou a propriedade em uma das mais conhecidas no Brasil e no mundo durante a incrível época do café. Esta fazenda chegou a ser visitada até pelo presidente Getúlio Vargas em seu último mandato, motivo de muito orgulho e assunto preferido nas “prosas” do sr. Fernando.

Oswaldo Azevedo, tem dois filhos: João e José. José, mais velho, optou por estudar na própria região onde nasceu para não ficar longe da fazenda e, principalmente, da família. Desde pequeno trabalhou com o pai na propriedade e aprendeu todos os segredos de como administrar bem uma fazenda. Segredos que Oswaldo tinha aprendi- do com sr. Fernando. José formou-se em Administração de Empresas em Ribeirão Preto e logo assumiu a administração financeira dos negócios. João, 3 anos mais novo que o irmão, sempre foi visto pela sua mãe como “um grande sonhador”. Adorava a fazenda e, principalmente, os cavalos. Deu muito “trabalho” para seus pais quando pequeno. Ao contrário do irmão, João foi estudar em São Paulo. Optou por Adminsitração de Empresas, mas seu negócio era a área comercial. Verdadeiramente se divertia trabalhando na área. Formou-se e depois trabalhou em muitas empresas multinacionais e nacionais de grande porte na região de São Paulo. Entretanto, casou-se com uma ribeirão pretana que sonhava morar mais próximo de seus pais que ainda estavam na cidade de origem. João voltou para a região e foi trabalhar com o pai e com o irmão na Fazenda São Pedro.

Na segunda metade dos anos 90, o Sr. Oswaldo e seus dois filhos precisavam decidir se desistiam da laranja, que tanto retorno deu a eles e que, ecologicamente, acreditavam ser melhor que a cultura predominante e com maior perspectiva de retorno: a cana. Sr. Oswaldo

precisou fazer um papel de moderador entre os filhos, já que José estava radicalmente a favor da migração para a cana, inclusive com planos de ocupar a fazenda com mais da metade de sua extensão com esta cultura. Por outro lado, João defendia com todos seus argumentos práticos e filosóficos a manutenção da laranja em detrimento da cana de açúcar.

A decisão foi difícil de ser tomada. José apenas recusou seu ponto de vista quando João, após trabalhar intensamente durante dias e noites apresentou ao pai e ao irmão um grande plano de integração verti- cal da fazenda. Em seu plano, a Fazenda São Pedro se tornaria uma fabricante de suco de laranja pronto para beber. O produto seria vendido nos principais canais de varejo da região. Fazia parte também do plano de João a criação de uma marca forte, símbolo de suco natural: a Fazenda São Pedro.

Em 1995, foi lançado através de um grande evento na cidade de Ribeirão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com