TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo do escopo das ferramentas contábeis

Seminário: Estudo do escopo das ferramentas contábeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Seminário  •  1.256 Palavras (6 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Estudar o campo de aplicação da contabilidade significa saber onde ela é utilizada, ou seja, em que os contabilistas trabalham. O objetivo da contabilidade é o estudo e o controle do patrimônio e de suas variações visando ao fornecimento de informações que sejam úteis para a tomada de decisões econômicas.

Dentre as informações destacam-se aquelas de natureza econômica e financeira. As de natureza econômica compreendem, principalmente, os fluxos de receitas e de despesas, que geram lucros ou prejuízos, e são responsáveis pelas variações no patrimônio líquido. As de natureza financeira abrangem principalmente os fluxos de caixa e do capital de giro. Este trabalho tem como objetivo facilitar o entendimento da contabilidade e suas variações nos diversos campos de atuação.

ETAPA 1

O que é contabilidade?

A Contabilidade é uma ciência social, uma vez que estudam objetos, fenômenos e fatos resultantes de ações humanas, em particular aqueles que se traduzem na criação, manutenção e incremento das riquezas, isto é, do Patrimônio.

2.2. Quais os objetivos da Contabilidade? O objetivo principal da contabilidade, conforme sua estrutura conceitual básica, é o de permitir a cada grupo principal de usuários a avaliação da situação econômica e financeira de uma dada entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras.

Como foi dito, os usuários da contabilidade têm interesse nos dados das empresas. Esses dados, normalmente, são os elementos que constam dos relatórios contábeis (resumos periódicos e ordenados, por exemplo) que abrangem informações econômicas financeiras como as referentes ao patrimônio, ao capital, ás receitas ás despesas, ao fluxo de caixa, etc. 2.3. Quem são os usuários da Contabilidade? Via de regra, um usuário da contabilidade é qualquer pessoa (física ou jurídica) que tenha interesse em conhecer dados (normalmente fornecidos pela contabilidade) de uma dada entidade, seja ela uma empresa, órgão público ou mesmo uma pessoas ou grupo de pessoas (uma família, por exemplo). Os usuários podem ser internos (gerentes, diretores, administradores, funcionários em geral) ou externos a empresa (acionistas instituições financeiras, fornecedores, bancos, governo, sindicatos). Na verdade, funcionários são usuários internos que, pela contabilidade, sabem, por exemplo, se a empresa pode pagar seus salários e se eles têm espaço de crescimento nela. O campo de aplicação da contabilidade abrange todas as entidades econômicas administrativas, até mesmo as pessoas de direito público como a União, os Estados, os Municípios, as Autarquias etc. Enfim, os usuários da contabilidade são todos aqueles direta ou indiretamente que utilizam as informações fornecidas por ela, seja para acompanhar o desenvolvimento da empresa, seja para tomar decisões administrativas, econômicas ou financeiras, seja para conhecer as garantias que a empresa oferece para cumprir seus compromissos junto aos seus Clientes, Fornecedores e, principalmente, ao fisco.

2.4. Por que a Contabilidade é importante para toda empresa? A contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os em forma de relatório ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões.

ETAPA 2

Principais Conceitos da Contabilidade que envolva o Patrimônio

O Patrimônio é um conjunto de bens pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa. Compõe-se também de valores a receber, ou contas a receber. Por isso, na contabilidade esses valores a receber são denominados direitos a receber ou, simplesmente, direitos.

Em contabilidade, portanto, a palavra Patrimônio tem sentido amplo: por um lado, significa o conjunto de bens e direitos; por outro lado, inclui as obrigações. Para tanto, bens e direitos, não se pode identificar a verdadeira situação de uma pessoa ou empresa, é necessário evidenciar as obrigações (dívidas) referente aos bens e direito a serem pagas.

Patrimônio

Bens

Direitos

Obrigações

3.2.BENS

Bens, direitos e obrigações. Sob o ponto de vista contábil, pode-se entender como bens todos os objetos que uma empresa possui, seja para uso, troca ou consumo. Os bens podem ser classificados de várias maneiras, tendo em vista o interesse de quem os classifica. Capazes de satisfazer ás necessidades das pessoas e das empresas e suscetíveis de avaliação econômica. Esses bens podem ser:

✓ Tangíveis (têm forma física, são palpáveis): veículos, imóveis, estoques de mercadoria, dinheiro, móveis e utensílios, ferramentas e etc.

✓ Intangíveis: bens incorpóreos, isto é, não palpáveis, não constituídos de matéria (as marcas: Nike, Coca-Cola, etc.) e as patentes de invenção.

3.3.DIREITOS

Constituem direitos para a empresa todos os valores que ela tem a receber de terceiros (clientes, inquilinos etc.). Convém salientar que os Direitos podem se originar não só das vendas de mercadorias a prazo como também das vendas a prazo de outros bens ou serviços, ou em decorrência de outras transações, como aluguel de bens móveis ou imóveis, empréstimos de dinheiro efetuados a terceiros etc.

3.4.OBRIGAÇÕES

As obrigações são as dívidas que se tem com terceiros. Na Contabilidade, tais dívidas são denominadas obrigações exigíveis, isto é compromissos que serão reclamados e cujo pagamento será exigido na data do vencimento. No caso de um empréstimo bancário, você ou a empresa ficará devendo ao banco um empréstimo a pagar. Uma obrigação exigível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com