TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FLORAIS DE BACH

Trabalho Universitário: FLORAIS DE BACH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  2.831 Palavras (12 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 12

Mario Galdino Vieira

Curso: Terapia Floral de Bach

Instituto Ahau

Instrutora: Simone Filkauskas Sequeira

Terapeuta Floral

Capão Bonito 09 Dezembro 2013

Dr. Bach: sua história, suas descobertas

Por: Mario Galdino Vieira

Dr. Bach e a quebra de paradigmas

Analisando a obra do Dr. Bach, médico inglês, nascido em 24 de Setembro de 1886, em Moseley, uma vila perto de Birmingham, na Inglaterra, o conceito e a filosofia que estão por trás de suas descobertas, conclui-se que ele foi uma pessoa à frente de seu tempo e que soube ouvir o chamado de sua voz interior. Dr. Bach era um homem extremamente intuitivo, mas também era um homem muito estudioso e dedicado ao trabalho de cura, seja como médico alopata, cirurgião, homeopata ou herbalista, como ele gostava de ser chamado após suas descobertas com essências florais.

Edward Bach nasceu em uma das regiões da Grã Bretanha que abrigou, no passado longínquo, uma cultura ancestral, a antiga cultura celta, guardiã de uma tradição espiritual. Suas lendas falam de um povo que tinha uma percepção direta das forças espirituais e dos fenômenos da natureza.

Ele começou sua carreira médica como alopata, num Pronto Socorro de Londres (Casualty House Surgeon). Durante a 1ª Guerra mundial, ele foi responsável 400 leitos no University College Hospital. Logo, Dr. Bach passou a trabalhar como bacteriologista, numa época em que a medicina avançava em grandes estudos sobre imunologia. Pasteur e outros grandes cientistas já haviam aberto as portas para esta nova técnica de cura e acreditava-se que bacteriologia e imunologia eram as chaves para a saúde mundial e o futuro da medicina.

Em 1919, Dr. Bach ingressou no Hospital Homeopático de Londres, trabalhando como patologista (especialidade da medicina que estuda as doenças e as alterações que elas provocam no organismo), não como homeopata. Até então, suas vacinas eram administradas através de injeções subcutâneas. Ao tomar contato com a obra de Hahnemann, ele mudou o modo de preparo de sua vacina, para que elas pudessem ser administradas oralmente. Nesta época, Dr. Bach estava muito entusiasmado com as idéias de Hahnemann e acreditava que a alopatia e a homeopatia tomariam rumos convergentes, ou seja, o caminho que ele estava seguindo.

Em 1917, aos 31 anos, Dr. Bach sofreu uma forte hemorragia. Foi operado e deram-lhe 3 meses de vida. Durante o período em que se recuperava da cirurgia e, já sabendo de seu estado crítico, Dr. Bach resolveu continuar suas pesquisas, a fim de terminá-las antes de sua morte. Trabalhou dia e noite, sem perceber o tempo que se passava, até que se viu mais forte e saudável do que jamais fora. E este foi mais um elemento em sua vida que lhe mostrou o caminho que deveria percorrer: a paixão, seja ela por alguém ou um propósito nos faz fortes e livres de doenças.

Enquanto ele fazia estas pesquisas, o mundo via o fim da 1ª Guerra Mundial em 1918. Neste mesmo ano, entre setembro e novembro de 1918, a gripe espanhola atacou o planeta inteiro e deixou mais de 20 milhões de mortos, 1% da população da época. É provável que ele tenha se questionado: por que no meio a uma infecção tão poderosa, uma parte da população sucumbe, enquanto a outra parte continua saudável? Com tantos infectados, por que alguns continuavam intactos. Sua experiência clínica já havia demonstrado que a diferença de atitude emocional de seus pacientes influenciava o prognóstico. A homeopatia oferece um retrato mais fiel da saúde e da doença no ser humano, porque ela considera também o estado mental do paciente. E este fato levou Dr. Bach a abraçar esta área da medicina.

Na década de 20, Dr. Bach era um médico reconhecido, trabalhando com uma equipe de assistentes. Desenvolveu os 7 nosódios de Bach, que eram usados para tratar diferentes doenças. Neste processo, ele percebeu que algumas características (físicas ou mentais) dos pacientes 'combinavam' com determinado nosódio. Dr. Bach conseguia distinguir qual o nosódio que faria efeito para determinado paciente, simplesmente conversando com ele. Este fato mostra que ele já começava acrescentar ao exame de um paciente, observações sobre seu temperamento. A idéia de que existia uma associação entre personalidade e fatores físicos começava a surgir, mesmo porque, sendo isso uma indicação dada por Hahnemann. Dr. Bach queria entender o ser como um todo e escreveu que o objetivo do médico deveria ser mais do que a cura, a prevenção às doenças. Para ele era claro que o corpo humano não poderia se transformar num campo de batalha para a medicina. Em um discurso feito para a Sociedade Homeopática, em 1920, Dr. Bach já demonstra certa crítica à maneira como as vacinas estavam sendo usadas: o médico queria um remédio fácil de ser prescrito, enquanto os laboratórios queriam fabricar remédios em grande escala e vendê-los. A idéia de que a saúde/doença estava ligada ao temperamento se tornava mais forte e presente em seus trabalhos.

Ao abandonar sua carreira em Londres, em busca de novos remédios, ele já se sentia extremamente insatisfeito com a medicina ortodoxa e acreditava que a homeopatia era a fórmula mais atraente de cura. Ele atendia ao chamado de seu desenvolvimento espiritual. De qualquer maneira, acompanhando o desenvolvimento de sua carreira: Alopata - bacteriologista - imunologista - homeopata - remédios florais - fica claro que seu percurso foi em direção ao sutil e à sensibilidade.

Considerações sobre suas crenças espirituais e Escolas que ele, possivelmente, tenha se inspirado

Pouco se pode dizer, uma vez que não há nada escrito sobre a religião ou a filosofia que ele seguiu. Mas, em seus escritos, destacam-se referências a Buda, Cristo, Grandes Mestres, Fraternidades. Ainda em seus escritos lê-se Eu Superior, Guia Divino, Imortalidade da Alma, Vidas Sucessivas… Alguns relatos falam sobre uma estreita relação com a Maçonaria. É difícil afirmar em qual escola espiritual ele se inspirou, mas através de seus escritos, há a certeza de que o foco de seus estudos era o contexto espiritual dos seres humanos.

Dr. Bach nos deixou um caminho para a cura:

“A prevenção e cura acontecem quando localizamos o erro dentro de nós mesmos e suprimimos este defeito por meio do cuidadoso aprimoramento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com