TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILOSOFIA APLICADA A EDUCAÇÃO

Pesquisas Acadêmicas: FILOSOFIA APLICADA A EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 4

FILOSOFIA APLICADA A EDUCAÇÃO

“O Pensador” de Auguste Rodin

Auguste Rodin foi registrado como Français René Rodin e suas primeiras esculturas foram feitas na cozinha de sua mãe, com massas que ela usava para fazer pão. Rodin conquistou fama na vida, e suas esculturas chegaram a ser as mais apreciadas no mercado de arte europeu e americano. Nasceu em Paris, 12 de novembro de 1840 e faleceu em 17 de novembro de 1917, encontra-se sepultado no museu Rodin, Ilha de França. Uma de suas principais obras foi “O Pensador”, em bronze, foi criada em tamanho reduzido em 1880, mas em 1904 Rodin decidiu ampliá-la para 1,80.

Numa breve reflexão sobre o significado desta obra, é impossível escapar a pergunta: em que pensa o pensador? Aquela imagem de meditação profunda, talvez ele pense na natureza dos próprios pensamentos, pois pensar é um ato que advém da alma e não apenas da inteligência. Na verdade, pensar é muito mais que raciocinar. Ele diz que aquele que pensa eleva-se a um patamar muito acima do mundo físico e mesmo intelectual. Retrata um homem em meditação soberba, lutando com uma poderosa força interna.. O Pensador originalmente procurava retratar Dante em frente dos Portões do Inferno, ponderando seu grande poema. A escultura está nua porque Rodin queria uma figura heroica à la Michelangelo para representar o pensamento assim como a poesia. Talvez ainda, o convite deste pensador seja o retorno ao universo imenso e encantador da alma, onde a poesia e a arte preenchem o espirito, onde o sentido da vida se resume ao verdadeiro sentir na mais profunda emoção humana e dos sentimentos e a reflexão sobre os pensamentos mais profundos.

A filosofia distingui-se de disciplinas como história ou a física por apresentar poucos resultados consensuais: a maioria dos problemas centrais da filosofia continua em aberto. É importante compreender o que significa dizer que a maioria desses problemas existem.

Em primeiro lugar: não significa que não há resultados,claro que há, as diferentes ideias defendidas pelos diferentes filósofos. Em segundo lugar, não há resultados consensuais em filosofia, também os há, no sentido em que consiste sobretudo em resultados negativos ou transversais. Em terceiro lugar, defender que a filosofia é fundamentalmente uma disciplina em aberto. Desprezando resultados como os das ciências, que nos permite andar de avião, curar doenças ou compreender a estrutura de um átomo. É importante declarar desde já que o caráter aberto a filosofia em nada diminui o seu valor cognitivo ou social, a sua seriedade acadêmica ou escolar, ou a sua importância existencial.

A filosofia é uma disciplina especulativa, que lida com problemas que ninguém sabe resolver. Está realidade não é apenas difícil de aceitar porque as instituições de ensino estão sobretudo vocacionadas para transmitir o conhecimento já feito aos estudantes, tais resultados de modo a que este possa compreende-los e passe a domina-los. A filosofia da educação é uma reflexão sobre os problemas que surgem no ato de educar, pois a educação, enquanto prática social, deve responder aos anseios humanos de aperfeiçoamento do homem e da sociedade. Para que haja educação é necessário que o indivíduo, além de dominar certos conteúdos, que no caso são normas sociais e valores culturais, venha a compreendê-los

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com