TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FROEBEL: O CRIADOR DOS JARDINS DE INFÂNCIA

Artigo: FROEBEL: O CRIADOR DOS JARDINS DE INFÂNCIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/7/2014  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 4

1-Histórico

Educador alemão, Friedrich Froebel nasceu a 21de abril de 1782 e faleceu a 21 de junho de 1852. Sua vida em família foi marcada por muitas dificuldades. Perdeu a mãe aos nove meses de idade. Seu pai, um pastor protestante tornou a casar, mas Froebel nunca conseguiu manter um bom relacionamento com a madrasta. Sua família era pobre e aos 15 anos, Froebel precisou trabalhar para ajudar nas despesas de casa, interrompendo seus estudos e adiando o seu ingresso na universidade. Foi trabalhar como guarda florestal, e esse contato com a vida na floresta fez criar dentro dele um grande amor pela natureza, que se refletiu em toda sua obra educacional.

Aos vinte e três anos, assumiu o cargo de professor de desenho na escola modelo de Frankfurt, foi aí que Froebel descobriu sua verdadeira vocação. Em 1811, decidindo aperfeiçoar os seus conhecimentos para colocá-los a serviço do setor educacional, regressou aos bancos universitários. Depois de servir seu país na guerra, Froebel fundou sua primeira escola, próxima da cidade onde nasceu. A partir desta data ele não deixou mais o campo escolar, alcançando em 1816, grande projeção e prestígio com seu livro Educação do Homem, onde colocou suas principais ideias pedagógicas, que se baseavam na fé religiosa.

Em 1837, Froebel fundou na Alemanha, uma escola para educação de crianças que batizou de “Jardim de Infância” (Kindergarten). A escola alcançou grande repercussão, o que projetou o nome de Froebel entre as principais figuras da educação moderna.

2-A pedagogia de Froebel

Froebel, dizia que todas as coisas existentes no Universo estão ligadas entre si por um mesmo laço que as aproxima, um laço que é a expressão da presença de Deus. Froebel ainda afirmava que em todas as coisas vive e reina uma lei eterna. Essa lei que tudo controla baseia-se numa unidade que tudo penetra, energética, viva, autoconsciente e, por tanto eterna. Essa unidade é Deus. Deus é a única fonte de todas as coisas. Ele fazia questão de se salientar que este princípio divino em que tudo penetra, também está presente em todos os seres humanos. Cabe à educação nos conscientizar desde principio divino que habita em cada um de nós. O processo educacional deveria ser conduzido em busca de três objetivos finais: a paz do homem consigo mesmo e seus semelhantes, a paz do homem com a natureza, a paz do homem com Deus.

Para ele o incansável admirador da natureza, as crianças são como plantas; cujo desenvolvimento futuro é consequência do tratamento que recebe nos primeiros anos de vida. Por isso, elas devem crescer à luz da natureza, lançando raízes sobre sua terra, alimentando-se do seu próprio ambiente.

No desenvolvimento correto “plantas”, é necessário o cuidadoso trabalho dos jardineiros isto é, dos educadores. Se bem cuidada, estas crianças darão excelentes frutos para a humanidade. E é justo esperarmos que na colheita desta educação sadia, estas crianças se empenhem numa atividade continua de purificação de nossa atmosfera social, colaborando na melhoria do mundo em que vivemos.

Froebel vivia para suas crianças. Observava pacientemente as suas atitudes,procurando compreender a personalidade de cada uma. Notava a atração de todas pelos brinquedos, pela atividade lúdica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com