TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FREDERICK WNISLOW TAYLOR

Trabalho Escolar: FREDERICK WNISLOW TAYLOR. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  2.727 Palavras (11 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

Vamos entender como as Ciências Sociais estudam o indivíduo em sociedade, sua origem, desenvolvimento, organização, grupos sociais e cultura. Além de investigar as relações entre os sujeitos e seu coletivo.

Nos dias de hoje, as barreiras entre a cultura da elite e a cultura do povo tendem a crescer em conseqüência do fenômeno da socialização produzida pelos meios de comunicação coletiva. O impacto do rádio, da televisão, do cinema e da imprensa, utilizando todos os recursos da tecnologia moderna, realmente desencadeia uma revolução no panorama cultural.

A solidariedade e o progresso não se unem. A cibernética e a tecnologia eletrônica substituíram os velhos aparelhos mecânicos, a língua portuguesa como tantas outras passou por várias alterações, expressões estrangeiras foram aderidas para uma boa comunicação das idéias e projetos, ou até mesmo na nomeação de um objeto, sendo o inglês a língua de mais influência mundial. A burguesia cresce cada vez mais, pois têm condições de se sustentar diante as crises. Simplificando: globalizamos, mas não nos solidarizamos.

1.Cultura, Individuo e Sociedade

Individuo e o exemplar de uma especie qualquer, organica ou inorganica, que constitue uma unidade distinta, ou seja, cada um dos componentes de uma especie.

Sociedade e um sistema de inter-relaçoes que envolvem os individuos coletivamente. O que une as sociedades e o fato de os seus membros se organizarem em relaçoes sociais estruturadas segundo uma unica cultura, isto e, o que chamos de socialização.

Podemos afirmar que o grupo social, a sociedade, precedeu individuo, sendo um ser humano um produto da interação social. Esta claro que esta afirmação e uma visão dentro do campo da sociologia, nao existindo uma concordancia de todos os cientistas. Todos nos nascemos dentro de um grupo, este nos dotara os mesmos traços sociais ali existentes. Chegamos à conclusão que ao nascermos, possuimos apenas potencialidades para nos tornarmos humanos. Podemos definir SOCIALIZAÇAO como sendo aquisição das maneiras de agir, pensar e sentir proprias dos grupos, da sociedade ou da civilização em que vivemos. Esse processo tem inicio no momento em que nascemos e continua ao longo de toda nossa vida.

A socialização do individuo numa dada sociedade permite que ele adquira uma personalidade própria, que os diferencia dos demais e ao mesmo tempo se identifica com seu grupo social.

Entre os principais agentes da socialização podemos identificar cinco: a familia, a escola, os grupos de status, os meios de comunicaçao e os grupos de referências.

A familia é o principal agente da socialização no qual o individuo é influenciado ao nascer, e mantem essa influencia durante uma forma significativa da sua vida. Os estilos de relacionamentos nas familias variam da classe social, grupos culturais e diversos.

A escola transmite às crianças a experiência de lidar com uma grande organizaçao, onde as relações sociais sao diferentes daquelas encontradas no nucleo familiar.

Os grupos de status aumentam sua importancia para o processo de socialização com o avanço da idade do individuo. Pequenos grupos com a mesma faixa de idade são fundamentais no processo de socializaçao dos adolecentes, onde eles têm a oportunidade de testar oque aprenderam com os adultos, tendo o apoio do grupo para desenvolver atividades alternativas, como por exemplo, aprendem gestos, gostos por determinadas coisas, um linguajar proprio, algum tipo de consumo e etc.

Meios de comunicaçao de massa particularmente a televisão onde ha evidencia de que a violência estimula o comportamento agressivo e as senas de sexo consolidam uma relação de exploraçao do homem em relaçao a mulher. Por outro lado são incentivados comportamentos positivos, por exemplo, aqueles voltados para preocupaçoes sociais e ambientais.

Cultura é o conjunto de caracteristicas humanas que não são inatas, e que se criam e se preservam ou aprimoram atraves da comunicaçao e cooperaçao entre individuos em sociedade. Por hora é suficiente definir cultura como a maneira de viver de uma sociedade compreendendo inumeros fatores ligados ao comportamento dos individuos. A cultura, como um todo, proporciona aos membros de uma sociedade um guia responsavel em todos os campos da vida e sem ela os seus membros estariam impossibilitados de ser eficientes, esse e o pré-requisito em todo tipo de vida social organizada. A existencia de padrões culturais e necessária tanto para o funcionamento de qualquer sociedade, como para sua conservação, isto é, o sistema de organização é, em si, um aspecto da cultura.

A palavra da cultura na linguagem cotidiana e empregada com vários significados. “Ora significa erudiçao, grande soma de conhecimentos, quando, por exemplo, se diz, ¨o individuo não tem cultura”, ora significa certo tipo de realização humana, como arte, a ciencia, a filosofia. Ja o sentido sociologico desta palavra, no entanto, tão amplo que não exclue nenhum desses significados. Podemos destacar com clareza que depender da própria classe trabalhadora, do despertar ou não de sua conciencia de classe.

É notorio que hoje em dia, desde criança, cada individuo da atual sociedade urbana e direcionado, motivado e influenciado em seu desenvolvimento tendo em vista, de alguma forma, as caracteristicas do mercado de trabalho e as estruturas do consumo da nossa sociedade. Por exemplo, a escolha da formação escolar, as opções de aquisição de conhecimentos, a valorização e carga simbólica emprestada a determinadas atividades, instituições, profissões e marcas de produtos e seviços, tudo isto esta inserido numa enorme engrenagem que mantém em funcionamento o sistema politico-econômico, capitalista, neoliberal globalizando que nos envolve. Além disso, esses direcionamentos aparentemente inofensivos apresentam, em algum grau, um insentivo mais ou menos explicito á manutenção do jogo da concorrencia empresarial, da competitividade dos espaços de trabalho, da elevação dos padrões e da quantidade de consumo, entre outras coisas. Trabalho e o consumo, na nossa sociedade, possuem caracteristicas independentes.

Percebemos que a discussão precedente a respeito da ênfase da sociedade e da cultura se formou a partir da passividade do individuo e como este e moldado por fatores culturais e sociais. Chegamos a conclusão que o ser humano da nossa época é igual aos dos antepassados, o que caracteriza como diferentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com