TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO SABER CUIDAR

Por:   •  27/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.013 Palavras (5 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 5

Faculdade AGES [pic 1]

de Medicina

Lais Lisboa Bomfim

SABER CUIDAR: ética do ser humano – compaixão pela Terra

Fichamento apresentado ao colegiado do curso de Medicina como um dos pré-requisitos para a obtenção de nota parcial do módulo Abrangência das Ações e Saúde.

CRITÉRIOS

VALOR MÁXIMO

VALOR OBTIDO

FORMATAÇÃO (capa, espaçamento, margem, etc)

1,0

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

1,0

CITAÇÕES DIRETAS

1,0

TEXTO DISSERTATIVO (construção própria do estudante, relação com as citações selecionadas)

7,0

TOTAL

10,0

Jacobina

Setembro de 2018

1. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

BOFF, Leandro. Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra. 20 ed. Petrópolis, RJ: Verozes, 2014.

2. CITAÇÕES REPRESENTATIVAS

“No cuidado se encontra o ethos fundamental humano. Quer dizer, no cuidado identificamos os princípios, os valores e as atitudes que fazem da vida um bem-viver e das ações um reto agir.” (p.1)

“Analisando com mais profundidade, descobrimos por detrás do edifício da modernidade cientifico-técnico o funcionamento de uma determinada filosofia: o realismo materialista.”(p.8)

“Sem o cuidado, ele deixa de ser humano. Se não receber cuidado, desde o nascimento até a morte, o ser humano desestrutura-se, definha, perde o sentido e morre.” (p.13)

“Com razão, o grande poeta latino Horácio (65-8 aC) podia finalmente observar:- o cuidado é o permanente companheiro do ser humano.” (p.43)

“O modo-de-ser-no-mundo exclusivamente como trabalho pode destruir o planeta.” (p.49)

“Quando um acolhe o outro e assim realiza a coexistência, surge o amor como fenômeno biológico.” (p.57)

“Não tem cuidado com os empobrecidos e excluídos quem não os ama concretamente e não se arrisca por sua causa.” (p.77)

“A doença significa um dano a totalidade da existência.”(p.78)

“Acresce ainda que a saúde não é um estado, mas um processo permanente de busca de equilíbrio dinâmico de todos os fatores que compõem a vida humana.”(p.79)

“A cura integral do ser humano é tão importante que demanda um prolongamento da nossa reflexão anterior.” (p.80)

3. TEXTO CRÍTICO

No livro Saber Cuidar, Leonardo Boff traz a importância do “cuidado” na vida das pessoas em várias dimensões, assim como no local em que elas habitam, além das consequências que a ausência desse cuidado pode gerar. Ele traz a perspectiva de que o cuidado nada mais é do que atitudes positivas na esfera social, o amor ao próximo, ao planeta terra, a espiritualidade, a criação de elos mais sólidos entre as pessoas, assim, evitando o surgimento de uma sociedade solitária e individualista, fato que eu concordo bastante.

O cuidado é visto como inerente ao homem, caso esse não consiga mais senti-lo, nem o praticar em nenhum aspecto da sua vida, ele deixa de ser humano. Não só apenas um cuidado com o outro, com a família, a ecologia, mas até mesmo com um empreendimento, com o seu trabalho, suas tarefas, consigo mesmo. Portanto, conseguimos compreender que esse cuidado está intrínseco em nós, mesmo que em muitas circunstancias ele esteja adormecido. O livro traz uma fabula-mito de Higino sobre o cuidado, mostrando as astros e o próprio cuidado como peças fundamentais na formação da essência do ser humano: traz Júpiter como criador e doador de espirito, e a deusa Terra como doadora o “corpo”.

O livro aborda, de forma indireta, a crise que boa parte de nós seres humanos iremos nos deparar, a qual não é uma crise econômica, nem crise regional, conjuntural e sim uma crise da vida, da nossa própria existência em relação a terra. Traz-nos um sentimento de angustia perante a leitura, o que de certa forma é algo benéfico, pois nos faz refletir e buscar sermos melhores em nossas atitudes na esfera social em que convivemos.

Boff faz brotar em nós a consciência de que “terra” e “humanidade” é uma única unidade, e não coisas distintas. É preciso que haja um cuidado especial ao planeta, a tudo que o compõe e habita, porque reflete instantaneamente em nós, somos nós. A partir do momento que passarmos a sentir que somos verdadeiramente Terra, iremos ter mais firmeza ao tocar o chão, mais sensibilidade com essa, teremos as mais diversas sensações de forma intensificada, como jamais sentida antes: uma simples chuva nos tocando, o canto dos pássaros. O livro mostra claramente que ser Terra é saber contemplar verdadeiramente os prazeres que essa Mãe nos oferece.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (98.9 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com