TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DE TERAPIAS COMPLEMENTARES E VIVENCIAS: TERAPIA COM FLORAIS

Por:   •  21/9/2020  •  Seminário  •  2.101 Palavras (9 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ – UNIDAVI[pic 1]

ELAINE FERREIRA SANTOS





ATIVIDADE DE TERAPIAS COMPLEMENTARES E VIVENCIAS: TERAPIA COM FLORAIS












RIO DO SUL 2019

ELAINE FERREIRA SANTOS[pic 2]



ATIVIDADE DE TERAPIAS COMPLEMENTARES E VIVENCIAS: TERAPIA COM FLORAIS

Trabalho a ser apresentado à disciplina terapias complementares e vivências do curso de graduação em enfermagem da 4ª fase, da área das ciências médicas, biológicas e da saúde, do centro universitário para o desenvolvimento do alto vale do Itajaí. Orientado por: Prof.ª Prunelli Amancio


RIO DO SUL
2019

ATIVIDADE DE TERAPIAS COMPLEMENTARES: TERAPIA COM FLORAIS[pic 3]

RESUMO: A terapia com floral faz parte das terapias complementares dentro de uma categoria denominada terapias vibracionais, tendo características não invasivas. Edward Bech é considerado o pai da terapia com florais, nasceu em 1886, no povoado Moseley perto de Birmingham, na Inglaterra. Visa harmonizar o corpo etério, emocional e mental, tratando as agitações da personalidade e não das condições físicas. Utiliza-se plantas silvestres, flores a árvores do campo para extrair as essências florais. Terapia com floral envolve 38 tipos de flores que constituem essências, são remédios líquidos altamente diluídos destinados principalmente a cura de problemas emocionais.  De acordo com Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopáticos, a terapia com floral é um suplemento integrativo para a saúde. Uma das características peculiar da terapia com floral é que em cada consulta o terapeuta deve realizar com os seus clientes uma entrevista, nesta o mesmo é analisado através de suas falas e evolução pessoal. No decorrer da terapia observa-se a postura, linguagem corporal, olhar, forma de falar, conduta, ou seja, uma visão holística.

         

Palavras-chave: Terapia com Florais; Terapias complementares/alternativas; Enfermagem.

SUMÁRIO

        

1. INTRODUÇÃO        5

2. OBJETIVOS        5

3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        6

3.1. TÉCNICAS ALTERNATIVAS E/OU COMPLEMENTARES         6

3.2. TERAPIA COM FLORAIS

3.3. FLORAIS        7

4. METODOLOGIA        9

9. CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS        11


  1. INTRODUÇÃO

Segundo a OMS a saúde é um estado completo de bem-estar físico, mental e social, não apenas a ausência de doenças. Mas poderíamos acrescentar a questão espiritual, uma vez que nosso bem-estar está ligado intimamente de como nos vimos com o mundo e nossa relação com o transcendente.

A busca pela saúde e bem-estar é algo extremamente variável, pois nossa concepção de qualidade de vida é multável e nossas experiências de vida alteram nossa busca por saúde,

Dizer qual é a melhor técnica é impossível, cada pessoa necessita de uma forma de atenção única seu tratamento deve visar suas preferencias assim como suas expectativas no tratamento. Deste modo as formas que temos comumente contato para alcançar a saúde terapias: medicamentosa, terapia com florais, massagens, acupuntura, reike, aromaterapia, fitoterapia, homeopatia, e etc.

Neste trabalho será falar sobre a terapia com florais e suas aplicações, assim como um relato histórico de todo o percurso temporal que essa técnica passou e suas atuações nos dias de hoje, a base de pensamento que será trabalhado é a chinesa e conceitos mais tradicionais dos aromas, esta escolha é refletida pelo grande número de vertentes que essa terapia possui a origem é melhor entendia e possível de adaptações.

  1. OBJETIVOS

  • Desenvolver uma explicação cientifica da terapia com florais;
  • Criar uma linha histórica da terapia com floral ocidental;
  • Demonstrar aplicabilidade da terapia com floral na enfermagem;

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

3.1 TÉCNICAS ALTERNATIVAS E/OU COMPLEMENTARES

As práticas alternativas e/ou complementares, vem tomando espaço na medicina ocidental em vários âmbitos da saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde, “saúde” é um estado completo de bem-estar físico, mental e social, não apenas a ausência de doenças. De vido a um novo estilo de vida e ao avanço na migração de técnicas saudáveis vindos no início dos anos 60.

Técnicas Complementares, temos em vista que a medicina ocidental é a principal e que as demais técnicas não farmacológicas e de cuidado não medico e/ou baseada em diagnósticos modernos acabam se tornando uma forma de apoio para o médico, já quando falamos em falar de uma terapia alternativa, temos a ideia de outra opção, ou seja, uma técnica que pode estar sendo substitutiva a forma tradicional de medicina tradicional. Tais técnicas são baseadas em outras tradições como a medicina tradicional chinesa, medicina Ayurvédica, medicina japonesa, culturas indígenas entre outras formas de tratamento de cultura orientais.  (Gnatta et. all, 2015)

Dizer qual é a melhor técnica é impossível, cada pessoa necessita de uma forma de atenção única seu tratamento deve visar suas preferencias assim como suas expectativas no tratamento. Deste modo as formas que temos comumente contato para alcançar a saúde terapias: medicamentosa, terapia com florais, massagens, acupuntura, reike, aromaterapia, fitoterapia, homeopatia, guachá, shiatsu, shatala e etc.

  1. TERAPIA COM FLORAIS

Dentre estes métodos a terapia com floral, possui característica  complementar as demais terapias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (122.1 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com