TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FHE - ENFERMAGEM

Exames: FHE - ENFERMAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  2.010 Palavras (9 Páginas)  •  7.165 Visualizações

Página 1 de 9

CONTEÚDO 8

1- Na evolução das práticas de saúde e na prática de enfermagem, o período pós-monástico foi caracterizado pela retomada da ciência, porém uma época pouco expressiva para a enfermagem. O hospital passa a ser um insalubre depósito de doentes, onde homens, mulheres e crianças coabitam as mesmas dependências, amontoados em leitos coletivo. Esta época retrata:

A - Os Anos Negros da Enfermagem e com mudanças importantes no papel da mulher na sociedade.

2- A Enfermagem surgiu com o desejo de manter as pessoas saudáveis, proporcionando conforto e proteção, garantindo sua sobrevivência, constituindo assim a imagem da enfermeira. No início da história do cuidar a prática cuidativa era assumido por mulheres que apresentavam desejo e habilidade para o cuidar. O conhecimento que essas mulheres desenvolviam e acumulavam sobre o cuidar era passado oralmente de geração para geração. Analisando este relato, a prática de saúde retratada é:

A - Instintiva, caracterizado pela prática do cuidar instintivo de conservação da raça.

3- Refletindo sobre a prática de enfermagem exercida historicamente a partir do cristianismo. O cristianismo exerceu enorme influência na ação de cuidar, pois valorizar o cuidado com os pobres e doentes, fez com que pessoas da nobreza, como reis e rainhas, se despojassem de seus bens para dedicar à caridade ou transformassem seus palácios em abrigos para os menos favorecidos.

Diante do texto acima, à prática de enfermagem retratada era praticada por:

C - Religiosas e abnegadas mulheres que dedicavam suas vidas à assistência aos doentes.

4- As práticas do cuidar foram sofrendo transformações no decorrer dos anos, se transformando para que hoje tivéssemos uma prática voltada para a humanização e o cuidado individualizado e sistematizado. Umas das práticas que vivenciamos no passado é a PRÁTICA DE SAÚDE DO ALVORECER DA CIÊNCIA.

A característica principal dessa fase é:

A - Aborda a relação mística entre as práticas religiosas e as práticas de saúde primitivas desenvolvidas pelos sacerdotes nos templos. Este período corresponde à fase de empirismo, verificada antes do surgimento da especulação filosófica que ocorre por volta do século V a.C.

CONTEÚDO 9

1 - Ao final do século XIX, apesar de o Brasil ainda ser um imenso território com um contingente populacional pouco e disperso, um processo de urbanização lento e progressivo já se fazia sentir nas cidades que possuíam áreas de mercado mais intensas, como São Paulo e Rio de Janeiro.As doenças infecto-contagiosas, trazidas pelos europeus e pelos escravos africanos, começam a propagar-se rápida e progressivamente.A questão saúde passa a constituir um problema econômico-social. Para deter está escalada que ameaçava a expansão comercial brasileira, o governo, sob pressões externas, assume a assistência à saúde através da criação de serviços públicos, da vigilância e do controle mais eficaz sobre os portos, inclusive estabelecendo quarentena. Revitaliza através da reforma Oswaldo Cruz introduzida em 1904, a Diretoria-Geral de Saúde Pública, incorporando novos elementos à estrutura sanitária, como o Serviço de Profilaxia da Febre Amarela, a Inspetoria de Isolamento e Desinfecção e o Instituto Soroterápico Federal, que posteriormente veio se transformar no Instituto Oswaldo Cruz.Mais tarde, a Reforma Carlos Chagas (1920), numa tentativa de reorganização dos serviços de saúde, cria o Departamento Nacional de Saúde Pública, Órgão que, durante anos, exerceu ação normativa e executiva das atividades de Saúde Pública no Brasil.A formação de pessoal de Enfermagem para atender inicialmente aos hospitais civis e militares e, posteriormente, às atividades de saúde pública, principiou com a criação, pelo governo, da Escola Profissional de Enfermeiros e Enfermeiras, no Rio de Janeiro, junto ao Hospital Nacional de Alienados do Ministério dos Negócios do Interior. Esta escola, que é de fato a primeira escola de Enfermagem brasileira, foi criada pelo Decreto Federal nº 791, de 27 de setembro de 1890, e denomina-se hoje Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, pertencendo à Universidade do Rio de Janeiro - UNI-RIO.

O texto mostra o início do processo de formação dos profissionais de enfermagem, abaixo algumas escolas de enfermagem, EXCETO:

C- Escola Nightingale em 1877 sendo as primeiras enfermeiras diplomadas começando a prestar serviços a domicílio em New York. As escolas deveriam funcionar de acordo com a filosofia da Escola de Florence Nightingale.

2- Em relação a educação de enfermagem no Brasil, a escola de Enfermagem "Alfredo Pinto" é a mais antiga do Brasil. Na data de 1890 foi reformada por Decreto de 23 de maio de 1939. O curso passou a três anos de duração e era dirigida por enfermeiras diplomadas. Foi reorganizada por Maria Pamphiro. Outras escolas foram surgindo e reformulando a educação na enfermagem.

Assinale a alternativa que cita a escola que não compõe a história da educação de Enfermagem no Brasil:

D- Escola de Enfermagem Carlos Gomin Junior

CONTEÚDO 10

1 - A Guerra da Criméia foi uma disputa entre a Rússia e as forças aliadas da França, Inglaterra e Turquia, na Península da Criméia. Florence ofereceu seus serviços e em questões de poucas semanas recrutou candidatas e partiu para o campo de batalha e foram designadas para a base militar de Scutari. As condições sanitárias desse hospital eram as piores possíveis, com excesso de feridos, muitos deitados no chão, poucos sanitários, falta de suprimento para alimentação ou higiene e escassez de roupa e material. Sua contribuição foi importante para a melhoria das condições do cuidar, como:

I - Na guerra a mortalidade era de 40%, diante disto atentou-se na organização do ambiente.

II - Florence conseguiu 38 voluntárias – leigas e religiosas

III – Soldados a respeitavam pelo conforto que lhes oferecia.

IV- Redução da mortalidade para 2%

V- Imortalizada como “DAMA DA LÂMPADA”

Está

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com