TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FINANÇAS EMPRESÁRIAIS

Pesquisas Acadêmicas: FINANÇAS EMPRESÁRIAIS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  1.316 Palavras (6 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 6

FINANÇAS EMPRESÁRIAIS

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em adminstração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Administração Orçamentária, Administração Financeira, Matemática Financeira, Direito Tributário, Teoria Econômica

Prof. Thiago Nunes Bazoli, Fábio Proença, Helenara Regina Sampaio, Janaína Vargas Testa,Regina Lúcia Sanches Malassise.

Itaberaba

2012

INTRODUÇÃO

Ao iniciar uma empresa, ou até mesmo, ingressar em um novo segmento de negócio é imprescindível, antes da sua execução, pesquisar sobre o ramo o qual pretende seguir, e realizar um planejamento financeiro envolvendo suas principais etapas orçamentárias para direcionar o negócio e trabalhar de forma objetiva. Neste trabalho individual, serão abordados de modo conciso, conceitos de planejamento financeiro; características e fundamentos, demonstrativo orçamentário; demonstrativo do resultado do exercício projetado; fluxo de caixa projetado, a necessidade de se cruza o planejamento com a execução real e suas medidas corretivas, ferramentas de análise de investimentos; valor presente líquido; taxa interna de retorno; payback descontado; índice de lucratividade líquida, custo de capital - custo médio ponderado de capital; financiamentos, empréstimo e leasing. Assim como, os princípios básicos do valor do dinheiro no tempo; valores presente e futuro; séries uniformes de pagamentos e de desembolsos, tributos; fato gerador; competência; alíquota, siglas ICMS, PIS, COFINS, IR, CSLL. E baseado nas expectativas econômicas, ver qual é a perspectiva para o setor de móveis, e sua tendência fazendo-o uma simples análise dos cálculos para verificar se é vantajoso ou não, investir no setor de móvel.

DESENVOLVIMENTO

Segundo pesquisas realizadas em sites de administradores e livros das disciplinas do semestre, o planejamento financeiro é um aspecto importante para o funcionamento e sustentação da empresa, porque fornece roteiros para dirigir, coordenar e controlar suas ações na consecução de seus objetivos. O orçamento financeiro é a expressão quantitativa de um plano de ação proposto pela administração por um período específico que pode ser tanto anual ou não. Assim, abrange todas as fases das operações para um período futuro definido. É a expressão formal das políticas, planos, objetivos e metas estabelecidas pela alta administração para a empresa e também para suas subdivisões.

Em suas etapas, planeja-se o desempenho geral da empresa, assim como o de suas subunidades, fornecem estrutura de referência, análise de variações do plano e, se preciso aplica medidas corretivas. O planejamento orçamentário é elaborado de acordo com a estratégia da empresa; ambos devem estar intimamente sintonizados. Pode haver análise estratégica de curto e longo prazo que estão relacionados aos orçamentos com iguais períodos.

No orçamento geral são desenvolvidas tabelas interligadas, partindo inicialmente da tabela 1(um), receita/vendas, que é a principal, e dará sequência as demais tabelas. A partir das realizações destas, é que faremos a DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercícios Projetado) onde, saberemos se as ações feitas deram lucro ou prejuízo. Após ter lançados todos os dados na DRE, inicia-se o fluxo de caixa. Mas, é importante que antes da sua elaboração, tenha-se um controle de contas a pagar e contas a receber, em que leve em consideração os prazos de pagamentos e de recebimento adotados. O fluxo de caixa consiste na projeção de entradas e saídas de recursos financeiros em um determinado caixa. Assim, o administrador pode prevê qual vai ser o saldo em caixa de cada período orçado e, determinar a previsão de recebimento e desembolso de capital. Com as informações extraídas que pode ajudá-lo a equilibra o caixa de uma empresa, podendo identificar deficiência de recursos monetários com antecedência, facilitando, a busca de empréstimos a juros menores e, até mesmo, projetar investimentos com antecipação.

Para aceitação dos seus projetos, o fluxo de caixa deve ser analisado. Diante disto, são consideradas algumas ferramentas de gestão que serve para avaliação dos investimentos, como payback, valor presente líquido, taxa interna de retorno, que decide o orçamento de capital.

O payback é uma ferramenta utilizada como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com