TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FREELANCERS

Resenha: FREELANCERS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  Resenha  •  6.628 Palavras (27 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 27

FREELANCERS - http://finslab.com/administrar-os-empregados/artigo-4541.html

Como freelancer, você pode escolher os seus clientes, definir seu próprio horário e, em alguns casos, negociar taxas de pagamento. Para proteger ambas as partes, é uma boa idéia para elaborar um acordo escrito ou contrato, antes de iniciar qualquer trabalho. Acordos freelance pode ser iniciada pelo freelancer ou o cliente. Ambas as partes devem procurar o conselho de um advogado antes de assinar, se houver alguma dúvida sobre os compromissos envolvidos.

Contrato

O contrato deverá conter todas as cláusulas relevantes para o projeto freelancer. Em alguns casos, um contrato principal irá conter um acordo básico, enquanto os acordos externos, chamados de adendos, são adicionados como mandado de situações. No mínimo, o contrato principal deve estipular o âmbito e a extensão do projeto e o montante da indemnização devida a freelancer para a conclusão do projeto.

Restrições de tempo

Alguns tipos de projetos freelancing depender conclusão atempada, como quando um escritor free-lance é contratado para apresentar uma história sobre uma notícia. Cláusulas de restrição de tempo são geralmente incluídas no corpo do contrato principal e estipular o prazo para tarefas específicas. Se o freelancer sente o prazo é demasiado restritiva, ela pode negociar um prazo mais longo.

Compensação

Até a assinatura do contrato, a compensação freelancer está aberto a negociações. O cliente pode apenas querer pagar o freelancer após a conclusão do trabalho. No entanto, o freelancer pode pedir ao cliente para oferecer pagamentos periódicos sobre estágios de conclusão. Alguns freelancers pedir um depósito na frente se eles vão estar trabalhando em um projeto longo, como escrevendo um livro ou preparar um estudo de caso complexo para uma empresa.

Direitos de Publicação

Um escritor freelancer pode vender os direitos de publicação limitados ou direitos completos. Se o freelancer concorda em vender direitos de primeira série, por exemplo, o cliente pode publicar o trabalho apenas uma vez. Depois disso, o freelancer é livre para vender reprints do artigo a outras fontes. Alguns clientes adquirir todos os direitos, que é exatamente o que parece. Após o freelancer transforma seu trabalho em, ele retém mais direito a ele. Direitos de publicação podem ser incluídos no contrato principal, ou eles podem estar em uma adenda.

Acordo de Confidencialidade

Um acordo de confidencialidade, também chamado de um acordo de não divulgação, é normalmente separado do contrato principal. O cliente inicia-lo antes de liberar material sensível necessário pelo freelancer para concluir o projeto. O material sensível pode ser segredos comerciais, os custos do projeto ou outras específicas da empresa de dados que o cliente não quer tornados públicos. O freelancer deve assinar o contrato de confidencialidade e devolvê-lo ao cliente antes que o cliente libera a informação.

Acordos de não concorrência

Embora não sejam comuns, acordos de não concorrência especificar que um freelancer trabalham para empresas rivais, enquanto ela está trabalhando para um cliente específico. Algumas cláusulas de não concorrência proíbem o freelancer de trabalhar para outros clientes por um ano ou mais após a conclusão do trabalho para o cliente original. Porque uma cláusula de não concorrência pode prejudicar a capacidade de o freelancer para encontrar trabalho futuro, ele deve procurar aconselhamento legal antes de assiná-lo.

Escolhendo sua área de atuação- http://pt.wikipedia.org/wiki/Freelancer

O trabalho de freelancer reserva surpresas tanto positivas quanto negativas. Dentre as positivas podemos citar a liberdade de horário, a flexibilidade de orçamentos e os desafios constantes, provocados pelas trocas sucessivas de ambiente de trabalho. No entanto, existem obstáculos algumas vezes grandiosos, como falta de liquidez financeira, pouco valor reconhecido e captação de novos projetos.

Tem-se identificado que a maneira mais acertada de se evitar este contratempo é percorrer um ciclo inicial de planejamento pessoal, que inclua pequenos pontos de verificação ao longo do trajeto. Este planejamento tenderá a ser maior ou menor, de acordo com a área escolhida. A atividade do freelancer concentra-se, sobretudo, no ramo da comunicação. A título de exemplo, podemos citar funções como:

• Animador

• Redator

• Repórter

• Designer

• Fotógrafo

• Programador

• Gerente de Projetos

• Músico

• Arquiteto

• Ilustrador

• Diretor de arte

• Tradutor

• Webdesigner

Texto extraído do site: http://www.portal-gestao.com/gestao/carreira/item/6792-sou-freelancercom-muito-gosto.html

Nos últimos anos, o número de profissionais freelancers tem crescido a olhos vistos. Sabemos, claro, que muitas pessoas acabam por abraçar este projeto de vida um pouco "forçadas" e são poucos os que realmente gostam de ser freelancers.

Eu costumo distinguir os profissionais liberais, independentes ou outras terminologias mais "contabilísticas", digamos, dos que usam especificamente a narrativa "Freelancer".

Se pensar bem, existe apenas uma desvantagem em ser freelancer e ela é exatamente, a imprevisibilidade. Não sabemos que trabalho teremos no próximo mês ou ano, e por vezes, nem na próxima semana. Porém, dada a situação económica atual, o contrato de trabalho está longe e fornecer a estabilidade ou previsibilidade que proporcionava há umas décadas atrás: o melhor é pensar que poderá ser dispensado a qualquer hora!

De resto, são imensas as vantagens em ser freelancer:

1. O verdadeiro Freelancer, ou prestador de serviços, segundo a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.2 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com