TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pluralidade Cultural nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Por:   •  12/4/2016  •  Monografia  •  7.524 Palavras (31 Páginas)  •  1.079 Visualizações

Página 1 de 31

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10][pic 11][pic 12]

NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA

ÂNDREA ALVES DA SILVA

[pic 13]

Pluralidade Cultural nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Pedagogo.

Orientador: Janete Maria Pegoraro.  

ALVES, Ândrea Silva. Pluralidade Cultural nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: subtítulo em letras minúsculas. 2015. Número total de folhas 24. Projeto de Ensino (Pedagogia) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Água Boa, 2015.

RESUMO

Este trabalho apresenta reflexões sobre o tema Pluralidade Culturais para os Anos iniciais do ensino fundamental. Tem como objetivo geral Contribuir para a construção da cidadania na sociedade pluriétnica e pluricultural. A metodologia utilizada para realização se deu através de pesquisa bibliográfica de autores como Paulo Freire.Moreira 2007, Laraia 2009, Montessori, PCN, Nery 2012, Nogueira Felipe Teruya 2008, Candau 2005,  que falam sobre o tema proposto, buscando adquirir informações e explicações diante da escolha do tema, no qual esclarecerá os principais problemas enfrentados na educação: Como respeitar a cultura do outro, sem preconceito, sem discriminação? Como criar na escola um ambiente de diálogo cultural? Os conteúdos propostos deverão ser abordados, partindo da realidade local dos alunos, nas disciplinas: Língua Portuguesa (expressões regionais); Arte e Educação Física ( expressões culturais); História e Geografia, pois esses conteúdos referem-se a Ciências Naturais (etnoconhecimentos).O desenvolvimento se dará através de atividades coletivas dentro e fora da sala,com a participação de todos os envolvidos.Serão avaliados de diversas formas e comportamentos, desde as atividades escritas á orais. Serão utilizados todos os recursos disponíveis para o desenvolvimento como pesquisa na internet, livros, jornais, revistas, objetos, musicas etc..

Palavras-chave: Pluralidade Cultural, Conhecimento, Docente, Escola.


SUMÁRIO

1. Introdução  ................................................................................................01

2 Revisão Bibliográfica   ...............................................................................03.

3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino  ...............................13

3.1Tema e linha de pesquisa....................................................................... 13.

3.2 Justificativa.............................................................................................13.

3.3 Problematização ......................................................................................14

3.4 Objetivos..................................................................................................14.

3.5 Conteúdos................................................................................................15

3.6 Processo de desenvolvimento..................................................................16

3.7 Tempo para a realização do projeto.........................................................18

3.8 Recursos humanos e materiai .................................................................20

3.9 Avaliação..................................................................................................20

4 Considerações Finais...................................................................................22

5 Referências..................................................................................................24

6 Apêndice (opcional)......................................................................................

7 Anexos (opcional) ........................................................................................



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresenta uma análise sobre o tema Pluralidade Cultural para os anos iniciais do Ensino Fundamental. A abordagem dessa temática oferece ao aluno a possibilidade de conhecer um país complexo, sua valorização de características étnicas e culturais de diferentes grupos sociais. A cultura vai se formando historicamente, crescendo e se transformando dentro de uma sociedade permeada por seus hábitos, valores, pensamentos, crenças, gerando confrontos, mas também soluções para seus inúmeros conflitos e anseios sociais. O texto ainda apresenta que o respeito à pluralidade social e a busca por identidade no âmbito do cotidiano escolar constituem parte do processo de construção inserido no contexto dessa ampla manifestação histórico cultural. No entanto, a construção desse projeto justifica-se pelo fato de que é fundamental sua importância para os educadores, conhecerem os valores de suas culturas na educação, e ajude o educando, para que o mesmo não sinta no ato de ensinar uma rotina em que não se tem prazer em aprender, pois a forma como lhe é ensinado é fundamental. O educador não se da conta de que o desenvolvimento integral da criança nessa temática não pode ser descartado. Desta forma constitui-se como questão problematizada; Como criar na escola um ambiente de diálogo cultural, baseado no respeito mútuo?  Como perceber cada cultura na sua totalidade? Como fazer o uso de matérias e fontes de informações diversificadas através do livro, revistas, jornais, fotos, objetos? Como respeitar a cultura do outro, sem preconceito, sem discriminação?

No entanto, o objetivo principal é contribuir para a construção da cidadania na sociedade pluriétnica e pluricultural, conhecendo a diversidade do patrimônio etnocultural brasileiro, valorizando as culturas presentes, e compreendendo a desigualdade social como um problema de todos. Os conteúdos a serem trabalhados serão Língua Portuguesa, matemática, História, Geografia, Artes, Educação Física e Ciências. As atividades serão desenvolvidas por etapas, seguindo um cronograma, onde farão Leitura e discussão acerca dos tipos de textos, de literatura infantil, para reflexão, construção de novos textos a favor da diversidade, conhecendo as expressões regionais, estudo das dimensões sociais, políticas e culturais como meio para construir a noção de identidade do educando. Deverão fazer uma reflexão critica sobre a espacialidade geográfica fundamentando-se numa visão histórica, social, política, cultural e econômica, criação artística regional através de suas diversas manifestações como dança dramatização, músicas, e artesanato (expressões culturais). Pesquisar dados, elaborar gráficos e realizar estimativas de informações relacionadas à temática do projeto, e para complementar, estudar as causas de algumas “diferenças” como (deficiências genéticas, hereditariedade, doenças e seqüelas). Para a realização dessas atividades, serão usados todos os materiais disponíveis como lápis, caderno, livro, DVD, musica, papel etc. A avaliação acontecerá de forma contínua através dos registros e da montagem de portfólio para verificação do desenvolvimento das crianças. O texto foi desenvolvido em cima de conceitos bibliográficos de alguns autores como Paulo Freire, Brasil, Gonçalves e Silva, Laraia, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53 Kb)   pdf (303.1 Kb)   docx (48.9 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com