TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO OS SUBTENDIDOS DAS CHARGES

Por:   •  19/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade de Brasília

Disciplina: Português Instrumental I

Fichamento

SILVA, Maria de Fátima da; PRADOS, Rosália Maria Netto. Os subentendidos das charges. São Paulo: Revista Interfaces, n° 2, 2010.

Palavras-Chave

Citações

Considerações sobre o discurso

“O discurso é o ponto de articulação dos processos ideológicos e dos fenômenos linguísticos. De acordo com Brandão (2004), a linguagem enquanto discurso não constitui um universo de signos que serve apenas como instrumento de comunicação ou suporte de pensamento, a linguagem enquanto discurso é interação, é um modo de produção social, não é neutra, inocente nem natural, por isso é o lugar privilegiado de manifestação da ideologia. ” (SILVA e PRADOS, 2010, p. 61).

Gêneros textuais

“De acordo com Marcuschi (2005), os gêneros textuais são fenômenos históricos vinculados à vida cultural e social, entidades sócio-discursivas que contribuem para ordenar as atividades comunicativas do dia-a-dia. Atualmente existe uma grande quantidade de gêneros textuais que surgem juntamente com a necessidade das atividades sócio-culturais e na relação com as inovações tecnológicas, diferentemente das sociedades anteriores que tinham somente a comunicação escrita. ” (SILVA e PRADOS, 2010, p. 63).

A intertextualidade da charge

“De acordo com Romualdo (2000), o termo charge é proveniente do francês “charger”, significa carregado, exagerado, se fundamenta como uma espécie de crônica humorística tem caráter crítico, provoca o hilário, o qual é conseguido por meio do exagero. O gênero charge articula a linguagem verbal e a não verbal. Sua caracterização se volta para um texto visual humorístico e opinativo, que faz crítica a um personagem ou acontecimento específico. ” (SILVA e PRADOS, 2010, p. 63).

“De acordo com Maingueneau (2002), é possível compreender o processo dos enunciados que permitem a transmissão de conteúdos implícitos. Esses implícitos evidenciam o confronto do enunciado com o contexto de enunciação, que é denominado subentendido. ” (SILVA e PRADOS, 2010, p. 64).

“O contexto é de grande importância para a compreensão da caricatura e da charge, pois o efeito só é alcançado se o referente for conhecido e também as demais circunstâncias. ” (SILVA e PRADOS, 2010, p. 64).

“Pode-se considerar que o humor é outro traço básico importante nos textos chárgicos. Os traços apontados revelam a capacidade de um bom chargista, pois usando sua criatividade, depois de observar com muita inteligência e analisar o acontecimento, constrói um texto crítico, contundente e revelador. ” (SILVA e PRADOS, 2010, p. 65).

“[...] a charge que é um gênero textual visual, podendo ser verbal, tem um discurso que pode estar subentendido, cabendo ao leitor saber interpretá-lo por meio de seu conhecimento prévio que também envolvem questões intertextuais e polifônicas. ” (SILVA e PRADOS, 2010, p. 66).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com