TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA, CONTABILIDADE E ESTATISTICA APLICADA

Dissertações: FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA, CONTABILIDADE E ESTATISTICA APLICADA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  4.961 Palavras (20 Páginas)  •  1.624 Visualizações

Página 1 de 20

ÍNDICE

INTRODUÇÃO................................................................................................................... 3

OS CONCEITOS DE GESTÃO, ANÁLISE E FUNÇÃO FINANCEIRA........................................ 4

PRINCIPAIS OBJECTIVOS DA GESTÃO FINANCEIRA…………………….................................... 8

O GESTOR FINANCEIRO, OS ÓRGÃOS E OS AGENTES DA FUNÇÃO

FINANCEIRA .....................................................................................................................9

NOÇÕES DE CONTABILIDADE GERAL……………………………………....................................... 13

OS CICLOS FINANCEIROS…………………………………………………....……...................................14

INSTRUMENTOS BASE DE ANÁLISE FINANCEIRA…………………..……..................................15

ESTATISTICA……………………………………………………………………............................................ 18

CONCLUSÃO....................................................................................................................20

BIBLIOGRAFIA………………………………………………………………….............................................21

INTRODUÇÃO

O presente trabalho pretende dar uma visão geral sobre a gestão financeira, procurando explicar o objetivo da maximização do valor da empresa referindo ainda os mais importantes conceitos relacionados com as trocas de valores (econômicos e financeiros) da empresa, como se organiza a função financeira na empresa e anunciando os principais documentos contabilísticos para análise da situação financeira da empresa.

Gerir é procurar a otimização, implementando as competências e os meios humanos, técnicos e financeiros, com vista a atingir os objetivo fixados.

Devido a esta necessidade surge a gestão financeira nas empresas na qual se concentra sobre o estudo das decisões financeiro necessário ás empresas, ocupando sempre um lugar privilegiado na sua gestão porque diz respeito á sua política geral: o seu nascimento, crescimento e autonomia. Numa economia de mercado, baseada nas trocas, é sob forma monetária que aparecem ligações entre os agentes econômicos.

A gestão financeira procura combinar recursos dentro da empresa quer através dos acionistas, quer através de financiamentos que deveram ser investidos num processo de produção e troca que liberte um excedente (lucro).

OS CONCEITOS DE GESTÃO, ANÁLISE E FUNÇÃO FINANCEIRA

A Função Financeira

A função financeira reporta-se através de valores que a empresa realiza com o exterior e internamente. A empresa integra nas suas funções a de adquirir bens e serviços, a de produzir ou de transformar e adequar à venda e a de vender bens ou prestar serviços a outros sujeitos econômicos.

Para que a empresa se mantenha em atividade, isto é, para que compre, produza, venda, ou simplesmente troque, carece de meios ou recursos financeiros. A função financeira trata de obtê-los, procurando assegurar que a soma dos resultados obtidos seja o mais elevado possível.

Para alem do lucro imediato, à que pensar nos lucros futuros; para isso a empresa deve procurar manter o seu capital e desenvolver-se.

A gestão financeira clarificada pela política e pela estratégia financeira visa:

• Alimentar a empresa de disponibilidades quando necessário;

• Assegurar a melhor situação dos recursos financeiros da empresa;

• Controlar para que nenhum bem seja inutilizado ou mal utilizado;

• Aperfeiçoar a rotação dos recursos e das aplicações.

A Gestão Financeira

A razão mais importante pela gestão financeira em qualquer organização é de assegurar que a empresa saiba de quanto dinheiro vai necessitar, como obter o dinheiro de que necessita e como deve empregar esse dinheiro para alcançar os seus objetivos de forma ética, responsável e sustentável. É impossível uma organização sobreviver sem uma gestão financeira apropriada.

Um elemento importante a lembrar é que, a menos que a organização empregue os seus recursos financeiros de forma aberta e responsável, a probabilidade de receber dinheiro dos doadores é nula. Os doadores querem estar seguros que o dinheiro deles está a ser bem empregue e, para este fim, a organização que recebe o financiamento deve estar dotada de uma forte gestão financeira.

Estruturas fortes de gestão financeira facilitam a prestação de contas por parte da organização perante os doadores, o que, por sua vez, instala confiança nos doadores a respeito da gestão da organização. É lógico que os doadores preferem dar dinheiro a organizações em que têm confiança do que àquelas em que não confiam.

A gestão financeira trata-se de uma tarefa e responsabilidade que abarca o passado, o presente e o futuro. Em primeiro lugar, uma boa gestão financeira exige que seja mantido um registro de todo o dinheiro que a sua organização já recebeu ou gastou (o passado).

Segundo, há que controlar o dinheiro na posse da organização (o presente) e, por último, a gestão financeira ajuda-o a tomar decisões acerca do futuro da organização.

Uma boa gestão financeira ajuda a direção da organização a planear para o futuro, uma vez que indica quanto dinheiro tem em mão, quanto dinheiro é necessário e quanto custará os planos que tem para o futuro. A administração das finanças do passado, do presente e do futuro da sua organização passa por três tarefas de gestão financeira que, embora distintas, estão interligadas. Estas são:

• Planejamento financeiro (futuro);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com