TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso da empresa familiar "Sucos Fazenda São Pedro"

Projeto de pesquisa: Estudo de caso da empresa familiar "Sucos Fazenda São Pedro". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.201 Palavras (5 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 5

1 - INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é analisar o estudo do caso referente à empresa familiar "Sucos Fazenda São Pedro" que passa por um momento de importante decisão: crescer ou não crescer.

Seriamos tão impotentes a ponto de não conseguirmos vencer este obscuro espaço onde visualizamos que crescer exige mais do que pontos balizadores das nossas metas e expectativas quanto ao empreendimento que desenvolvemos? Precisamos ter a capacidade de visualizar os pontos estratégicos que nos conduzem a nossa conquista. Isso passa pela nossa qualificação profissional e pessoal, adaptação mercadológica e presença não apenas figurativa no que estamos por nos envolver.

2 - DESENVOLVIMENTO

2.1 - Atitudes Demonstrativas de Estudo

Em uma situação onde é preciso decidir qual o caminho a seguir, é necessário considerar o resultado em que a decisão ira lhe fornecer, logo é preciso minuciosamente analisar as situações com todas as possibilidades de retorno.

No caso estudado, o Srº Oswaldo, deve considerar o que o projeto de cada filho pode trazer de benefício para a empresa de maneira que haja o menor numero possível de riscos, é claro que é impossível haver expansão empresarial sem riscos, mas o pensamento deve ser para minimiza-los ao máximo, sendo que o Srº Oswaldo é conhecedor de como fazer acontecer, e por isso, verificar qual alternativa é mais apropriada ao momento que a empresa vive.

A Expansão irá ocorrer através da busca de capacidade em melhorias técnicas nos produtos, uma vez que o mesmo acredita serem necessárias tanto quanto o domínio de novos mercados de atuação.

No pensamento estratégico do João, uma vez executada as ações para expansão em canais já utilizados (supermercados) porem com o diferencial desses canais serem de maior parte e aposta ainda, em uma nova estratégia de comercializar o produto, inovando com entregas em domicílios, onde pequenos distribuidores locais atenderiam diariamente os consumidores, viabilizando a eles a opção de pagamento mensal para incentivo à compra.

Além do dito, pretende ainda o projeto, investir em planos de comunicação integrada para lançar o produto na nova região e com isso obter maior êxito na captação de novos clientes. Por fim, ainda pretende abrir novos pontos de atendimento onde novos colaboradores também seriam contratados, afim de focar os trabalhos de fidelização de clientes. Com relação ao ambiente externo e interno da empresa, ficou evidente o grau de satisfação dos clientes com qualidade do produto e a necessidade de expansão dos negócios para um local onde se tenha clientes em potencial.

3 - CRITERIOS E DETERMINAÇÕES PARA AÇÕES CUIDADOSAMENTE PENSADA A QUAL DECISÃO TOMAR

Comparando as duas ideias vendo que José prefere manter-se longe de mudanças significativas, João porem é aventureiro e gosta de arriscar-se em novos mercados visando a expansão da empresa

JOÃO – Tem melhor visão estratégica que apresenta um plano de crescimento audacioso para empresa e deseja expandir a área de abrangência do produto, desenvolver o marketing comercial em diversos meios de comunicação, abrir um escritório em São Paulo com a contratação de novos funcionários gerenciais.

JOSÉ – Sugere que não se invista em mudanças que são incertas e propõe que haja somente compra de maquinas novas em substituição as antigas, o que teria melhor aproveitamento de matéria-prima, menos desperdício e necessidades de menos funcionários.

Analisar as duas propostas verificando seus pontos positivos e negativos para o futuro da empresa considerando o sucesso da fazenda São Pedro além da afirmação de que o canal de venda dos sucos é o varejo (ou seja, depende da demanda do local ) e que pra aumentar ao demanda é preciso expandir o produto para outras áreas, convêm destacar que a única maneira da mesma crescer ou até mesmo manter-se como pioneira em vendas na região de Ribeirão Preto e investindo em novos mercados..

4 - TRANSFORMANDO EMPRESA FAMILIAR EM GESTÃO PROFISSIONAL

É uma estrutura de mercado em que poucos vendedores oferecem produtos similares ou idênticos, uma vez depende-se de um conjunto de estratégicas alçadas pela empresa em um processo de ação e reação de cada firma pertencendo uma concorrência oligopólio.

A Fazenda possui seu devido espaço para crescer, sendo necessário aumento do numero de equipamento e do numero de funcionários, da mesma forma, nota-se que João fez um diagnostico do mercado para o qual pretende se voltar ( Cidade de São Paulo ) pois sabe que o mercado de são Paulo tem outro poder de aquisição, e que por isso mesmo vão investir em produtos de qualidade como o suco da Fazenda São Pedro. Destaca-se também o fato de manter os produtos sendo comercializados nos supermercados, pois esse setor já traz retorno na cidade de origem ( Ribeirão Preto ) e o diferencial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com