TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FERRAMENTAS CONTABEIS QUE AUXILIAM NO CONTROLE DOS CUSTOS LOGÍSTICOS

Casos: FERRAMENTAS CONTABEIS QUE AUXILIAM NO CONTROLE DOS CUSTOS LOGÍSTICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  1.713 Palavras (7 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 7

FERRAMENTAS CONTABEIS QUE AUXILIAM NOS CUSTOS LOGÍSTICO

Julianna Fernandes Borges

João Paulo Andrade de Queiroz

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Curso (LOD0174) – Prática do Módulo I

06/05/2013

RESUMO

Será apresentada neste trabalho uma pesquisa realizada a campo em uma empresa situada na Rua Castelo Branco, n 629 – Cachoeirinha chamada Ictec Parceria e Soluções onde foi analisado o que esta ocorrendo atualmente na empresa, e coletada informações sobre As ferramentas contábeis que auxiliam no controle dos custos logísticos: Balanço, DRE, Escrituração. Feita assim, uma abordagem legal e administrativa a fim de buscar conteúdos dos processos da empresa. Conversamos com a subgerente da empresa onde foi coletado que as informações contábeis são de grande importância para o processo decisório, fornecendo informações financeiras e econômicas para a Ictec, de modo a proporcionar decisões acertadas e produtivas. O presente artigo tem como objetivo mostrar o papel das informações e suas ferramentas contábeis no processo decisório. Na Ictec as informações contábeis são processadas externamente, através de serviços terceirizados, e a sua área de custo é a mais importante na tomada de decisões gerenciais e o Balancete é o relatório contábil mais útil. Na Ictec as informações contábeis são mais utilizadas em decisões de investimentos e operacionais no processo de informações que auxiliam o processo decisório.

Palavras-chave: Processo decisório, Logística, Ferramentas contábeis.

1 INTRODUÇÃO

Conforme o que coletado da visita realizada na empresa Ictec Parceria e Soluções vimos que atualmente a empresa importa matérias para revenda como luvas, microscópios, soldagem etc. E como todas as empresas a Ictec tem sua gestão empresarial que possui características próprias. Neste mundo competitivo a administração deve ser direcionada por informações, e com isso a Ictec descreve que a logística e a contabilidade são os setores mais responsáveis por fornecer informações sobre a gestão de toda a sua organização. Assim as informações assumem relevância primordial na tomada de decisões, fornecendo analises temporais, avaliação para diversas circunstancia, envolvendo o patrimônio da empresa.

Uma das principais funções da logística consiste no controle e administração dos seus custos, deste modo a Ictec ressalta que a logística é um conjunto de planejamentos, operações e controles do fluxo de materiais, mercadorias e serviços. Assim, sistematizando e controlando desde a produção ate a entrega do produto, e por fim, em busca da satisfação do cliente. São analisados os custos com armazenagem, custos com estocagem, com transportes, tempo de entrega.

Com a globalização, temos maior competitividade, portanto atualmente é crucial um sistema ou um setor de gerenciamento envolvendo e analisando informações referentes aos custos, de modo que possa agregar valor ao negocio.

2 DENTRO DA ICTEC

Fizemos uma abordagem na empresa Ictec onde buscamos verificar o que esta ocorrendo na empresa atualmente em relação às ferramentas contábeis que os auxiliam nos controles dos custos logísticos e fomos acompanhados da subgerente onde primeiramente foi nos apresentada a empresa como um todo e foi explicado que desde sua fundação em 1995, a Ictec busca continuamente uma relação de parceria com seus clientes, fornecedores e colaboradores. O êxito dessa parceria requer uma compreensão sistêmica e a coesão mútua entre os envolvidos. Desde sua parceria, soluções, responsabilidade e qualidade todos na Ictec são responsáveis pela preservação destes valores que norteiam nosso estilo de atuação, de modo a adequar e viabilizar as mudanças impostas pela presença de novas tecnologias e por um mercado em permanente transformação.

Alicerçada nesse contexto, a Ictec preocupa-se constantemente em identificar a necessidade das indústrias do PIM, oferecendo produtos e serviços de alta tecnologia e qualidade reconhecida, voltados para atividades nos processos de controle de cargas eletrostáticas (ESD), soldagem, montagem e retrabalho em placas, gabinetes e subconjuntos eletroeletrônicos, inspeção óptica, embalagens e montagem final de produtos, inclusive na linha branca, telecomunicações e informática. O desafio é, acima de tudo, tornar-se uma empresa cada vez mais competitiva e a esta meta estabelece-se com a contribuição de seus parceiros para vencer os obstáculos de um mundo globalizado.

E assim busca cada vez mais recursos para sua sobrevivência, utilizam um conjunto de dados sistematizados e inteligíveis que auxiliam o processo decisório. Divididos por dois ambientes que são o externo e o interno, o ambiente externo obtém-se dados sobre a concorrência, necessidades de clientes, imagem empresarial, mercado etc. O ambiente interno tem um gerenciamento adequado aos negócios como lucros, resultados, eficiência, produtividade, desenvolvimento empresarial. Dentro desse ambiente a contabilidade surge para fornecer essas informações uteis aos gestores.

2.1 ABORDAGEM NO DEPARTAMENTO CONTABIL DA ICTEC

Direcionamos ao departamento contábil da Ictec e vimos que atualmente a contabilidade é um elemento essencial, visto que demonstra as necessidades e transformações econômicas pelas quais a Ictec passa. Assim, estas informações são distribuídas vias relatórios contábeis a todas as pessoas envolvidas com o processo de crescimento da empresa, para que a tomada de decisões seja executada de forma eficiente e consistente.

A forma como a Ictec utiliza as informações contábeis, permitem a classificação desta em duas categorias as Informações gerenciais: transmitem conteúdos que auxiliam os gestores em suas tarefas organizacionais, em especial, no processo decisório; as informações financeiras: transmitem conteúdo sobre os fenômenos econômicos da empresa.

2.2 DEMONSTRATIVOS CONTABEIS

Vimos também que o Balanço Patrimonial e a Demonstração Resultado do Exercício (DRE) fazem parte de um conjunto de relatórios que compõem as demonstrações contábeis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com