TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FOME NO BRASIL

Projeto de pesquisa: FOME NO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.607 Palavras (11 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE GUARAÍ – FAG

DAIANNY MACEDO NOLETO

A FOME NO BRASIL

GUARAÍ − TO

2011

DAIANNY MACEDO NOLETO

A FOME NO BRASIL

Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina Metodologia da Pesquisa como requisito parcial para obtenção de grau de Bacharel em Direito pela Faculdade Guaraí – FAG, sob orientação da Professora Mestre Lires Teresa Ferneda.

GUARAÍ − TO

2011

SUMÁRIO

1 TEMA 3

2 DELIMITAÇÃO DO TEMA 3

3 PROBLEMA 4

4 HIPÓTESES 4

5 OBJETIVOS 5

5.1 OBJETIVO GERAL 5

5.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5

6 JUSTIFICATIVA 6

7 REFERENCIAL TEÓRICO 8

7.1. O QUE É FOME? 8

7.2. CAUSAS DA FOME 10

7.3. CONSEQUÊNCIAS DA FOME 11

8 METODOLOGIA 13

9 RECURSOS 14

9.1 MATERIAL PERMANENTE 14

9.2 MATERIAL DE CONSUMO 14

10 CRONOGRAMA 15

REFERÊNCIAS 16

1. TEMA

A Fome no Brasil

2. DELIMITAÇÃO DO TEMA

Uma Reflexão Critica Sobre a Fome no Brasil

3. PROBLEMA

O que fazer para acabar com a fome no Brasil?

4. HIPÓTESE(S)

O contraste na concentração da renda e da terra em um país subdesenvolvido, ou seja, a injustiça e anti democracia, pela concentração do poder, nas mãos de poucos.

5. OBJETIVOS

5.1. OBJETIVO GERAL

• Identificar as possíveis causas e conseqüências da fome no Brasil.

5.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Mostrar fatores que levam a fome;

• Associar a fome como um problema social;

• Estabelecer mecanismo para minimizar a fome.

6. JUSTIFICATIVA

Diante dos fenômenos que afetam a Humanidade, a fome e desnutrição produzem na sua síntese um espaço geográfico de dor e morte. No entanto, preso nos grilhões da desigualdade social, a humanidade atingiu níveis inconcebíveis e dramáticos de sobrevivência onde o poder da opressão é quem dita quem tem direito ou não. Contudo a eficácia de alguns programas que visam à liberdade da cidadania vem pondo ao alcance dos excluídos a esperança de superar os momentos de angustia e aflição.

Acredita-se que discutir a própria condição humana dos limites das relações humanas é criar um cenário propício de superação e equilíbrio para finalmente sobrepor de forma visível à questão da ética do direito a vida.

Pode-se dizer eu a auto-afirmação através da democratização criara certas condições favoráveis para a formação de novas posturas de resistência como também, o poder de desmascarar as diversas políticas que anseiam modelar o tecido social com sua arrogância e crueldade.

O Brasil é quinto pais do mundo em extinção territorial, ocupando a metade da área do continente sul-americano. Há cerca de 20 anos, aumentaram o fornecimento de energia elétrica e numero estradas pavimentadas, alem de um enorme crescimento industrial. Nada disso, entretanto, serviu para combater a pobreza, a ma nutrição e doenças epidêmicas.

Em 1987, no Brasil quase 40% da população ( 50 milhões de pessoas) viviam em estrema pobreza. Nos dias de hoje, um terço da população é mal nutrida 9% das crianças morrem antes de completar um ano de vida e 37% do total são trabalhadores rurais sem terras.

Há ainda o problema crescente da concentração da produção agrícola, onde grande parte fica nas Mao de poucas pessoas, vendo seu patrimônio aumentarem sensivelmente e ganhando grande poder político.

A produção para o mercado externo, visando à entrada de divisas e ao pagamento da divida de externa, vem crescendo, enquanto a diversidade da produção de alimentos dirigindo ao mercado interno tem diminuindo , ficando numa posição secundaria. Ao lado disso milhões de pessoas vivem em favelas nas periferias das grandes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegria, Recife entre outras. O caso das migrações de internas é um problema gerado dentro da própria nação. Grande parte dos favelados deixou terras de sua propriedade ou locais onde plantavam sua produção agrícola. Nos grandes centros, essas pessoas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com