TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Miséria e fome no Brasil

Por:   •  20/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 3

Miséria e fome no Brasil

Miséria e fome no Brasil

Escassez de alimentos

São produzidas por ano aproximadamente 145,4 milhões de toneladas de alimentos no país. Com muito menos de meio por cento dessa população, já seria possível alimentar mais que o dobro da população que hoje ainda passa fome no Brasil.

Seus produtores são associações ou empresas estrangeiras, que levam para fora do Brasil a maior parte da produção. O restante dos alimentos tem produtores nacionais, que também preferem exportá-los; dessa maneira, o pouco que sobra é vendido "a preço de ouro", quando falamos em consumidor final.

Tristes estatísticas da fome

Cerca de 12,9 milhões de crianças morrem a cada ano no Brasil antes dos 5 anos de vida. Estima-se que quase a metade dessas mortes esteja relacionada à miséria na qual elas vivem. Menos de 10% da população brasileira possui em suas mãos toda a riqueza nacional.

O que causa a fome e a miséria

A corrupção, o desvio de verbas e o pouco interesse da população geral em acompanhar os gastos públicos também abrem espaço para que a miséria continue sendo uma triste realidade de inúmeras pessoas.

Livro de Geografia página 35, número 4:

O que mais chamou a sua atenção no texto? Por quê?

Resposta=

Percebe - se que apesar do Brasil possuir o oitavo PIB mundial (2014),sendo um dos países mais ricos do mundo,continua registrando um dos maiores índices de miséria e fome . Um triste retrato , e uma dura realidade que atinge mais de 32 milhões de habitantes em nosso país , ou seja , podemos dizer que aproximadamente 16,30% de nossa população passa fome, o que me chamou muita atenção, pois com a produção anual realizada no Brasil : cerca de 145,4 milhões de toneladas de alimento no país , alimentaria mais que o dobro da população que hoje passa fome no Brasil . Não podendo esquecer que quase a metade de cerca de 12,9 milhões de crianças que morrem a cada ano no Brasil antes dos cinco anos são por motivos relacionados a miséria. Situação inaceitávei , cujo país que vivemos produz tanto alimento . Isso se deve à diversos motivos retratados no texto que não estariam ocorrendo se o país primeiramente pensasse na nossa sociedade e população que aqui vive e passa por situações de miséria e fome . Um dos pricipais motivos está relacionado à má distribuição de renda que causa forte fome e miséria . O Brasil é um país que se destaca de forma negativa , pois possui uma renda nacional extremamente centralizada nas mãos de uma minoria. Nosso país precisa envestir em planos, projetos e principalmente atitudes eficazes para que não ocorra essas situações inadimisíveis, pois como já falado é um dos países mais ricos do mundo.

Nós brasileiros , podemos também agir com pequenas ações que se dão de muito valor a quem precisa . Como efetuando doações : nos preocupando se o nosso vizinho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com