TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMAÇÃO CULTURAL: POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE TUCURUÍ-PA

Dissertações: FORMAÇÃO CULTURAL: POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE TUCURUÍ-PA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  4.553 Palavras (19 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 19

FORMAÇÃO CULTURAL: POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE TUCURUÍ-PA

Luiz Raí Coêlho Vale¹; Jakeline Caroline Souza e Souza¹; Rodrigo Wanzeler Sousa¹; Olívia Sales Barros¹; Eliane Maria Santos de Sousa¹; Gabriela Gurgel Rios Santos¹

______________________________________________

RESUMO

O presente estudo foi desenvolvido no município de Tucuruí, estado do Pará, que serviu como avaliação da disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica I. Os autores utilizados como base bibliográfica foram: Dessvesell e Antunes (2012), Barni et al (2002), Darido et al (2009), Nascimento et al (2012) e outros autores. Objetivos: avaliar as condições de trabalho dos profissionais de Educação Física (E.F.) e dos espaços das escolas de ensino médio do município para verificar a qualidade do ensino. Metodologia: Foram visitadas quatro escolas, onde foram observadas as estruturas como quadras e espaços para aulas de E.F., além da realização de entrevistas com diretores, educadores físicos e alunos, utilizando questionários. Os dados quantitativos foram apurados no Microsoft Excel® 2010. Resultados: as escolas apresentaram espaços para aulas de E.F. de formas diversificada: regular, péssimo e ótimo. Conforme as condições das mesmas, as respostas dos professores foram condizentes. Dos alunos, 70% gostavam de práticas esportivas nas aulas, para 65% os profissionais são qualificados, 65% avaliaram como bons os espaços para aulas e praticas física. Conclusão: Os espaços, analisando num total, são de bons para regulares, a atuação como docente de E.F. nem sempre é fácil, devido às condições de espaço e materiais. Sugerem-se, melhorias nas estruturas de espaços para um melhor desempenho das aulas.

Palavras-chave: Ensino médio. Esporte. Educação física.

Introdução

Esse estudo tem como tema a formação cultural, abordando as possibilidades de atuação do educador físico no ensino médio no município de Tucuruí, estado do Pará. Buscando enfatizar as condições das escolas e espaços das aulas de Educação Física e as realidades dos discentes e docentes nessas instituições.

A realização desse estudo foi pautada em algumas indagações e a busca das suas respostas. As principais perguntas são: como são os locais de aula de educação física nas escolas de ensino médio em Tucuruí? Quais as situações que os professores enfrentam nessas instituições? O que os alunos acham das aulas e condições?

As motivações da realização dessa pesquisa estão em conhecer a vivência

_________________________________________

¹ Discentes do Curso de Educação Física da Universidade do Estado Pará – Campus XIII - Tucuruí

Emails: rai.vale@gmail.com; jakelinecarol@hotmail.com; rodrigo.wan20@gmail.com; olivia.loba22@hotmail.com; eliane.sousa16@hotmail.com; gabriela_gur@hotmail.com.

dos professores e as situações que os mesmos enfrentam, observando assim as possibilidades na atuação profissional com um público alvo com faixa etária mais desenvolvida. A relevância se dá pelo conhecer da realidade da educação e colaborar com a literatura com referida abordagem.

A abordagem da educação física no ensino médio é bem abrangente na literatura. Dessvesell e Antunes afirmam que em relação ao ensino médio:

A Educação Física também deve ser olhada como uma disciplina que promova a saúde e o bem-estar, com reflexos voltada a importância de ter um estilo de vida ativo, haja vista que esses jovens em breve estarão em sua maioria assumindo posições na vida adulta e precisam levar consigo a consciência e importância de ter um estilo de vida ativo (DESSVESELL; ANTUNES, 2012)

Dessa forma o objetivo do estudo é conhecer essa realidade, seja na análise estrutural e material disponível para as aulas, os percalços que os docentes enfrentam, conhecendo também a realidade do aluno. Como recursos metodológicos foram realizadas entrevistas, questionários e avaliações dos locais.

O referencial teórico do presente estudo foi fundamentado pelos autores: Dessvesell e Antunes (2012), Barni et al (2002), Darido et al (2009), Nascimento et al (2012) e outros autores.

Fundamentação Teórica

O ensino médio

O ensino fundamental na atualidade é a base para a fundamentação do cidadão, sendo necessário um complemento para a formação do mesmo, o ensino médio torna-se esse complemento, principalmente pela necessidade no mercado de trabalho, visto que muitas empresas exigem no mínimo o ensino médio completo para empregar. Dessa forma, Darido et al, afirma que:

O ensino médio no Brasil está vivendo uma explosão de crescimento. De 1987 a 1997 o número de alunos matriculados no ensino médio dobrou, passando de 3,2 milhões para 6,4 milhões. Dois fatores, de acordo com o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), explicam este crescimento; - a maior exigência do mercado de trabalho, porque sem este nível de ensino é mais difícil conseguir o emprego; - e a melhoria (ainda que em escala reduzida), do sistema público Brasileiro. (FOLHA DE SÃO PAULO, 1998 apud DARIDO, 1999, p.138).

O ensino médio para muitos serve como caminho para o mercado de trabalho, deixando de ser uma forma de formação social, cultural e dos conhecimentos escolares. Darido et al afirma que uma das possibilidades do ensino médio é oportunizar capacitação ao aluno quanto a compreensão do trabalho como categoria social e histórica. (DARIDO, 1999)

A autora dessa forma corrobora que o ensino médio tem o papel de formar a visão do aluno de várias maneiras, mostrando o trabalho como algo muito mais amplo que o trabalho em si, enfatizando outros elementos como o social e o histórico, fundamentais nesse processo.

Segundo Darido (1999, p. 139) após a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB de 1996, o ensino médio foi organizado com um currículo dividido em três áreas: códigos de linguagem, ciência e tecnologia, e sociedade e cultura. Nesse raciocínio, essa organização da LDB para o ensino médio, tem uma abordagem ampliada da formação, visando não só o mercado de trabalho, mas um conhecimento sistematizado com o social e as tecnologias.

Essas mudanças na educação a nível de ensino médio foram importantes, Santos e Piccolo afirmam que “A reformulação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com