TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNCINARIOS ESCOLAR: cidadãos, professores, especialistas e líderes

Tese: FUNCINARIOS ESCOLAR: cidadãos, professores, especialistas e líderes. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/2/2014  •  Tese  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO DO MODULO 1:

FUNCINARIOS DE ESCOLAS:cidadãos, educadores,profissionais e gestores.

Nesse modulo fala muito sobre funcionários da escola e sobre a vida de cada um que foi importante na vida do autor, fala do conceito de escolas publicas e privadas que estão na LBD, educação básica, a escola normal,que depois se fez magistério e sobre os inspetores de alunos que era carrascos e faziam com que os pais também punissem seus filhos com castigos. Os tempos mudaram e hoje se métodos mais humanos, pois são protegidos pelo Estatuto da Criança e Adolescentes ( Lei nº 8.069 de 1990). Em 1989,foram formulados as primeiras propostas de cursos técnicos para a profissionalização de funcionários, através de cursos técnicos em nivel médio, no processo de redemocratização do pais (1989 – 1985) muitas redes municipais e estaduais estimularam suas escolas a elaborar seu próprio projeto político pedagógico (PPP) com participação de professores,funcionários, pais e alunos, a LDB determinou o mínimo de quatro horas de aulas diárias em 200 dias letivos anuais.

A Educação Surgiu no Brasil em 1550 com a chegada da família que vieram na caravela de Tomé de Souza, e começou em Salvador-Bahia, logo mais tarde veio a constituição de 1988, a LDB, a instituição do Fundeb e os conceitos de conselho escolar profissionalização, unificação e cursos técnicos nível médio.

Os Primeiros educadores foram os jesuítas, em 1759 os Jesuítas foram expulsos do Brasil para substituir as escolas dos Jesuítas do Rei Dom José e o Marques de Pombal, instituíram as aulas regia, toda pessoa que sabia ler e escrever e contar apresentava-se ao presidente da câmara já podia dar aulas,em 1834 a história começa a mudar, pois as províncias que eram responsáveis pela construção de escolas primarias. No fim do sec. XlX começou a se juntar as escola normais,com surgimentos de novas escolas se fez necessários contratar professores e funcionários, através de concursos ou indicação política, e assim se focaliza o conceito de formação, clientela escolas,senzala e educação escolar..

Nos últimos anos o nível de escolaridade dos funcionários mudou muito, mas ainda não e o essencial, ainda existem muitos que não concluíram o ensino médio, o funcionário tem sempre que procurar crescer profissionalmente, através de cursos, assim como o profuncionario, a LDB garante os direitos a todos os cidadãos,querendo uma educação de qualidade que forme verdadeiros cidadãos.

Somos educadores,porque somos membros da sociedade humana que é essencialmente educadora o que torna o professor um educador com compromisso com o aprendizado do aluno,o professor e o funcionário precisam possuir um conjunto de competências; a de especializar; a de habilitados e a de educador escolar, e serem comprometidos com educação e com a proposta pedagógica da escola que trabalha, foram visto os conceitos: financiamento da educação,sindicato,constituição, educação superior.

Funcionários: gestores na democracia escolar,propõem discussão sobre a questão do profissionalização dos funcionários do contexto das tendências de terceirização. Terceirização considerada como atividade meio onde as pessoas prestam serviços as escolas sem fazer parte do seu quadro permanente de funcionários, porem na concepção progressista democrática

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com