TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO DE MATERIAL

Exames: FICHAMENTO DE MATERIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo

O texto é o prefácio do livro Limites do crescimento, onde é relatado um estudo sobre os limites do nosso planeta, em que os autores comentam os resultados de várias simulações de crescimento e desenvolvimento global, simulados por um computador, produzindo vários cenários alternativos. Neste estudo simularam vários cenários onde diferentes quantidades de recursos, diferentes níveis de produção agrícola, controle da natalidade e uma efetiva proteção ao ambiente. Agora passados 30 anos analisam comentam que embora tenhamos mostrado alguns progressos, incluindo novas tecnologias, novas instituições, e uma nova consciência dos problemas ambientais, os autores são muito mais pessimistas do que eram em 1972. Eles firmam que a humanidade tem desperdiçado a oportunidade de corrigir nosso rumo atual ao longo dos últimos 30 anos, eles concluem que muito deve mudar no mundo para se evitar as graves consequências da superação, no século 21.

Alertam para a finitude dos recursos e pouco cuidado com os recursos naturais, além do tratamento pouco humano dispensado para a terra, advertindo que a produção, cada vez mais descontrolada para saciar as necessidades, esgota os recursos e contribui para a degradação, porque a preocupação está focada apenas em suprir. Discursos sobre o crescimento sustentável repercutem por todo o globo, porém as grandes nações que mais produzem, mais exploram e consequentemente as que mais emitem agentes poluentes, continuam aumentando a degradação.

Os autores observam que neste período de trinta anos, muito do que foi previsto não se concretizou, porém há sim a necessidade de se ajustar os padrões de consumo e produção, no sentido de contribuir para a sustentabilidade. Comentam publicação de Wackernagel, que em estudo realizado em 1999, já afirma que a humanidade já havia ultrapassado em 20% a capacidade da Terra.

Concluem fazendo um alerta que com palavras e pouca ação não conseguiremos nos manter e alertando que no decorrer dos próximos 30 anos, se não for feito uso da tecnologia disponível para reduzir poluição e degradação, talvez não tenhamos mais 30 anos para analisar no próximo encontro. A previsão é pessimista e estranhamente realista, porque todos tem o conhecimento de que a humanidade explora os recursos muito além da capacidade de reposição, o planeta já está muito além de seu limite e que o caos pode estar mais próximo do que podemos prever.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com