TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FISIOLOGIA APLICADA A ATIVIDADE MOTORA

Por:   •  5/1/2020  •  Trabalho acadêmico  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 3

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

        

FISIOLOGIA APLICADA A ATIVIDADE MOTORA

PALMAS/TO

2019

1 INTRODUÇÃO

No período de 12 a 15 de setembro de 2019, a Escola de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Mello, localizada no Aureny III, em Palmas/TO, sediará os jogos escolares da juventude na modalidade handebol, nos gêneros masculino e feminino, categoria de 12 a 14 e de 15 a 17 anos.

Ao observar os jogos, foi verificado que o Handebol é um esporte coletivo que se utiliza basicamente de habilidades motoras simples, como correr, saltar e arremessar, portanto de fácil aprendizagem para crianças e adolescentes.  

Em uma equipe de Handebol podemos ter quatorze (14) jogadores, sendo sete (7) jogando e sete (7) suplentes. Dos sete (7) que estão jogando temos: um (1) goleiro, três (3) armadores, dois (2) extremos e um (1) pivô. Neste jogo todos participam no ataque e na defesa e as substituições são ilimitadas.


2-MATERIAIS E MÉTODOS

Os jogos foram observados no período matutino e vespertino. Utilizou-se celular para fazer filmes e fotos. Foram realizadas anotações.

3-RELATÓRIO DE JOGO

O primeiro  jogo que observamos foi no dia 12 de setembro de 2019; nesse dia aconteceu o jogo classificatório entre os times  EEGII Deputado José Alves  de Araguaína-TO  contra  Fernando Pessoa de Parauapebas- PA. Tais equipes se encaixam  ma faixa etária de 12 a 14 anos de idade.

O jogo iniciou as 15:15, o primeiro tempo d0 jogo foi bastante truculento, ouve  momentos  de muita exaustão dos atletas, notei que sofrem muita pressão por parte de seus treinadores, então se encerra o primeiro tempo, com o placar de PA-12 x TO-4.

Os atletas tiveram um pequeno intervalo de 10:00 minutos, durante esse intervalo os treinadores conversam com suas equipes e apontam as falhas que  ocorreram durante o jogo e assim tentam não cometer novos erros, os atletas descansam, toma água para voltarem a partida.

Após o intervalo inicia o segundo tempo, e como de costume também foi bastante  truculento, posso dizer bem violento. O jogador de numero 4 do time do TO foi expulso, por fazer 3 faltas seguidas, e assim o time fica desprovido de  1 jogador,  e é ai que a partida fica mais acirrada, e assim o segundo tempo se encerrou  co o placar PA-25 x TO-9.

Com isso o time de Parauapebas-PA se classifica para a próxima etapa.

No dia 15 de setembro estivemos novamente assistindo os jogos dessa vez eram as finais dos Jogos Escolares da Juventude, e nesse jogo o time de Parauapebas-PA  estava competindo o titulo daquela categoria essa disputa também foi bem acirrada, mudando o placar nos últimos minutos para o termino do jogo, a equipe do PA vence com o placar de 26 x 23.

E não vou negar que foi realmente merecedor, pois os atletas se encontravam  exaustos, vários saíram machucados  (literalmente carregados) com muitas dores, porem muito felizes com o seu novo titulo de campeão e apesar do cansaço  era nítida a felicidade em seus rostos.

        

4 HABILIDADES MOTORAS

Observamos que as habilidades motoras utilizadas pelos atletas são bem especificas para a modalidade de jogo. Tais como:

-Habilidades locomotoras: correr e saltar;

-Habilidades estabilizadoras: equilibrar e rolar;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (94.1 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com