TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da psicologia na formação de professores, educação pré-escolar e alfabetização

Artigo: A importância da psicologia na formação de professores, educação pré-escolar e alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  Artigo  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade de Franca – campus virtual

Importância da Psicologia na Formação do Professor, na Educação Infantil e na Alfabetização

Aluna: Sergio Freitas da Silva

Itaperuna

2014

Na abordagem Humanista de Carl Rogers a Educação é centrada na pessoa, o que exige uma mudança estrutural nas instituições escolares, que devem começar a estimular a autoaprendizagem do aluno. Nesse modelo o professor é apenas um facilitador da aprendi-zagem, um orientador e não um detentor do conhecimento. É o profissional da educação que terá a responsabilidade de projetar sistemáticamente ações que orientem o ser humano para uma mudança, para a transformação.

O professor é um líder que direciona as vidas de seus alunos e como tal, a psicologia visa orientar o futuro educador, para que ele se torne consciente do seu poder de liderança na transformação de seus alunos e conseqüentemente do mundo que os cerca. O professor é um ser que influencia e é influenciado e, como esta relação transforma o coleti-vo e o aluno individualmente. É a psicologia que vai fornecer os meios para o professor encontrar a sua própria identidade pedagógica e se assumir como responsável dos resulta-dos dos seus ensinamentos, que refletem seus ideais, sua filosofia de vida e seu caráter. Portanto, tornar-se professor abrange inúmeras facetas, desde motivações individuais até imposições sociais, políticas e culturais. É preciso superar a formação técnica que normal-mente se esquece que o professor é um agente transformador, que deve ser apto para superar os desafios que se interpelam na tarefa de educar, objetivando a formação de um indivíduo integrado em uma sociedade, que se almeja ser, justa e democrática.

Existe uma área da Psicologia conhecida como Psicologia do Desenvolvimento, que investiga o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo da criança. Com esse tipo de conhecimento o professor pode compreender melhor as fases de desenvolvimento da criança, estimulando mais e da melhor forma possível cada fase, promovendo assim, uma otimização na concretização da aprendizagem. A criança aprende por fatores genéticos, cognitivos, afetivos e sociais, e o professor, deve criar condições para a aprendizagem infan-til que ativam processos internos de desenvolvimento, que por sua vez, se tornarão um conhecimento próprio, individual. Conhecendo melhor o desenvolvimento infantil, a escola poderá planejar a melhor didática que o professor deve usar para promover a aprendizagem em sala de aula.

O papel do professor é fundamental no processo de alfabetização e a psicologia fornece mecanismos de compreensão desse processo. Alfabetizar é muito mais que a apresentação e juntamento de letras e números. É antes de tudo um aprimoramento da capacidade de pensar, modificar o pensamento ingênuo para um pensamento crítico e questionador, ou seja, alcançar um nível superior de consciência crítica. Para Paulo Freire “(...)a alfabetização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com