TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração E Suas Importantes Ferramentas Contábeis

Casos: Administração E Suas Importantes Ferramentas Contábeis. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  2.262 Palavras (10 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 – ABC.. 5

2.2 – RKW 5

3 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

Para uma organização ser bem sucedida em alcançar seus objetivos e satisfazer suas responsabilidades sociais, ou ambas as coisas, ela depende dos administradores e um bom planejamento. Se os administradores fazem bem seu trabalho, a organização provavelmente atingira suas metas.

E se as grandes organizações de uma nação realizam seus objetivos, a nação com um todo ira prosperar.

Para que uma organização flua então o administrador pode contar com ferramentas imprescindíveis, como os conhecimentos na utilização da contabilidade, os conhecimentos na utilização da matemática financeira e os custos de uma empresa como um todo.

Essas ferramentas quando utilizadas de maneira correta pelo gestor facilita muito o desenvolvimento da empresa. Fazendo assim com que ela alcance a excelência em um mercado tão competitivo.

2 DESENVOLVIMENTO

O conhecimento de custos de uma empresa funciona com um instrumento de análise, gerência e decisão, utiliza-se de suas demonstrações para o gerenciamento e planejamento estratégico, informar aos administradores a situação econômica – financeira da empresa, de modo a auxiliar na tomada de decisões. Esses subsídios são imprescindíveis para que o administrador atue com competência na execução da atividade operacional. Tendo por objetivo fornecer informações sobre a situação patrimonial e financeira da empresa aos usuários internos ou externos, apresentando a real situação da empresa. Pois assim o conhecimento de custos bem como a contabilidade consegue, detectar as melhores oportunidades de negócios possibilita obtenção de maior lucro, e a redução de despesas desnecessárias. Dando assim suporte nas tomadas de decisões administrativas das empresas.

Temos também alguns modelos de mensuração de custos como: GECON, ABC e RKW GECON:

O modelo Gestão Econômica começou a ser estruturado pelo Prof. Armando Catelli no final dos anos setenta vislumbrando a necessidade de adequação dos modelos da administração das organizações à realidade empresarial e também a ineficácia dos sistemas de contabilidade e de custos para o apoio do processo decisório.

O GECON é um modelo de atuação, que compreende um sistema de informação baseado em gestão por resultados econômicos, que visa mensurar o VEE (Valor Econômico da Empresa) a qualquer momento. Este modelo de gestão permite a simulação, o planejamento e o controle da atuação da entidade com base na evolução do valor adicionado.

O Sistema de Informação do GECON utiliza fundamentalmente conceitos e critérios que atendam às necessidades informativas dos diversos gestores da empresa para o seu processo de tomada de decisão específico e que impulsionam as diversas áreas a implementar ações que otimizam o resultado global da companhia. Uma preocupação básica do sistema é espelhar em termos econômico-financeiros o que ocorre dentro das atividades operacionais da empresa.

Tento assim;

• Processo de Geração do Lucro

• Responsabilidade pela Geração do Lucro

• Papel dos Gestores

• Informação para Gestão

• Aspectos Operacionais, Financeiros e Econômicos das Atividades

2.1 ABC

O Método, ou sistema ABS é uma técnica ou método contabilístico, desenvolvido por Robert Kaplan e Cooper em Harvard em meados da década de 80 sendo aplicado na contabilidade analítica com o objetivo de garantir uma correta imputação de todos os custos, incluindo os custos indiretos às atividades que estão na sua origem. A utilização do método ABC permite às organizações determinarem os custos associados a cada atividade, segmento, área ou produto (ou seja, a cada centro de custos) e, desta forma, avaliar a rentabilidade ou contribuição de cada centro de custos para a rentabilidade da empresa como um todo. Os custos são analisados, associando-se as atividades aos produtos ou serviços com base na procura por tais atividades pelo produto ou serviço durante o processo de produção. De fato, o método ABC demonstra a relação entre Recursos consumidos (o que foi gasto: água, energia, salários, matérias-primas, etc.), Atividades executadas (onde foi gasto: produção, informática, vendas, serviços pós-venda, etc.) e Objetos de Custo (para que foi gasto: produto A, Produto B, Atividade C, etc.). Enquanto nos métodos tradicionais utilizados na contabilidade analítica a alocação dos custos é efetuada através de critérios de rateios limitados (geralmente quantidade produzida ou vendida), no método ABC existe uma multiplicidade de critérios (denominados de direcionadores de custos a cada qual específico à atividade (custo) a que se relaciona. O direcionador de custos representa a causa do volume de recursos consumidos pela atividade.

2.2 RKW

Surgiu na Alemanha no começo do século XX e é uma variação do sistema de custeio por absorção integral. Essa diferenciação por absorção integral se dá pelo fato de que o RKW apropria também as despesas financeiras. O RKW é apresentado através da criação de centros de custos, determinados de acordo com o organograma. Nesses centros ou seções homogêneas, os produtos fabricados utilizam máquinas e equipamentos de forma equivalente. O fator homogeneidade é determinante para que se possa apropriar custos ocorridos ao produtos, por isso, quanto menor for a homogeneidade do centro, pior fica a possibilidade de distribuição dos custos.

A competitividade é a característica ou capacidade de qualquer organização em lograr cumprir a sua missão, com mais êxito que outras organizações competidoras. Baseia-se na capacidade de satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes ou cidadãos aos quais serve no seu mercado objetivo, de acordo com a sua missão específica, para a qual foi criada.

A competitividade é frequentemente vista no contexto da economia de mercado. Neste sentido, a competitividade empresarial significa a obtenção de uma rentabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com