TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia Aplicada

Por:   •  24/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  762 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

TRABALHO DE FISIOLOGIA APLICADA

PROF ° IRACEMA

UNIP

LIMEIRA / 2014

Alunos:

Djalma RA:

Elaine RA:B999EJ-8

Julio RA: C0098i-9

Marcia RA:

[pic 2]

Introdução

Existem em nosso corpo uma região muito importante que é chamada de Sistema Nervoso Central, essa região é capaz de fazer com que todo o organismo se mantenha funcionando 24 horas por dia, sem ele o indivíduo não existe, porque sem ele não existe vida no ser humano.  Como nada no corpo humano ou de qualquer outro ser vivo é totalmente independente, ele necessita de algumas células importantes para funcionar e continuar trabalhando. Vamos falar sobre os Neurônios. Um corpo celular que pode ser pequeno e alongado que possui Axônio, Corpo Celular e Dentritos. A sua função é básica e muito importante, ele é capaz de receber e gerar potenciais de ação para uma determinada resposta que o organismo esteja precisando. Um exemplo disso é quando queremos movimentar nosso braço, isso só acontece por que um Neurônio está estimulando uma ação na musculatura para tornar isso possível.

Funcionamento dos Neurônios

O Neurônio é capaz de gerar um potencial de ação, mas para isso é preciso ocorrer algumas modificações no seu interior. A primeira delas é quando os Dentritos recebem estímulos para uma determinada ação. O Corpo do Neurônio é quem vai gerar um impulso elétrico com cargas negativas próximas a -55V. Após o impulso ser emitido, a Bainha de Mielina é quem vai fazer o transporte para ocorrer as Sinapses que serão repassadas até chegar ao seu local de destino.

Sinapses Elétricas

São caracterizadas por canais de conduzem eletricidade de uma célula para a próxima. A maior parte dessas sinapses consiste em pequenas estruturas tubulares protéicas, que permite o movimento livre de íons no interior da célula para o interior de outra. É através dessas junções que os potenciais de ação são transmitidos de uma fibra muscular lisa para a próxima no músculo visceral, e de uma célula muscular cardíaca para a próxima no músculo cardíaco.

Sinapses Químicas

Quase todas as sinapses utilizadas para transmissão do sinal no sistema nervoso central dos humanos são sinapse química. Nesta estrutura o primeiro neurônio secreta no seu terminal uma substancia química chamada de neurotransmissor, este por sua vez, atua em proteínas receptoras presentes na membrana do neurônio subseqüente, para promover excitação ou inibição de maneira a modificar a sensibilidade desta célula. Para que isso ocorra são mais de 40 substâncias neurotransmissoras importantes, as mais conhecidas são: acetilcolina, noradrenalina.

Objetivo

O objetivo deste trabalho é conhecer um pouco sobre os Neurônios e divulgar informações importantes de como ocorre um potencial de ação, e o que um medicamento específico como o Tofranil, pode fazer algumas alterações em alguns Neurônios.

Desenvolvimento

Substância: cloridrato de imipramina (TOFRANIL).

O que essa substância faz?

O cloridrato de imipramina é um medicamento que é utilizado por pessoas como um antidepressivo. Estado de pânico, mudanças de humor constante e incontinência urinária em crianças de 5 anos ou mais podem ser tratados com essa substância. A imipramina faz com que a quantidade de mensageiros químicos, Noradrenalina e Serotonina aumentem e com isso durem mais tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (88.4 Kb)   docx (39.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com