TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso "Sucos Fazenda São Pedro".

Trabalho Escolar: Estudo De Caso "Sucos Fazenda São Pedro".. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  1.287 Palavras (6 Páginas)  •  700 Visualizações

Página 1 de 6

ATIVIDADE PRESENCIAL I: Estudo de Caso “Sucos Fazenda São Pedro”.

Guarulhos, 16 Maio

2014

Após análise da Case “Sucos Fazenda São Pedro”, pode-se identificar o que abaixo subscreve:

PONTOS FORTES

A Fazenda São Pedro, situada na Região de Ribeirão Preto/São Paulo, pertence à família Azevedo desde as primeiras décadas do Séc. XX. Destaca-se por possuir um tamanho acima da média em relação às outras propriedades da região. Alcançou o período de prosperidade nos tempos do café e é um modelo na região, em virtude da alta produtividade e cultura.

É exclusiva na região, por não ter optado pela cultura da cana, como as demais fazendas, ademais, focou-se na produção de sucos de laranjas.

A fazenda possui uma gerência especializada e capacitada. José é formado em Administração de empresas e assumiu a administração financeira da fazenda.

João formou-se em Administração de empresas, entretanto, especializou-se na área comercial. Trabalhou em algumas multinacionais e nacionais de grande porte.

Os administradores possuem planejamentos estratégicos, em prol de saber qual decisão tomar acerca do futuro da fazenda, visto que o crescimento dos negócios tem sido demasiados.

Um fator importante é que em 1995, logo no primeiro ano dos negócios, o suco da fazenda já ocupava lugar de destaque nas gôndolas dos supermercados da região.

Cita-se outro ponto forte do negócio. O administrador João, com a visão de expandir o negócio para outras regiões, planejou o lançamento do produto através de um grande evento, que possibilitará incentivo rápido e eficiente ao mercado-alvo, em prol do consumo dos produtos. Ademais, aprofundar e ampliar o relacionamento da empresa com o mercado-alvo.

Por causa da evolução dos negócios da fazenda, fez-se necessário a abertura de um grande escritório comercial, sendo administrado por João.

A criação de uma marca forte foi de suma importância no desenvolvimento dos negócios, em virtude da fazenda ter se tornado líder absoluta na venda de sucos de laranjas prontos para beber na região de Ribeirão Preto.

A aspiração de João em relação ao planejamento e organização empresarial, através de criação de novos departamentos e contratação de profissionais capacitados para trabalharem em cada setor.

OPORTUNIDADE DE MERCADOS

O Mercado de sucos prontos no Brasil tem crescido demasiadamente nos últimos anos, tornando favorável o crescimento dos negócios da “Fazenda São Pedro” na fabricação e distribuição dos sucos.

Como já é conhecido o sucesso do suco da Fazenda, de acordo com o aumento da demanda, deve-se expandir o negócio para outras regiões, como a Grande São Paulo. Para tanto, seria necessária a expansão da capacidade de produção, através do aumento de máquinas, contratações de novos funcionários, terceirização da produção.

Cabe salientar, a possibilidade da fazenda tornar-se uma fabricante de sucos prontos e ter seus produtos vendidos nos principais canais de varejo da região.

A possível entrega domiciliar dos sucos, através de pequenos distribuidores locais, facilitaria o acesso para pessoas que tem indisponibilidade em ir até à empresa para consumir.

O plano de comunicação integrada para lançamento do novo produto na região, mediante propaganda dos produtos nos meios de rádio, jornal, revista, assessoria de imprensa, promoção de vendas, merchandising, internet é uma grande oportunidade do mercado-alvo conhecer a empresa e os demais produtos.

AMEAÇAS

A princípio, como a fazenda é uma empresa familiar, para crescer talvez tenha que trocar membros da família por outros profissionais do mercado.

O crescimento da empresa está limitado ao tamanho do segmento do mercado em que a empresa atua.

Os altos investimentos que as outras empresas têm feito nas ações de marketing, ansiando por entrarem no mercado da região.

Se o principal canal de vendas for varejo, o crescimento dos negócios vai depender do aumento da demanda.

Os dois administradores em potencial divergem nas opiniões no tocante à decisão quanto ao futuro da empresa.

O plano de José de permanecer na região, controlando os custos e mantendo a margem favorável, pode ser um risco por conta dos investimentos que as outras empresas tem feito na área de marketing, em virtude de entrar no mercado. O plano de permanência na região, pode ser proveniente de medo pelo desconhecido e de “sair da casa”, em função de não saber se a empresa terá sucesso ou não futuramente.

Mudança na estrutura comercial, de acordo com os planos de José.

Diante do estudo do caso da Fazenda São Pedro, em que houve um impasse sobre expandir ou não, podemos tomar o caminho pela decisão da expansão para além da Região de Ribeirão Preto, tendo como foco a Região da Grande São Paulo.

Entrar num mercado competitivo e novo como é esta região, exige-se muito trabalho e cuidado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com