TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMAS DE SISTEMAS E MÉTODOS ORGANIZACIONAIS

Projeto de pesquisa: FORMAS DE SISTEMAS E MÉTODOS ORGANIZACIONAIS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.062 Palavras (5 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................3

FORMAS DE ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS...........................................4

CONCLUSÃO...............................................................................................................5

REFERÊNCIA..............................................................................................................6

3. Introdução

O estudo de organização, sistemas e métodos é muito vasto e com diversas correntes, que associam esta disciplina à tecnologia de informações, aos métodos produtivos, às medidas de desempenho, ao desenvolvimento organizacional, e à gestão de processos produtivos e empresariais. No primeiro capítulo do livro de Luis César G. de Araujo que tem como titulo Organização, Sistemas e Métodos e as Tecnologias de Gestão Organizacional, o autor enfoca o desenvolvimento das teorias e práticas da administração. Ressaltando que o raciocínio administrativo é caracterizado pelas mudanças de visão dos estudiosos a respeito de quais seriam as práticas que culminariam em melhores resultados.

São apresentadas as variadas abordagens desenvolvidas ao longo dos anos que foram objeto de ponderações com objetivo de solucionar as questões organizacionais. O autor inicia falando da Escola Clássica, pioneira em tentar compreender e explicar as questões organizacionais, apresentando-a como grande contribuinte para a formação das práticas da organização sistemas e métodos, pois a divisão do trabalho proposta por essa teoria estava estreitamente relacionada ao uso de uma metodologia adequada, necessária para que a divisão do trabalho fosse eficiente. Ele traz também as sucessoras da Escola Clássica: A Escola de Relações Humanas, cujo objetivo de pesquisa e analise eram as condições das pessoas em seu ambiente de trabalho e o impacto dessas condições para as organizações; a Abordagem Estruturalista faz um resumo de alguns conceitos da Escola Clássica levando em consideração os estudos da Escola de Relações Humanas, dividindo- se em teoria da burocracia com ênfase na estrutura, nas pessoas e no ambiente; a Abordagem de Sistemas Abertos considera a relação com o ambiente externo à organização vital para a mesma, nessa abordagem a organização deixa de ser vista como um sistema fechado e passa a ser vista como um sistema que precisa se relacionar com o ambiente externo para sua própria manutenção; a Abordagem Contingencial se diferencia da Abordagem de Sistemas abertos, pois na abordagem de contingência não existe um modelo organizacional padrão para todas as situações e empresas e sim diversos fatores relacionados ao ambiente externo da organização que geram diferentes possibilidades de reação e modificação para as empresas.

4. Desenvolvimento

No capitulo 1 de sua obra Organização, Sistemas e Métodos Luis César G. de Araujo demonstra de forma clara e concisa a mutação dos conceitos teóricos e das práticas adotadas nas organizações . Para tal o autor apresenta as abordagens mais famosas e reconhecidas na tentativa de aprimoramento das organizações, tornando possível a contemplação das diferenças entra elas. Ele inicia discorrendo sobre a Escola Clássica, Taylor, seu principal pensador desenvolveu os elementos principais da administração cientifica que consistem em: planejamento de cada atividade que seria desempenhada pelos operários, investindo na padronização de ferramentas e condições de trabalho, supervisão vigilante para garantir o cumprimento das normas estabelecidas para cada função pela direção da empresa. Neste aspecto o autor supracitado relaciona a grande contribuição de Taylor para O.S.M., pois para divisão do trabalho era necessário o uso de uma metodologia bem definida.

Na abordagem da Escola de Relações Humanas o autor nos leva a acompanhar a preocupação que passa a existir com as pessoas que compõem as organizações, depois de constatado que a motivação do indivíduo contribui para melhores resultados. Para explicar o surgimento desse pensamento ele descreve suscintamente seu surgimento em Hawthorne e os pensadores que contribuíram para sua fundamentação.

A abordagem estruturalista conforme definida por Luis César é um postulado da Escola Clássica, aperfeiçoado por levar em consideração os preceitos do movimento de Relações Humanas e adicionar pensamentos da organização burocrática. Concluindo sobre essa abordagem o texto elucida o crédito que é dado aos estruturalistas, ponderar sobre vários aspectos das organizações, levando em consideração seus diversos tipos e sobre os grupos nelas existentes.

A abordagem de sistemas abertos enfoca a relação da organização e o seu ambiente. O ambiente externo influencia a estrutura da organização, e para se manter aberta motiva as pessoas no desenvolvimentos de suas atividades. A abordagem contingencial vai ainda mais além da última relatada quando retrata as divergências do ambiente, pois para esta abordagem as divergências do ambiente provocam mudanças na organização. Através destas duas últimas abordagens é expressa a relevância do ambiente externo para as organizações.

5. Conclusão

Ao longo deste capitulo podemos verificar a evolução das Teorias organizacionais e como elas influenciaram nas práticas atuais de gestão de processos organizacionais. Através das abordagens apresentadas acompanhamos o aperfeiçoamento das estruturas das organizações e o contexto em que surge a Tecnologia de Organização, Sistemas e Métodos.

Como o autor declara desde o inicio do capítulo até seu fim as Teorias e as práticas adotadas nas organizações estavam e estão em evolução, isso pode ser notado ao passo em que existe uma influencia de uma abordagem antecessora em sua sucessora. É possível observar o aprimoramento em cada novo estudo, pois passa a levar em consideração uma nova variável importante da estrutura organizacional. E isso é evidenciado nos diversos métodos que as empresas utilizam atualmente em seus processos, métodos que tem suas raízes desde a Escola Clássica. Apesar disso o autor deixa claro que a atual gestão de processos faz parte principalmente das abordagens Sistêmica e Contingencial e isso pode ser compreendido pelo mercado globalizado onde atuam as empresas, o meio externo afeta totalmente o desempenho das organizações que em respostas precisam estar totalmente atentas às oscilações do mercado.

Mesmo com evolução da teoria das organizações podemos ver que os métodos não acompanharam o desenvolvimento teórico, pois este não se refletiu totalmente nas práticas das organizações. Com essa colocação do autor podemos entender que apesar da realização e surgimento de novos estudos e pesquisas sobre temáticas relevantes aos processos organizacionais, todo esse conhecimento não tem se convertido em novos sistemas e métodos dentro das empresas.

Aprendemos que independente da organização e de sua área de atuação é necessário que se saiba aplicar os conhecimentos adquiridos em novos modos de trabalhar. Além de adquirir informações do ambiente externo, em constante mudança, das organizações é preciso reverter tudo isso em processos que respondam adequadamente a tais mudanças. As mudanças acontecem em velocidade vertiginosa e para excelência das organizações as repostas também precisão ser.

6. Referência

ARAUJO, Luis César G. de. Organização, Sistemas e Métodos e as Tecnologias de Gestão Organizacional: arquitetura organizacional, benchmarking, empowerment, gestão pela qualidade total, reengenharia: volume 1 / Luis César G. de Araujo. – 4. ed. - 3. reimpr. – São Paulo: Atlas, 2009. Cap. 1.

...

Baixar como  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »