TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FERMENTAÇÃO LÁTICA

Resenha: FERMENTAÇÃO LÁTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2013  •  Resenha  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 2

FERMENTAÇÃO

A fermentação do ponto de vista bioquímico é um processo anaeróbio de transformação de uma substância em outra, produzida a partir de microorganismos, tais como bactérias e fungos, chamados nesses casos de fermentos.

Há dois tipos de fermentação:

FERMENTAÇÃO AERÓBICA: ocorre na presença de oxigênio do ar, como por exemplo no ácido cítrico e na penicilina.

FERMENTAÇÃO ANAERÓBICA: ocorre na ausência de oxigênio, como por exemplo na cerveja, no vinagre, no iogurte e até em câimbras

FERMENTAÇÃO LÁTICA

É o tipo de fermentação que apresenta como produto final o ácido lático. É realizada por bactérias do leite por exemplo e pode ocorrer também nos músculos na ausência de oxigênio e grande esforço físico, gerando a fadiga muscular.

FERMENTAÇÃO ALCÓOLICA

È o tipo de fermentação que possui como produto final principal o álcool. É realizada por leveduras e tem baixo rendimento energético, para cada molécula de glicose fermentada.

FERMENTAÇÃO CÍTRICA

O ácido cítrico, largamente utilizados nas industrias de alimento, refrigerantes, medicamentos, tintas e outras, eram anteriormente extraído de frutos cítricos. Atualmente, é obtido por oxidação parcial aeróbica de hidratos de carbono (sacarose, principalmente) por ação de certos fungos, entre os quais Aspergillus niger, A. wentii, Mucor spp. etc.

FERMETAÇÃO BUTÍRICA

É a reação química realizada por bactérias anaeróbias, através da qual se forma o ácido butírico. Se produz, a partir da lactose ou do ácido láctico, ácido butírico e gás. É característica das bactérias do gênero Clostridium e se caracteriza pelo surgimento de odores pútridos e desagradáveis.

A fermentação butírica é a conversão dos carboidratos em ácido butírico por ação de bactérias da espécie Clostridium butyricumna ausência de oxigênio.

FERMENTAÇÃO ACÉTICA

Consiste na oxidação parcial, aeróbica, do álcool etílico, com produção de ácido acético. Esse processo é utilizado na produção de vinagre comum e do ácido acético industrial. Desenvolve-se também na deterioração de bebidas de baixo teor alcoólico e na de certos alimentos. É realizada por bactérias denominadas acetobactérias, produzindo ácido acético e CO2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com